domingo, 18 de setembro de 2016

Guiné 63/74 - P16501: Blogpoesia (469): "O alpendre"; "Vou abrir minhas janelas" e "Melro na gaiola", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. O nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) vai-nos enviando ao longo da semana belíssimos poemas de sua autoria, dos quais publicamos estes, ao acaso, com prazer:


O alpendre

Aquelas caravelas expostas ao sol,
Batidas pelo vento, de madeirame carcomido,
Metade frestas, metade ar,
Conservam secas,
Mesmo com chuva,
As espigas que a terra deu.

Pululam pelas encostas minhotas,
Junto das eiras,
São tantas quantas as casas
Dos lavradores.

Me lembro delas
E das tardes calmas,
De abrigo à chuva,
Jogando as cartas,
Devorando fruta
E outras façanhas,
Nossos segredos,
Quando era pura a liberdade…

Mafra, 16 de Setembro de 2016
Ouvindo Chopin

************

Vou abrir minhas janelas...

Raiou o sol. Vou abrir-lhe as janelas,
de par em par.
Preciso do seu calor e sua luz.
A humidade não traz saúde.
E a escuridão esconde o mal.

Exulam os meus olhos de alegria.
Abraço a vida que me sustém.
Esconjuro para longe a tristeza de outras eras.
É quase o tempo de Natal.

Abraço as nuvens em alvoroço
Como um perdido.
Bendigo e oro pelas almas minhas que Deus levou.

Bar "setemomentos" em Mafra, 18 de Setembro de 2016
9h37m

Jlmg

************

Melro na gaiola

Pareço um melro na gaiola,
Tentando forçar a porta,
Em busca da liberdade.

Nela, não me vem a sapiência
Que faz cantar poemas
Na cadência que eu desejo.

Ninguém num cárcere se sente capaz
De elevar a voz
Ou de ouvir a poesia.

Só com paz e em plena liberdade
Se expande a alma rumo ao bom e belo
Que a vida dá...

Mafra, 13 de Setembro de 2016
19h29m

Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 11 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16474: Blogpoesia (468): "Magnos mistérios"; "O meu quintal esquadrinhado" e "O não crente", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: