domingo, 30 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16659: Blogpoesia (477): "Um banho de cor..."; "Pedras ao lago..." e "Eclipse quase total...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. O nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) vai-nos enviando ao longo da semana belíssimos poemas da sua autoria, dos quais publicamos estes, ao acaso, com prazer:


Um banho de cor...

Fui ao Bar "Motocas".
Que banho de luz e de cor!...
O céu bem azul
E as folhas das árvores
São uma alegre sinfonia de tons,
Em hossana inebriante
Ao Deus seu Criador.

Valeu por mil dias
De tormenta amordaçados
Pela cinza, gelada e triste
Que, por momentos, se dissipou.

Saciei meus olhos com as cores celestes
Duma tela que só Deus pintou...

Berlim, Bar dos motocas" arredores de Berlim,
15h32m

JLMG

************

Pedras ao lago…

Vou sacudir minhas ideias,
Arremessando pedras sobre o lago.
Fico a ver as suas ondas,
Em debandada,
Como nuvens a fugirem.

Quero ouvir os seus gorjeios.
Tão suaves melodias.
Me inebriem de bons sonhos,
Nunca eu queira acordar.

Saborear a doce paz da tranquilidade
Onde fica mais leve este peso da gravidade.

Pode ser que de novo acenda meu fogo interno
E renasça a chama da poesia…

Berlim, 29 de Outubro de 2016
14h30m

JLMG

************

Eclipse quase total…

Um eclipse inesperado me toldou o céu.
Sem horizonte,
A escuridão caíu
E chegou a noite.

Pé-ante-pé, vou soletrando palavras,
Em busca de mais um verso
Para um poema inacabado.

As linhas se me fecham, em cada passada.
Mas não desisto.
Basta uma réstea. Uma faúlha.
Há-de haver alguma que me incendeie.

Me resta a esperança de que,
Amanhã, irá renascer o sol…

Berlim, 27 de Outubro de 2016
21h52m

JLMG
____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16630: Blogpoesia (476): "Do verde ao amarelo..."; "Na sombra eu teço..." e "Rio da esperança", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: