segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15453: Memória dos lugares (325): Cabo Verde, Ilha de São Vicente, Mindelo: o N/M Uíge em janeiro de 1967, no meu regresso a Lisboa (Virgínio Briote, ex-alf mil cav, CCAV 489, Cuntima; e ex-alf mil comando, cmdt do Grupo Diabólicos, Brá, 1965/67)


Foto nº 1 >  Cabo Verde, Ilha de São Vicente,  Mindelo > Janeiro de 1967 > Baía do Porto Grande, Marina do Mindelo  e Monte Cara, ao fundo 



Foto nº 2 >  Cabo Verde, Ilha de São Vicente Mindelo > Janeiro de 1967, o N/M Uíge, na Baía do Porto Grande... Ao fundo o Monte Cara


Foto nº 3 > Cabo Verde, Ilha de São Vicente Mindelo > Janeiro de 1967 > O N/M Uíge, na Baía do Porto Grande... Ao fundo, o Monte Cara


Foto nº 4 > Cabo Verde, Ilha de São Vicente, Mindelo > Janeiro de 1967 > O N/M Uíge, na Baía do Porto Grande... Ao fundo, o Ilhéu dos Pássaros, 


 Foto nº 5 > Cabo Verde, Ilha de São Vicente, Mindelo > Janeiro de 1967 >  Uma rua "tipicamente portuguesa"...



Fotos: © Virgínio Briote (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: LG]


1. Texto e fotos de nosso camarada, grã-tabanqueiro e editor (jubilado por razões de saúde) Virgínio Briote (ex-alf mil cav,  CCAV 489, Cuntima e ex-alf mil comando,  cmdt do Grupo Diabólicos, Brá,  1965/67)

(...) "Uma noite daquelas, já se deviam ver as ilhas de Cabo Verde, o comandante do Uíge informou-os que teriam que escalar S. Vicente. Atracariam no Mindelo, só o tempo para meterem águas. Como é possível, para meter águas? Não as meteram antes, só agora é que se lembraram que lhes está a faltar água? Nunca mais chego a Lisboa.

Metade de um dia no Mindelo. Tanta vontade de partir dali, que nem saiu do navio. Ficou-se aquele tempo todo no barco, a olhar para a cidade, para os montes, clicks na Ricoh até acabar o rolo. Leva a máquina, tira umas fotos por mim, Black.

Mais horas do que lhes tinham dito, finalmente tiraram as amarras, outra vez o navio em boa rota.


Nem acreditava, devia estar a sonhar, um ponto ao longe primeiro, uma recta de pontos uns minutos depois, uma curva cada vez maior a olhar para ele, o Tejo a levá-lo até Lisboa, desde a manhã cedo desse dia, 27 de Janeiro [de 1967].

Dois anos! Tinha embarcado em Lisboa em 10 de Janeiro de 1965, pôs os pés pela primeira vez em Bissau em 19 do mesmo mês e ano. Embarcou em Bissau em 19 de Janeiro de 1967, exactamente dois anos depois." (...) (*)

2. Comentário do editor LG ao poste P15439 (*):

Vb, as fotos que publicaste são "preciosas"... A da Academia Militar, c. 1963, já ta conhecia, e já a havíamos divulgado aqui no blogue... Mas as de Cabo Verde, ou melhor, Mindelo, ilha de São Vicente, merecem um destaque especial...

Reconheço o Monte Cara (nas duas primeiras) e o Ilhéu dos Pássaros (na última), além de uma rua "tipicamente portuguesa" do Mindelo.. O "meu velho" fez 26 meses no Mindelo, em 1941/43, como "expedicionário", e eu passei a minha infância a folhear o seu álbum... de tal maneira o usei que o desmembrei e restam-me hoje algumas escassas dezenas de fotos, amarelecidas, desbotadas, maltratadas...

Essas tuas imagens do Mindelo dizem-me muito, a mim e aos nossos amigos cabo-verdianos... Tens mais fotos desse tua rápida passagem pelo Mindelo ? Se sim, envia. De qualquer modo, vou fazer umn poste, com as tuas fotos do Mindelo, para a série "Memória dos lugares"... O Mindelo é um dos sítios do nosso imaginário... Eu nunca lá fui, quis lá ir com o meu velho ainda em vida, mas a saúde dele não me deixou concretizar esse sonho... Foi já lá o meu filho, por nós os três (**)... Ab. Luis


3. Resposta do Virgínio Briote, de 5 do corrente:

Olá Luís,

Agradeço as tuas palavras de incentivo que me levaram a “reescrever” o Tantas Vidas. Sem a vossa ajuda eu não iria voltar a pegar no assunto. Ainda tenho algumas páginas de anexos que, talvez, tenham algum interesse.

Em relação às fotos do Mindelo, as que tenho foram as que enviei e mais esta [,foto nº 1], que não sei se já foi publicada, mas que é idêntica a outra que foi editada.

Naquela altura a minha vontade era ver-me em Lisboa, nem sequer desembarquei no Mindelo. Dei a máquina ao Black para ele tirar algumas fotos, se quisesse. E estou arrependido de não ter retratado a chegada a Lisboa, com aquela gente toda cá em baixo, aos abraços ao pessoal que ia desembarcando.

Um abraço

V Briote

1 comentário:

Luís Graça disse...

Era interessante que estas fotos merecessem a atenção dos nossos amigos de Cabo Verde... Por outro lado, é também um pretexto para os editores pediarm aos nossos leitores mais fotos do Mindelo... Não era habitual fazer-se esta rota, no regresso a Lisboa... Já o avião da TAP fazia escala naq Ilha do Sal... Mas quando fui no Uige, em março de 1971, só parámos (uma tarde) no Funchal para lá deixar os camaradas madeirenses que iam connosco, incluindo o amigo e camarada da CCAç 12, o fur mil José Vieira de Sousa.