sábado, 16 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15623: Caderno de Notas de um Mais Velho (Antº Rosinha) (41): o que foi mais devastador para o PAIGC foi precisamente a campanha psicológica spinolista por uma "Guiné Melhor"

Dois comentários (*) de António Rosinha: 

[, foto à direita: emigrou para Angola nos anos 50, foi fur mil em 1961/62; saiu de Angola com a independência, emigrou para o Brasil e finalmente foi topógrafo da TECNIL, Guiné-Bissau, em 1979/93; é um "ex-colon e retornado", como ele gosta de dizer com a sabedoria, bonomia e o sentido de humor de quem tem várias vidas para contar; é membro sénior da Tabanca Grande]: 


1. O impacto destes panfletos eram de uma ingenuidade tremenda, cujos efeitos pretendidos seria mínimo (*).

Talvez em conjunto com a política de Spínola da "Guiné melhor" ajudasse um pouquinho, nas cidades e vilas. Quem sabia ler no mato em português? Alguns chefes do PAIGC. Daí a tradução era ao gosto de cada um.

Em Angola havia uma comunicação oral multilingue através de rádio, comerciantes, administrativos, fazendeiros e mesmo militares brancos que já tinham sido nados e criados nos muceques e junto de sanzalas onde se falava africanês.

Daí o insucesso político e social redundante do MPLA, UPA e UNITA, só lá foram a ferro e fogo (30 anos).

Também os cabo-verdianos do PAIGC com o crioulo se perderam naquele labirinto étnico.
Amílcar Cabral ganhou em todos os campos, mesmo em Lisboa, mas não ganhou na terra dele.
Para mal dos guineenses, e dos angolanos de quem também era fundador do MPLA. Para mal, porque a guerra continua, é uma babilónia custa a entenderem-se.
...E parecia tudo tão fácil, em 1960!

2. Eu quando digo que em Angola tínhamos a "arma do domínio das línguas tribais", sei que na Guiné não havia essa arma.

José Câmara e Torcato Mendonça, na Guiné não havia essa arma nem nas mãos do "colon" metropolitano nem do "colon" cabo-verdiano (aí o maior fracasso de Amílcar Cabral e Luís Cabral, que de uma maneira ou outra não alcançaram o objectivo pessoal a tal UNIDADE Guiné-Cabo Verde).

Devido à "invenção" do crioulo, ninguém queria saber das línguas étnicas, muitas, e com reduzido número de falantes cada uma.
O que não acontecia em Angola, onde havia muitos milhares de falantes em etnias do tamanho de meio Portugal ou mesmo do tamanho de Portugal (bailundos)
E onde muitos brancos e mestiços nascidos ou residentes tinham que assumir naturalmente essas línguas, há muitos anos.

Ainda após a independência, na Guiné é necessário frequentemente tradutores/intérpretes para transmitir os discursos e palestras dos governantes em cada região.

Em Angola qualquer chefe de posto, comerciante, fazendeiro e muitos tropas, falavam uma e mais línguas.

Tive colegas de profissão, brancos e mestiços, que falavam corretamente duas e mais línguas, o que não era comum acontecer com os próprios chamados indígenas que só falavam a própria língua.

Claro que contra os canhões e morteiros russos e cubanos não há diálogo que funcione nem em balanta nem crioulo nem francês nem bailundo.

Mas para dissuadir naquele tempo as populações, fosse na Guiné ou em Angola, a melhor arma era usar a língua dessa população.

E essa arma das línguas foi usada em Angola em todas as frentes, governadores de distrito, comerciantes, pide e chefes de posto e militares, testemunhei ao vivo.

Mas também testemunhei na Guiné, pela boca do povo, que o que foi mais devastador para o PAIGC foi precisamente a campanha psicológica spinolista por uma "Guiné Melhor". Ou seja,  o tal diálogo (e obras) com o povo, em crioulo/português, que se fosse nas línguas nativas, digo eu, o efeito desmultiplicava-se indefinidamente.

Era surpreendente a empatia das populações indígenas do interior de Angola quando contactadas por estranhos, na sua própria língua.

Era como se houvesse um efeito hipnótico, é a melhor maneira que tenho para explicar situações que vi.
E, em surdina para o PAIGC não ouvir, ouvi em Bissau, guineenses falarem de Spínola como se fosse alguém por quem podiam dar a vida.

Ainda haverá um dia algum guineense, escritor que escreva livremente, sem complexos aquilo que se passou do lado deles, sobre todos os pontos de vista, porque do nosso lado (ex-metrópole) já está ficando tudo bem esmiuçado para quem venha historiar. (**)
________________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 14 de janeiro de 2016 > Guiné 63/74 - P15619: Álbum fotográfico de Alfredo Reis (ex-alf mil, CART 1690, Geba, 1967/69) (5): Os nossos cartazes de propaganda

Guiné 63/74 - P15622: Inquérito 'on line' (28): "A tropa fez de mim um homem"?... Nem sim nem não, metade da malta (12 em 24) responde "nim", "nem verdadeiro nem falso"... Inquérito em curso até 5ª feira...



Alcobaça > Motoqueiros > 1965

Foto: © Juvenal Amado (2016). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


Sabugal > "Briosos mancebos inspeccionados em 1968, com saudosismo do passado. Foto tirada no dia da inspecção, no Sabugal, junto ao antigo edifício camarário onde teve lugar a inspecção. É também visível o edifício da antiga prisão"... É um texto de antologia, o que o José Corceiro, natural do Sabugal, aqui escreveu  em 2011 sobre o dia, tão especial, de ir às sortes (*).

Foto (e legenda): © José Corceiro  (2011). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


A. INQUÉRITO DE OPINIÃO: "SIM, A TROPA FEZ DE MIM UM HOMEM"

1. Totalmente verdadeiro > 1 (4%)

2. Verdadeiro  > 6 (25%)

3. Nem verdadeiro nem falso  > 12 (50%)

4. Falso  > 2 (8%)

5. Totalmente falso  > 3 (12%)

6. Não sei responder  > 0 (0%)

Votos apurados >  24  (100,0%)


Dias que restam para votar: 5 | Termina a 21 de janeiro de 2016, 5ª feira, às 10h06


B. Camaradas: o que é que vamos responder aos nossos filhos e netos, se eles nos fizerem a pergunta: "Pai, avô, a tropa fez de ti um  homem?"...  O pretexto é o título do livro do Juvenal Amado ("A tropa vai fazer de ti um homem", Lisboa, Chiado Editora, 2015)  que vai ser lançado em Lisboa (dia 23, sábado) e em Monte Real, na Tabanca do Centro (dia 29, sexta-feira)...

Claro que eles, os nossos filhos e netos,  não vão fazer a pergunta porque uma grande parte deles não sabe o que é isso da tropa... E, muito menos, felizmente, o que é a guerra, a não ser a dos jogos eletrónicos... Hoje já ninguém vai às sortes, nem há  serviço militar obrigatório.

Antes de 1961, antes da guerra do ultramar/guerra colonial, ir às sortes e ficar apurada, era uma honra para qualquer mancebo deste país, a avaliar pelo testemunho de alguns camaradas nossos que já escreveram sobre este assunto, com destaque para o José Corceiro (*).

Não vamos discutir aqui se havia ou não nesse tempo uma "ideologia do marialvismo"... A verdade é que em todas sociedades há "ritos de passagem", ligados ao ciclo de vida... É evidente que tinha um enorme significado no passado, para um "mancebo" (**), a ida à inspeção militar, o apuramento, a recruta, o juramento de bandeira e, em caso de guerra, a partida para a guerra... Havia o mito de que a tropa era uma "fábrica de homens"... Mas este acontecimento (um mancebo ficar apurado para a tropa) também queria significar "emancipar-se", "atingir a maioridade", "libertar-se" do pai-patrão, sair de casa...

O que pensamos, hoje, sobre isso? A pergunta é complexa, pode até provocar algum  incómodo e desconforto, não sendo portanto de resposta fácil (sim ou não)... No inquérito "on line" desta semana,  sobre este tema, já temos 24 respostas... E metade dos respondentes (n=12) optou por responder "Nim", nem sim  nem não, "nem verdadeiro nem falso"...

A resposta, em direto, "on line", deve ser feita no blogue, no canto superior esquerdo, até 5.ª feira, dia 21, às 10h00...
____________

Notas do editor:


(...) Para muitos dos jovens, o dia da inspecção seria também a primeira vez que iriam estrear um fato novo, composto por calças, casaco e colete (terno), pois até ao presente não tinham tido a possibilidades de comprar o tecido e mandá-lo confeccionar no alfaiate da terra, visto ser escasso o suporte económico da família. Era também provável que a partir dessa data, o jovem pudesse começar a amealhar um pezinho de meia, fruto de algum trabalho que executasse com direito a remuneração, jornal ou a passar contrabando, pois até esta altura tudo o que tinha ganho reverteu a favor do agregado familiar. (...)

(...) O cavalo, adereçado com os seus melhores arreios estava pronto e à espera. Ricamente aparelhado. A sela, a cinta, o cabresto, as rédeas e o freio foram diligentemente limpos e engraxados, as fivelas e os estribos foram polidos até ficarem a brilhar, sem esquecer as patas do equídeo que foram aparadas, limadas e convenientemente ferradas, pois há mais de 30 quilómetros para calcorrear, ida e regresso, com o mancebo sempre montado e a espicaçar, e quiçá poderá surgir algum amigo mais íntimo que o queira apadrinhar e arrisque a boleia no lugar da garupa, e o ritmo tem que ser constantemente a trotear. (...)

(**) Do Dicionário Houaiss  da Língua Portuguesa:

"Mancebo", adj./subs., "que ou aquele que está na juventude; jovem, moço"... Etimologia, do latim manceps, mancipis, termo técnico do direito, "o que toma em mão (alguma coisa para dela se tornar o adquirente ou reivindicar-lhe a posse); relacionado com manu, mão.  O mancebo, de mancipiu(m) era aquele que, no tempo da antiguidade clássica,  era agarrado à mão, feito escravo, na guerra, e levado para casa, para os trabalhos agrícolas... Ou ainda manus + cibus, homem que é cevado à mão, escravo,,,  

Mas há outros significados... Veja-se aqui Língua Portuguesa, o blog de Aldo Bizzochi > Mancebo, mancebia, amancebar-se

(...) O que ocorreu de fato é que mancebo derivou de amancebar, e não o contrário. Esse verbo amancebar (...), na verdade, provém por evolução fonética regular do latim emancipare, "emancipar, libertar, deixar de tutelar", que significava, dentre outras coisas, "conceder a um filho poderes civis quando este completasse a maioridade". Portanto, manceps e emancipatus queriam dizer "maior de idade". (No direito civil brasileiro temos o mesmo termo emancipado para designar o indivíduo que atingiu a maioridade ou a quem, sendo menor, a justiça concedeu as prerrogativas de cidadão adulto.) (...)

(***) Último poste da série > 11 de janeiro de 2016 > Guiné 63/74 - P15606: Inquérito 'on line' (27): "Em 2016 prometo enviar mais fotos e/ou textos para o blogue"... Sim, respondem cerca de 20 a 25 num total (magro) de 57 respondentes...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15621: Notas de leitura (797): "Motorizadas portuguesas de 50 cc", de Pedro Pinto, edição dos CTT, 2015 (José Colaço)









“Motorizadas Portuguesas 50cc", de Pedro Pinto. Edição dos CTT, Lisboa, 2015.  Reprodução, com a devida vénia, da capa e das páginas 18,19, e 20.




Duas fotos do lançamento do livro, em 23 de junho de 2015, no palácio Sousa Lela, onde esteve presente o nosso camarada José Colaço, a convite dos CTT e em representação do nosso blogue. Em cima o autor, Pedro Pinto.


O Zé Colaço,  os seus 17 anos e a sua Zundapp Mavic (*)


Fotos (e legendas): © José Colaço (2015). Todos os direitos reservados

1. Lembram-se de termos aqui falado de motorizadas ? Tudo começou com um pedido dos CTT que queria publicar um livro sobre as motorizadas portuguesas de 50 cc... Alguns de nós tiveram, antes da tropa, a sua motorizada de 50 cc... E têm boas (e más) recordações dela, essa "primeira namorada" de duas rodas... Um deles é o Zé Colaço a quem pedimos que representasse o blogue na sessão de lançamento do livro, em junho do ano passado... 

Pedimos-lhe também que escrevesse duas linhas, com umas rápidas notinhas de leitura do livro para publicar, juntamente com estas fotos que ele entretanto mandou...  Embora o  assunto possa parecer um pouco marginal ao nosso blogue, nós colaborámos, e o Zé Colaço  em especial, nesta edição dos CTT... E não foi pela primeira vez...  Na altura, o interesse passou e as notas e as fotos do Zé Colaço não foram publicadas. São-no agora, e vêm, a propósito também de um texto do Juvenal Amado sobre o assunto (**).


[Foto à esquerda, José Colaço (ex-Soldado TRMS da CCAÇ 557, Cachil,Bissau eBafatá, 1963/65)]

2.  Mensagem do José Colaço, com data de 22 de julho de 2015


Recebi hoje o livro do Motorizadas Portuguesas de 50 cc,  do autor Pedro Pinto, pela minha simples participação de uma foto de eu e minha motorizada Zundap Mavico anos 60, um livro que aconselho aos amantes das motorizadas portuguesas, para conhecimento da evolução dos motores auxiliares aos 50 cc.

É um livro com encadernação de capa dura,  com muitas fotos a cores de alta qualidade e também fotos desse tempo a preto e branco que nada deixam a desejar aos tempos de hoje, é um trabalho exaustivo de muita qualidade que só os amantes do sistema conseguem. A edição (limitada a 4000 exemplares) é dos CTT. Deste livro constam 4 selos e 1 bloco filatélico, da emissão Motos, de 2007.

Envio em anexo foto da frente capa e das páginas 18,19, e 20 que dá para adoçar a boca no que foi a nossa indústria portuguesa motorizadas de 50 cc dos anos 60, hoje praticamente nula.

O 25 de Abril de 1974 deu-nos a liberdade, mas os novos políticos deixarem morrer todos estes embriões,  não dá para um leigo entender ?!...

Parece-me que também é uma interrogação o porquê destas motorizadas portuguesas não terem chegado à Guiné, que foi creio eu invadida pelos ciclomotores nipónicos. (***)

Guiné 63/74 - P15620: Notas de leitura (796): “Les grands”, por Sylvain Prudhomme, Éditions Gallimard, 2014 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Abril de 2015:

Queridos amigos,
Temos aqui um livro soberbo, uma grande surpresa de um escritor promessa francês.
Pegando na história de um grupo musical guineense conceituado, Super Mama Djombo, vamos vaguear pelos tempos febris da pós-independência, em que a música guineense percorria continentes e era aclamada pelo ardor das promessas. A sua cantora-ícone acaba de morrer, e Couto, o guitarrista, agora um velho desencantado, percorre Bissau enquanto os militares se preparam para sufocar as instituições democráticas.
Primorosamente escrito, e com um achado de enredo, é um livro que merecia fazer parte tendencial dos interesses lusófonos. Que haja um editor que dê à estampa este livro invulgar, e tão bem urdido.

Um abraço do
Mário


Os Grandes, por Sylvain Prudhomme 
(ou a Guiné-Bissau da euforia revolucionária à deceção)

Beja Santos

O teor da contracapa deste livro elucida-nos quanto ao tema principal: Guiné-Bissau, 2012, Couto, guitarrista de um grupo famoso dos anos 1970, Super Mama Djombo (um sério competidor do Cobiana Jazz, do grande José Carlos Schwarz), vive presentemente de expedientes. Enquanto se prepara um golpe de Estado sob égide militar, ele toma conhecimento da morte de Dulce, a famosa cantora do grupo, e que foi o seu primeiro amor. A noite estende o seu manto sobre a capital, há o sussurro das ruas, Couto deambula, anda de bar em bar, entre amigos. Mais de trinta anos da sua vida correm velozmente, sente recordações da mulher amada, lembra-se da guerrilha, todos aqueles anos fastos do Super Mama Djonko assaltam-lhe à lembrança, percorreram as sete partidas do mundo com uma música nova, portadora do entusiasmo e do orgulho de um país. Na cidade, homens e mulheres continuam entregues às suas ocupações, indiferentes às manobras militares, até que de repente se começam a ouvir os canhões e as rajadas de metralhadoras. Para homenagear Dulce, Couto e os outros elementos do velho grupo acordaram dar um concerto no Chiringuitó.

“Les grands”, por Sylvain Prudhomme, Éditions Gallimard, 2014, é um romance surpreendente de uma promessa literária (Sylvain Prudhomme recebeu o prémio Louis Guilloux 2012 pelo seu anterior romance), trata-se de uma ficção com personagens de carne e osso em que a maior parte dos factos são manifestamente imaginários. O Super Mama Djombo é um grupo que ainda existe, a personagem de Dulce é imaginária, e não se confunde com Dulce Neves, que continua a cantar. O autor recorda mesmo o nome dos músicos do Super Mama Djombo dos anos 1977-1981 e que andam muito próximos dos nomes que ele utiliza no seu romance. Trata-se pois de uma construção habilidosa em que se manipula a realidade até mesmo a do golpe de 12 de Abril de 2012 em que a poucos dias da segunda volta da eleição presidencial que levaria seguramente ao poder o candidato Carlos Gomes Júnior, militares insurretos e associados ao narcotráfico sufocaram as instituições democráticas.

O anúncio da morte de Dulce faz despertar Couto da sua vida em torpor, é logo assaltado por lembranças daquela sua voz deslumbrante e dos êxitos triunfais do conjunto musical. Couto vive de pequenos trabalhos e a sua companheira, Esperança trabalha num restaurante, leva uma vida modestíssima. Couto sai de casa, vai trôpego, ensimesmado na sua tristeza, ele que foi o homem de Dulce, a Kantadura, a cantora. Entra em pequenos bares, as recordações são vibrantes, assoladoras, têm a ver com todos aqueles locais onde eles obtiveram triunfos, pois foi a partir de Bissau que conheceram êxitos estrondosos na África Ocidental, na Europa, em Cuba. Toda a história da criação da originalidade do grupo lhe enche a memória, bem como os anos da guerrilha, Couto estava subordinado na região do Morés a Gomes, uma figura lendária do PAIGC, será ele que irá arrebatar Dulce, será ele que chefiará o golpe de 2012.

O brilhantismo desta arquitetura romanesca passa exatamente pelo entrosamento dos tempos (pretérito ao presente “real”), enquanto Couto deambula à procura da sua gente, entram no romance todas as personagens, da guerrilha aos delírios de popularidade do Super Mama Djombo, à decisão de Dulce o abandonar para se casar com o prestigioso Gomes, cerimónia para a qual o grupo musical é convidado e onde o romancista modela páginas arrebatadoras, numa atmosfera de tragicomédia. Mas o ponto fulcral deste livro admirável são as décadas entre o sonho e a amargura do país à deriva. Com oportunidade, Sylvain Prudhomme vai buscar uma entrevista de Vasco Cabral, então o promissor ministro da Economia, em Outubro de 1973, dada à revista Afrique-Asie, em que fala dos inúmeros recursos do país, cita os fosfatos, o calcário, a possibilidade de haver petróleo, as jazidas de bauxite, as potencialidades para o desenvolvimento da energia hidroelétrica, as riquezas da pesca, as florestas, as espécies fruteiras, enfim, parecia que o país iria ser desbravado e com aquele regime político a partilha de riquezas seria a melhor homenagem que se podia fazer aos sonhos de Amílcar Cabral.

Vamos acompanhar a evolução de Dulce, a grande estrela da canção abandonou tudo para se tornar na hospitaleira mulher do general Gomes, é uma mulher triste, fica no povo como uma saudade. O grupo musical recompõe-se, mas sem Dulce será outra coisa, muitos dos seus membros partiram para a diáspora e a crença revolucionária desvaneceu-se. Agora que Dulce morreu, estes homens grandes, desiludidos, preparam febrilmente a grande homenagem, enquanto em Bissau rodam as viaturas para sufocar as liberdades, numa casa de espetáculos, e de acordo com os anúncios existentes na rádio, os grandes êxitos de Super Mama Djombo com Dulce vão ser relembrados. Caminhamos para o final, Couto percorre Bissau como um sonâmbulo, uma Bissau corroída, sombria, esburacada, na sua cabeça acorrem sons, conversas, letras de canções, Couto vai permanentemente sacudido por toda a melancolia daquele seu grande amor. Entra em casa do general Gomes, onde os insurretos estão ainda em reunião. Couto presta homenagem à sua amada, Gomes reaparece e mostra-se polido, ele é conhecedor daquela paixão que conseguiu tripudiar. Couto sabe que Esperança o ama, mas é outra coisa. Continua a deambular, ouvem-se os acordes de Guiné-Cabral, a canção mágica do grupo. No Chiringuito, começa a homenagem a Dulce. Couto, o dutur di biola, o grande doutor da guitarra, lança-se novamente na noite de Bissau, já percorreu todos aqueles espaços onde o grupo conheceu a glória, cresce a sua amargura, já está na Avenida Amílcar Cabral, caminha para o Pidjiquiti, é aí que as sombras da cidade são mais espectrais. Estala a fuzilaria. Estranhamente, naquele ponto outrora cheio de vida, onde o rio segue vasto e silencioso, tudo está calmo, avista-se um barco que se encaminha para o Ilhéu do Rei. Nada mais há a dizer. Os homens grandes estão reduzidos à insignificância, são os últimos portadores de um passado da guerrilha que pôs a Guiné nos noticiários do mundo, agora só têm lembranças. E Dulce morreu, muito pouco mais resta.

Indiscutivelmente, “Les grands”, de Sylvain Prudhomme, é uma obra a requerer toda a nossa atenção, é bom que nomes sonantes da escrita francesa ainda se lembrem da Guiné-Bissau, do seu fado e das suas esperanças.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 11 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15605: Notas de leitura (795): “Dois Tiros e Uma Gargalhada”, de Abdulai Sila; Ku Si Mon Editora, 2013 (Mário Beja Santos)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15619: Álbum fotográfico de Alfredo Reis (ex-alf mil, CART 1690, Geba, 1967/69) (5): Os nossos cartazes de propaganda

















Guiné > Zona leste > Geba > CART 1690 (1967/69) >  Cartazes da propaganda das NT



Fotos: © Alfredo Reis (2007). Todos os direitos reservados.


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do alf mil Alfredo Reis, que nos foi disponibilizado pelo seu amigo e camarada A. Marques Reis.

O Alfredo Reis é veterinário, reformado, vivendo em Santarém. A seleção, a legendagem e a organização temática do álbum (cerac de 170 fotos) são do A. Marques Lopes. (*)

[ Na foto, à esquerda,  o Alfredi Reis e ao seu lado o Domingos Maçarico, em 2010]

2. Comentário dos editores:

Já agora, caros leitores, confiram estas imagens com as que já publicámos em tempos: trata-se da coleção de cartazes de propaganda do Fernando Hipólito,  um camarada que passou pelo CISMI, Quartel da Atalaia, Tavira, 3º turno, 1968, antes de ser mobilizado para Angola. Foi fur mil, CCAÇ 2544, 1969/71. Esteve a maior parte do tempo no leste de Angola, em Lumege. Está reformado da sua atividade de vendedor numa empresa de tintas de impressão.

_____________________

Nota do editor:


Postes anteriores:

Guiné 63/74 - P15618: Um Amanuense em terras de Kako Baldé (Abílio Magro) (14): O Prisioneiro da Ilha das Galinhas

1. Ainda em mensagem do dia 8 de Dezembro de 2015, o nosso camarada Abílio Magro (ex-Fur Mil Amanuense da CSJD/QG/CTIG, 1973/74), traz-nos desta vez a história de um prisioneiro da Ilha das Galinhas, que se fazia acompanhar de um símio que parece ter tido um fim trágico.


Um Amanuense em terras de Kako Baldé

(Para quem não sabe, Kako Baldé era o nome por que era conhecido, entre a tropa, o General Spínola. Kako – (caco) lente que o General metia no olho. Baldé – Nome muito comum na Guiné)


14 - O Prisioneiro da Ilha das Galinhas

A azáfama fazia lembrar uma tarde de fim de feira numa qualquer terra do interior de Portugal, onde as embalagens vazias de cartão se amontoam ao lado de cada tenda e os feirantes se apressam a recolher os artefactos e produtos não transacionados para, na madrugada seguinte, regressarem à estrada e ocupar novamente as “montras” numa outra feira qualquer.

Estávamos em finais de Setembro de 1974 e o recinto da “feira” era a pequena “parada” defronte do edifício do QG/CTIG.

Com efeito, havia muita movimentação de pessoas e bens e o asseio parecia ter sido algo descurado. Notava-se algum nervosismo e pressa em fazer malas. Lembrava o términos de um qualquer período de férias de Agosto no Algarve em que havia necessidade de andar lesto, a fim de se evitar as longas filas de trânsito das estradas algarvias daqueles tempos.

As entradas e saídas do Quartel-General eram constantes e respirava-se, efectivamente, um fim de feira com desfazer de tendas. A grande maioria das Unidades Militares que tinham estado sediadas no interior do território, já tinha regressado à Metrópole e era agora chegado o momento dos últimos “moicanos”, nomeadamente os militares metropolitanos que se encontravam presos na Ilha das Galinhas.
A pequena Ilha das Galinhas, com apenas 50 km² de área é uma das oitenta e oito ilhas que compõem o Arquipélago de Bijagós.

Durante o período colonial funcionou nesta ilha uma prisão, designada por "Colónia Penal e Agrícola da Ilha das Galinhas".
Esta colónia estava destinada, essencialmente, a presos políticos, incluindo elementos do PAIGC, alguns dos quais ali estariam em trânsito para a prisão do Tarrafal (Ilha de Santiago - Cabo Verde).

Os prisioneiros andavam soltos pela ilha e a maioria trabalhava na bolanha (cultivo de arroz) e nas plantações de ananás e mancarra (amendoim) que havia pelo campo.

Nos finais de Setembro de 1974, um desses prisioneiros, militar metropolitano, andava por ali no recinto da “feira” do QG/CTIG a aguardar não se sabia muito bem o quê.
Fazia-se acompanhar por um corpulento macaco-cão que segurava por uma trela de corrente de aço.
Este “prisioneiro à solta” apresentava uma tez bastante avermelhada, indiciando excesso de sol recente (ou algum excesso de aguardente) e trajava de um modo demasiadamente informal para um militar naquele local; camisa, calções e sapatos de ténis militares. Na cabeça, sempre descoberta, ostentava uma farta cabeleira arruivada e encaracolada e, nas pernas e coxas, várias tatuagens “pornográficas” a necessitarem de “bolinha vermelha”.

Era de poucas falas e parecia andar por ali apenas com o intuito de desafiar “altas patentes”, digo eu.

Com efeito, dava-me um certo gozo ver majores, ten-coronéis, coronéis, etc., que entravam ou a saíam do QG, depararem-se com aquela figura acompanhada do “seu animalzinho de estimação” e, pasmados, fitando o “moicano”, receberem em troca um olhar ostensivamente desafiador que os desarmava por completo e os “aconselhava” a prosseguir o seu caminho, o que faziam sem pestanejar.

Com muito custo lá conseguimos chegar à fala com o “moicano” e, segundo recordo, ele aguardava autorização para trazer o “companheiro” para a Metrópole, mas, confrontado com a nossa convicção de que isso não seria possível, logo afirmou que: “então cortava o pescoço ao símio!”

Eram dias de muita rebaldaria e, lá fora, na estrada que passava em frente ao QG/CTIG, era constante o movimento de negros alombando para suas tabancas “troféus de guerra” diversos, tais como: colchões, frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, etc.
Alguns capitães conduziam jipes bastante “mal-tratados” que avariavam constantemente e era vê-los a empurrar a “sucata” com a ajuda de um ou outro militar…, imagens vivas do fim do Império Colonial Português.

Uns dias depois é chegada a hora do meu regresso a casa e lá estava no aeroporto de Bissalanca o “moicano”, sem macaco.

Viajou connosco e disse-nos que o tinha matado (??).
____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15593: Um Amanuense em terras de Kako Baldé (Abílio Magro) (13): Um Herói à Minha Porta

Guiné 63/74 - P15617: História de vida (43): As motorizadas dos nossos sonhos de antes da guerra... Mas “lá irás para onde o pagues”, ou “a tropa é que vai fazer de ti um homem”, ameaçavam-nos os mais velhos (Juvenal Amado)


A foto é de um grupo de "motoqueiros" de 1965,  talvez tenham servido de inspiração a Dennis Hopper, Peter Fonda e Jack Nicholson no filme de culto Easy Rider que estreou em 1969.


LÁ IRÁS PARA ONDE O PAGUES
Capa do livro do Juvenal Amado
(Chiado Editora, Lisbopa, 2'015)
que vai ser lançado
no próximo dia 23, sábado, às 16h30 (*)



por Juvenal Amado

Na década de sessenta com a guerra ainda em expansão, nós, os miúdos, olhávamos para ela como coisa longínqua. Na verdade ela ia atingindo as famílias de tal forma que só tornava importante quando sabíamos que alguém perto de nós tinha sido mobilizado.

Aceitávamos como um assunto para nos preocuparmos na devida altura.

Eu tinha dezasseis anos quando o meu irmão foi mobilizado para Moçambique e a guerra ficou mais próxima. Até demais.

Mas isso não impediu de grande parte dos jovens desse tempo continuassem a viver sem se preocupar em demasia com o assunto e só sofríamos um sobressalto,
quando se sabia que tinha morrido fulano, sicrano, beltrano, ou filho de...

Na grande maioria tinham ido trabalhar mal fizeram a quarta classe, pois o rendimento das famílias era pequeno e seguir os estudos não era para todos, ou direi melhor, era para bem poucos.

Próprio da idade, a que podíamos chamar irreverência da juventude, (hoje na maioria das vezes chamamos parvoíces) cometíamos toda a casta de imprudências, fazíamos tábua rasa das advertências e arriscávamos as nossas vidas gratuitamente em toda série de disparates.

Beber uns copos, noitadas, deixar crescer o cabelo assim que conseguíamos rodear as ordens dadas no barbeiro para termos sempre à nossa disposição, um corte de cabelo à “inglesa curta”. Mas em lugar cimeiro estavam as motorizadas, quem não tinha babava-se e tinha pena de não ter.

 Compradas a muito custo para possibilitar trabalhar mais longe de casa, serviam depois para ir aos bailaricos e para toda a espécie de gincanas junto das moças. Não eram poucas vezes que essas exibições não resultavam de quedas aparatosas e na assistência haver manifestações de regozijo por as “habilidades“ nas duas rodas, terem resultado em malhanço com o nariz no chão.

Regozijar-nos com o mal dos outros, não deve ser só uma atitude portuguesa, mas também por vezes escondia uma disfarçada inveja pelo o tipo de “máquina” que o fulano tinha, a quem responsabilizávamos pelo maior sucesso que ele tinha junto do sexo feminino.

Assim o improvisado “artista” mal caía, levantava-se logo como se tivesse molas e mesmo perdido de dores, sorria para a multidão como se nada se tivesse passado e acelerava a 50 centímetros cúbicos, Famel ou Zundapp,  casos mais raros uma Honda ou V5. Depois aparecia no café no mesmo dia ou dias depois, consoante a pancada.

Os mais velhos diziam, então, que a tropa nos estava a fazer falta e que lá iam fazer de nós uns homens.

Nasce então o termo que soava a ameaça, desejo ou premonição, “lá irás para onde o pagues”, ou “a tropa é que vai fazer de ti um homem”.
Não sei se foi isso resultou comigo, mas como saber ? (**)

Um abraço para todos
Juvenal Amado


Texto e foto: © Juvenal Amado  (2016). Todos os direitos reservados.
_________________

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15616: Ser solidário (193): A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), distinguida com o Prémio Direitos Humanos 2015, "pelo seu papel notável de 41 anos de apoio aos ex-combatentes vítimas da guerra colonial"

Lisboa > Assembleia da República > Sala do Senado > 10 de dezembro de 2015 > José Arruda, Presidente da Direção Nacional da ADFA, recebe, das mãos do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o Prémio Direitos Humanos 2015.

Lisboa > Assembleia da República > Sala do Senado > 10 de dezembro de 2015 > José Arruda, Presidente da Direção Nacional da ADFA, no uso da palavra,

Fotos: cortesia do  portal da ADFA


Notícia - Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) distinguida com Prémio Direitos Humanos 2015

No passado dia 10 de dezembro, José Arruda, Presidente da Direção Nacional da ADFA, recebeu, das mãos do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o Prémio Direitos Humanos 2015.

O prémio foi entregue na Sala do Senado, na Assembleia da República – Palácio de São Bento, em Lisboa. No decurso da cerimónia comemorativa do Dia Nacional dos Direitos Humanos, José Arruda congratulou-se pela distinção, dizendo na ocasião que “os nossos 41 anos de experiência, na defesa de todos os deficientes militares e dos valores da Liberdade e da Cidadania, são desta forma reconhecidos”.

