domingo, 11 de outubro de 2015

Guiné 63/74 - P15236: O Spínola que eu conheci (32): A primeira vez que comi caviar, foi com ele, em Bambadinca (Jaime Machado); um militar que eu admirava (João Alberto Coelho); em Antotinha, formámos o pelotão e batemos-lhe a pala no campo de futebol, em tronco nu: estávamos a jogar à bola, quando chegou de heli (Carlos Sousa)



Guiné > Zona leste > Setor L1 > Bambadinca > 29 de maio de 1969 > Comando e CCS/BCAÇ 2852 (1968/70) > Visita do gen Spínola, acompanhado do cor Hélio Felgas, cmdt do Agrupamento de Bafatá. À esquerda, de pé, o ten cor Pimentel Bastos.


Foto (e legenda) : © Jaime Machado  (2015). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]



Guiné > Região de Cacheu > CCAÇ 1801 (Ingoré, Bissum-Naga, S. Domingos, Cacheu e Antotinha, 1968/69) > Carlos Sousa e o gen Spínola no destacamento de Antotinha (que pertencia a Ingoré)

Foto (e legenda) : © Carlos Sousa  (2015). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]



Três comentários ao poste P15227 (*)


1. Jaime Machado [ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, maio de 1968 / fevereiro de 1970, ao tempo dos BART 1904 e BCAÇ 2852)] (*):

9 out 2015 17:34

Caro Luis

A propósito do inquérito sobre os últimos três comandantes.-chefes no TO da Guiné (*)... Só conheci o gen Spinola que,  tal como eu, prestou serviço militar na Guiné entre 1968/1970.

Vi-o em Bambadinca,  uma ou duas vezes.

Recordo perfeitamente que o vi na manhã seguinte ao ataque a Bambadinca [, 28 de maio de 1969,] e que causou mossa no Comandante, segundo comandante e comandante da CCS do BCAÇ 2852.

Julgo que visitou Bambadinca num outro momento em que lhe foi servido um lanche no qual comi caviar (!) pela primeira vez na vida, (embora fosse de conserva).

Segue foto de uma das visitas. Na foto Spinola, Hélio Felgas [. comandante do CAgrup , Pimentel Bastos [, cmdt do BCAÇ 2852]. O piloto era o Honório [não vísível na foto].



2. João Alberto Coelho (ex-alf mil opp esp/ranger da 1.ª CART do BART 6522, S. Domingos , 1972/74)

9 out 2015 19:39

Olá, camarada Luis

Fiz toda a minha comissão de serviço (21 meses) em S. Domingos.

Tivemos a visita dos dois últimos [, António de Spínola e Bettencourt Rodrigues], que estiveram connosco quase uma manhã inteira,  estando eu a comandar a companhia aquando da visita do gen Spínola.

Tive a oportunidade de constatar do enorme interesse do general Spínola em relação à "segurança" e ao bem estar dos combatentes, especialmente dos não graduados. Gostaria de ter trabalhado diretamente com ele, pois era um militar que eu admirava.

Em relação ao blogue, só peço que não desistas, pois faz-me muito bem relembrar o que se passou, para mim há mais de 40 anos... já é muito tempo!

Um alfabravo para todos
João Alberto Coelho


3. Carlos Sousa [, ex-alf mil op esp /ranger, CCAÇ 1801, Ingoré, Bissum-Naga, S. Domingos, Cacheu e Antotinha (destacamento de Ingoré) 1968/69]


9 out 2015 18:00 

Caro Luís,

Não localizei onde se podem enviar fotos (neste caso do então General António Spínola).

Envio-te uma foto do general em visita de fim de ano.

Como todas das fotografias, esta também tem uma história.

Eu era alferes miliciano, comandante do destacamento de Antotinha (CCaç 1801, de Ingoré). No último dia de 1968 apareceu um helicóptero que aterrou no meio do quartel de mato. Nessa altura disputava-se um desafio de futebol entre os que vestiam camisola e os que estavam em tronco nu. É claro que o jogo parou: o campo estava agora ocupado pelo helicóptero de onde saiu, austero como sempre, o nosso general. 

Tal como estava, eu fui receber o nosso ilustre visitante, que saudou as tropas e desejou um bom ano novo.

A foto foi tirada quando, após formar a tropa (sem que alguém tivesse uma peça de farda vestida) eu acompanhava Spínola onde ele falou aos muitos habitantes do aldeamento,  que entretanto tinham aparecido no quartel.

Termino com uma referência à minha grande admiração pelo comandante militar António Spínola! (**)

O meu abraço,

Carlos Fernando da Conceição Sousa

3 comentários:

jpscandeias disse...

Camarada Coelho.

Sendo nós contemporâneos na Guiné provavelmente deveremos nos ter encontrado algures por Bissau mas não é isso que me leva a estabelecer este contacto. O motivo é se sabes alguma coisa do furriel Penedo, o homem do saxofone, que trabalhou no Instituto Nacional de Estatística e fez toda a comissão em Santa Suzana. A última vez que o vi foi no Hospital Militar de Bissau onde ambos estivemos algumas semanas internados, penso que em julho de 1973.


joao silva, guiné 72-74

Abílio Duarte disse...

Por esta e por outras, fotos e relatos, se mantém a minha admiração pelo Gen. Spinola,
Vejam como ele é recebido, Gen. Com-Chefe e Governador, por um quadro em calções.
E ninguém ficou melindrado. Se fosse com outros oficiais de aviário, que eu conheci, vinha logo uma porrada a caminho.

Hélder Valério disse...

Os resultados do inquérito não me oferecem qualquer surpresa.
Na realidade só se pode 'falar' do que se conhece e aí o grosso dos 'contemplados com a comissão na Guiné' teve o Brigadeiro/General Spínola como Governador e Comandante-Chefe.
É portanto natural que seja o mais referido.

E todas as "razões", ou motivos, que têm sido relembrados servem para indicar o que cada um de nós tem como referência.

Pelo período de comissão que me calhou, Novembro de 70 a Novembro de 72, fui contemporâneo de António de Spínola.
Estive perto dele duas vezes. Como fui em rendição individual não me calhou o famoso discurso de recepção onde, entre d, dizia "conheço-vos a todos...".
Mas estive em Piche no rescaldo da malfada operação "Mabecos" quando ele, Spínola, foi lá falar pessoalmente com o então Major Mendes Paulo que em função da descordenação ocorrida e das más consequências daí decorrentes se tinha recolhido ao seu quarto e recusando-se a sair de enquanto o "Homem Grande" não fosse lá falar com ele, o que aconteceu.
A outra vez foi aquando das instalações do Agrupamento de Transmissões, de que também já dei conta.

Se me perguntarem qual o que 'conheço', só posso responder Spnínola.
Se me perguntarem qual o melhor, não sei responder, pois isso depende do que se estiver a falar.
Se me perguntarem qual o que não deixa as pessoas indiferentes (em meu entender, claro) só posso responder Spínola.
A sua acção político/militar foi controversa mas incontornável.
Por tal é, sem sombra de dúvida, o 'mais conhecido'.

Hélder S.