O galardão foi atribuído à ADFA pela Assembleia da República, por decisão do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e sob proposta do Júri do Prémio Direitos Humanos, constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias,  "pelo seu papel notável de 41 anos de apoio aos ex-combatentes vítimas da Guerra Colonial".

O Prémio Direitos Humanos 2015 foi também atribuído ex-aequo à Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, "pela resposta que, em tempo real, ofereceu, logo no início da atual crise dos refugiados, aos jovens sírios".

O Prémio Direitos Humanos “destina-se a reconhecer e distinguir o alto mérito da atividade de organizações não-governamentais ou original de trabalho literário, histórico, científico, jornalístico, televisivo ou radiofónico, divulgados em Portugal entre 1 de julho do ano anterior e 30 de junho do ano da atribuição, que contribuam para a divulgação ou o respeito dos direitos humanos, ou ainda para a denúncia da sua violação, no País ou no exterior, da autoria individual ou coletiva de cidadãos portugueses ou estrangeiros”.

Fonte: Texto e fotos: adaptados do portal da ADFA, com a devida vénia,
_______________

Guiné 63/74 - P15615: Os nossos seres, saberes e lazeres (135): Horácio Dantas, artesão oleiro de Barcelos, autor da réplica do Farol de Leça, oferecida aos presentes no Convívio dos Panteras da CART 1742, levado a efeito em Maio de 2014, em Leça da Palmeira (Abel Santos)

 
1. Em mensagem do dia 7 de Janeiro de 2016, o nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), enviou-nos duas fotos referentes ao Convívio dos Panteras, realizado no ido dia 31 de Maio de 2014, levado a efeito em Leça da Palmeira. 
Os camaradas participantes, além do respectivo certificado de presença, foram presenteados com uma réplica do Farol de Leça, em barro, da autoria do artesão oleiro Horácio Dantas, de Barcelos, também ele um dos bravos Panteras.




Peça em barro, trabalhada manualmente pelo camarada oleiro Horácio Dantas, representando o Farol de Leça da Palmeira, ícone da Freguesia, oferecida aos camaradas da CART 1742 aquando do 10.º convívio.

************

2. Comentário do editor CV:

Não é meu costume comentar directamente nos postes que publico mas quero que fique aqui bem visível a minha discordância com os camaradas, e são muitos, que dizem terem sido combatentes na Guiné-Bissau.
Na verdade, o país com esta designação apenas existe, de jure, desde Setembro de 1974.
Os militares portugueses cumpriram as suas comissões de serviço na então Guiné Portuguesa, não sendo portanto tropas invasoras.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 13 de Janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15613: Os nossos seres, saberes e lazeres (134): Bruxelas sempre muito amada, e a pensar na Anatólia (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P15614: Álbum fotográfico de Armando Costa, ex-fur mil mec auto, CCAV 3366 / BCAÇ 3846 (Susana, 1917/73): Parte II: Chegada a Bissau e ao Cumeré


Foto nº 1 >  Guiné > Bissau > A zona portuária vista do convés do T/T Angra do Heroísmo, à chegada da em 9/3/1971 (1)


Foto nº 2 > Guiné > Bissau > A zona portuária vista do convés do T/T Angra do Heroísmo, à chegada, em 9/3/1971 (2)


Foto nº 3 > Guiné > Bissau > A zona portuária vista do convés do T/T Angra do Heroísmo, à chegada da em 9/3/1971 (3)


Foto nº 4 > Guiné > Bissau > Abril de 1971 > Avenida marginal


Foto nº 5 > [Sem indicação de fonte, não sendo do autor, trata-se de um bilhete postaol:] Guiné > Vista aérea parcial e Ilhéu do Rei. Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 142". (Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal, Imprimarte - Publicações e Artes Gráficas, SARL).




Foto no 6 > Guiné > Bissau > Cumeré > Abril de 1971 > A CCAV 3366 fez aqui a IAO (Instrução de Aperfeiçoamento Operacional).

Fotos (e legendas): © Armando Costa (2016). Todos os direitos reservados.



1. Segunda parte da publicação de fotos do álbum do Armando Costa, ex-fur mil mec auto, CCAV 3366 / BCAV 3846, Susana, 1971/73) (*) [, foto atual à direita[.


Recorde-se que ele partiu para a Guiné em 3 de março de 1971,  num navio da carreira Lisboa-Madeira-Açores, o Angra do Heroísmo, fretado ao Exército para transporte de tropas e material.

O BCAV 3846, além da CCAV 3366 (Susana, Cumeré), era composta pelas CCAV 3364 (Ingoré, Cumeré) e CCAV 3365 (S. Domingos, Cumeré),

A unidade mobilizadora foi o RC 3. O Comando e a CCS ficara m em Ingoré; o comandante do Batalhão era ten cor cav António Lobato de Oliveira Guimarães.

O pessoal deste Batalhão regressou a casa em 8/3/1973, exceto o da CCAV 3365 que embarcou mais tarde (17/3/1973).

Não sabemos quanto tempo a CCAV 3386 esteve no Cumeré. Provavelmente só de passagem, ou pelo menos até abril de 1971 (fotos nº 4 e 6). Fez aqui a IAO (Instrução de Aperfeiçoamento Operacional). Em junho de 1971 já há fotos de Susana e Varela,. no álbum do nosso camarada Armando Costa, membro nº 707 da Tabanca Grande.

2. Comentário dos editores:

Armando: começámos a publicar as tuas fotos... É pena terem pouca "resolução"...Tivemos que as ampliar para o dobro (200%). As próximas que mandares vê se as podes mandar com pelo menos 300/400 Kb, as que mandaste têm à volta de 30/40 kb... Estes parâmetros têm que ser definidos na digitalização... De qualquer modo, o nosso muito obrigado. Manda sempre as legendas.


Guiné > Mapa geral da província (1961) > Escala 1/ 500 mil > Posição relativa do Cumeré, a nordeste de Bissau, abaixo de Nhacra, ma margem direita do estuário do Rio Geba.

Infogravura: Blogue Luís Grça & Camaradas da Guiné (2016)

_____________

Nota do editor:

(*) Vd. poste anterior  da série > 11 de janeiro de  2016 > Guiné 63/74 - P15607: Álbum fotográfico de Armando Costa, ex-fur mil mec auto, CCAV 3366 / BCAÇ 3846 (Susana, 1917/73): Parte I: A caminho de CTIG, de 3 a 9/4/1971, no navio "insular" Angra do Heroísmo, fretado nesse ano ao Exército para transporte de tropas

Guiné 63/74 - P15613: Os nossos seres, saberes e lazeres (134): Bruxelas sempre muito amada, e a pensar na Anatólia (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Novembro de 2015:

Queridos amigos,
Só espero não vos enfastiar com estas imagens que fazem parte do meu rincão de alegrias, é território onde me sinto bem, não tenho nada a ver com aqueles diferendos entre valões e flamengos, é o prazer de calcorrear a cidade, vistoriar os seus monumentos, poder ir a concertos a preço abordável, encher traquitana num saco para poder vir num avião num voo low cost.
Numa altura em que a Europalia faz 45 anos, em que sou seu frequentador há mais de 25, foi com enorme prazer que andei por salas a ver obras magníficas de uma cultura de milénios que se implantou na Anatólia, não é todos os dias que se pode ver de enfiada o legado romano, helenístico, bizantino e turco, numa sequência tal que nos temos que questionar quais são as fronteiras da Europa quando neste pedaço extenso da Ásia Menor por ali andaram povos europeus, nossos ancestrais. Mas não tenho resposta, nem o assunto é preocupante.
Despeço-me com um até já, a vontade de regressar a Bruxelas é permanente.

Um abraço do
Mário


Bruxelas sempre muito amada, e a pensar na Anatólia (2)

Beja Santos

Vou a caminho da Feira da Ladra de Bruxelas, a Ika acompanha-me, desde que passámos uma manhã em cima de uma montanha de roupa à procura de lenços, bordados e fronhas, ela está sempre à espera de divertimento semelhante. E lá vamos, passamos por um desses prédios imponentes dos anos 1940/1950, com entradas de meter respeito, olhei para a abóbada do vestíbulo e zás, temos fotografia, não sei se são os signos do Zodíaco, mas que têm beleza têm. Aqui vai.





Até ao meio-dia tivemos feira, seguiu-se uma grossa chuvada, mas nessa altura já tinha dado dores de cabeça a alguns comerciantes marroquinos, enchi um saco com tralha, um álbum de recordações de quem viajou por Lisboa e Fátima em Outubro de 1956, uma moldura em couro, livros de poesia francesa, imagens religiosas do princípio do século XX, mais alguns cds a menos de 1 euro cada. É assim a vida. E fomos comer bife tártaro com uns copinhos de cerveja. E seguimos viagem a caminho da exposição da Anatólia.


Não resisti a esta montra bem antiga, no Bairro de Marolles ainda há vestígios do velho comércio, há cerca de um século Marolles era um bairro popular aberto a uma clientela abonada que vivia no Grand Sablon, hoje a zona dos antiquários de preços mais puxados, não me digam que não é uma beleza.


Chama-se Hotel Ravenstein, é talvez o vestígio melhor conservado do tardo-medievo da arquitetura civil de Bruxelas, contíguo do Palácio das Belas Artes onde vamos ver a exposição sobre a Anatólia. Antes, porém, fotografei a Ika com um quadro de arte congolesa que achei na feira e lhe ofereci, ela está impante de alegria, não é todos os dias que se acha um quadro a óleo intacto deixado na via pública.


E seguimos para ver uma mostra da Turquia. O Palácio das Belas Artes sempre me encantou, não levem a mal mas agora vou andar aqui a disparar em homenagem à Turquia e à espantosa arquitetura que foi concebida por um dos génios da arquitetura belga, Victor Horta.




Lamento ser um fotógrafo amador tão canhestro, não disponho de artefactos que me permitam disparar dentro de uma exposição, o flash é inteiramente interdito. Fixei a entrada da exposição da Anatólia, uma escadaria espantosa em Arte Deco e apanhei esta imagem de uma fotógrafa belga que andou um ano por Istambul a colher instantâneas. Não me digam que esta fotografia não fala por mil palavras.


Acabou-se a festa, vou buscar a mochila a casa do André, transporto este saco de traquitana das coisas da Feira da Ladra mais uns chocolates e umas fatias de queijo duro, se não os serviços de segurança ficam-me com vitualhas consideradas perigosas para transportar num avião, é capaz de ser bem possível fazer uma bomba com patês e queijos moles… Saímos da exposição e entrámos na velha Galeria Ravenstein, um luxo dos anos 1950, já vi esta fonte com repuxos a funcionar, deve ser da austeridade esta falta de funcionamento, mas não queria despedir-me sem vos mostrar esta lindíssima cerâmica que marcou a época. Logo que possa estou de regresso, e por isso digo-vos: até já.
____________

Nota do editor

Poste anterior de 6 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15585: Os nossos seres, saberes e lazeres (133): Bruxelas sempre muito amada, e a pensar na Anatólia (1) (Mário Beja Santos)