segunda-feira, 15 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14749: In Memoriam (222): Manuel Rocha Bento (Galveias, Ponte Sor, 1950 - Ponta Coli, Xime, 1972), fur mil at art, CART 3494, morto em combate, em 22/4/1972 (Alexandre Bento Mendes, seu sobrinho / Jorge Araújo, seu camarada de pelotão)




O nosso leitor Alexandre Bento Mendes, atualmente a viver em Vila Franca de Xira. É sobrinho do nosso saudoso camarada Manuel Rocha Bento (1950-1972), fur mil at art,  CART 3494 (Xime e Mansambo, 1972/74), natural de Galveias, Ponte Sor, onde está sepultado.


1. Mensagem do nosso leitor Alexandre Bento Mendes;

Data: 10 de junho de 2015 às 00:05
Assunto: Fotografias Fur. Manuel Rocha Bento


Boa Noite

Em primeiro lugar parabéns pelo blog, através dele pude conhecer a verdadeira história da morte do meu tio [, Manuel Bento].

Em segundo lugar queria perguntar se dispunham de mais fotos onde o meu tio esteja presente (além das constantes no blog) e caso haja, se me podem enviar por email.

Em último lugar gostaria de saber quando é que o meu tio chegou à Guiné para desempenhar a missão.

Vejo que uma das pessoas que foi colega dele e que o menciona é o Jorge Araújo, talvez se puder encaminhar este email, ele possa ajudar.

Obrigado, Cumpts, Alexandre Bento Mendes



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > CART 3494 (1972/74) > Xime  > Alguns dias antes do 22 de abril de 1972, data da morte da morte,  em combate, do Manuel Bento. O trio de furriéis responsáveis pelo 4.º Gr Comb, que foram apanhados na emboscada na Ponta Coli, pousando antes de um «jogo da bola». Da esquerda para a direita,  o Manuel Bento, o Jorge Araújo e o Sousa Pinto.



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > CART 3494 (1972/74) > Xime > Ponte (nova) do Rio Udunduma > 1972 > > Da esquerda para a direita, os fur mil Manuel Rocha Bento e António Espadinha Carda.

Fotos (e legendas): © Jorge Araújo (2012). Todos os direitos reservados [Edição: LG]


2. A pedido do editor, resposta do Jorge Araujo [, foto atual à esquerda], no mesmo dia, ao Alexandre Bento Mendes

  Caro Alexandre,

O seu contacto de hoje, via Luís Graça, merece-me um carinho muito especial, particularmente pelos motivos que o fundamentam.

Por isso, saúdo-o, antes de mais, pela iniciativa que tomou em querer saber algo mais sobre a vida militar de seu tio [e meu/nosso camarada] Manuel Bento, morto em combate nas matas do Xime, na Guiné, naquele fatídico dia 22 de abril de 1972, fez agora quarenta e três anos.

O seu presente contacto é, com efeito, muitíssimo gratificante para nós, na justa medida em que através da recuperação e divulgação pública das nossas memórias, gravadas no decurso da nossa presença no Teatro de Operações da Guiné, recordamos alguns dos episódios mais marcantes dessa experiência ultramarina.

Os seus destinatários são muitos, desde logo o colectivo da unidade militar que connosco as partilhou, depois os seus familiares directos, independentemente do grau de parentesco, e finalmente a comunidade que nos lê, quer sejam aqueles que por lá passaram, quer sejam as novas gerações que delas foi dispensada, por via do 25 de Abril de 1974.

Não sei a sua idade, mas certamente que nasceu depois da data acima, o que torna o contacto ainda mais valioso.

O seu tio, como teve a oportunidade de constatar nos diversos postes que escrevi sobre as emboscadas na Ponta Coli [P9698 + P12232 + P14495], morreu a meu lado, oitenta dias depois de ter chegado ao Xime, um dia dramático para todos nós, ou quatro meses após o embarque no N/M Niassa, em Lisboa, em 22 de dezembro de 1971 [P12978], com passagem por Bolama durante um mês.

O facto tornou-se ainda mais dramático, pois sabíamos que ele tinha sido pai, deixando, assim, uma viúva e uma bebé órfã. Foram, de facto, indiscritíveis os dias que se seguiram. Mas tivemos de seguir em frente.

Caro Alexandre; para além das narrativas que estão publicadas no blogue de Luís Graça &  Camaradas da Guiné, outras semelhantes estão disponíveis no blogue da CART 3494, a sua unidade militar, bastando identificar na coluna da direita [etiquetas] o assunto/tema que mais lhe interesse.

Como no próximo sábado, dia 13 do corrente., iremos realizar um almoço-convívio em Vila Nova de Gaia, o 30.º, gostaria de lhes dar esta boa nova, se possível, através da publicação de um texto a publicar até lá. Para o efeito, gostaria que me fizesse chegar uma sua foto, acompanhada por algo mais que entenda por oportuno.

Ao dispor,

Receba um forte abraço,

Jorge Araújo.

3. Resposta do Alexandre,  com data de 15 do corrente:

 Boa Noite,  Jorge,

Eu pensava que ele tinha estado mais tempo na Guiné, porque li algumas cartas que ele enviava à irmã (minha mãe) e deu-me a sensação que ele teria vindo mais do que uma vez a Portugal, já depois de estar na Guiné...

No passado sábado dia 6 Junho, visitei o memorial em Belém com o nome dos militares que tombaram em combate e, quando cheguei a casa,  lembrei-me de escrever o nome do meu tio no google e ver o que me surgia... com grande espanto obtive as descrições, fotografias postadas por si.

Não sou realmente desse tempo, pois nasci em 1986, mas cresci a ver e conviver com a mágoa dos meus avós e da minha mãe pela saudade que o meu tio deixou.

É extraordinário que,  embora tenha falecido muito novo (com 22 anos),  ainda hoje é recordado na terra com carinho, por exemplo em 2007 houve um convívio entre colegas da terra (escola e afins) e foram colocar uma pedra na campa com uma dedicatória, isto passados 35 anos da sua morte.

É extremamente gratificante para mim, ter chegado à fala com alguém que privou de perto com ele nos momentos mais difíceis e que tenha infelizmente presenciado aquele trágico acontecimento a fim de hoje, através dos seus posts, me descreva as questões que me interrogavam no passado. Sabia-se que tinha sido uma granada, mas o descritivo, não.

Lamento só agora ter prestado atenção à data do almoço (dia 13 Junho), de qualquer forma anexo uma foto minha.

Pedia-lhe por favor, caso tenha mais fotos onde esteja o meu tio (além das que estão nos sites) se possível me digitalizasse e enviasse desde que não cause transtorno, naturalmente. (**)

Um Grande Abraço

Cumpts, Alexandre Mendes

______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de:

3 de abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9698: O caso da ponta Coli, Xime-Bambadinca (Jorge Araújo)

1 de novembro de  2013 > Guiné 63/74 - P12232: A CART 3494 e as emboscadas na Ponta Coli (Xime, Bambadinca), 1972: A verdade dos números... (Jorge Araújo, ex-fur mil op esp, CART 3494 / BART 3873, Xime e Mansambo, 1972/74)
20 de abril de 2015 > Guiné 63/734 - P14495: História da CART 3494 (6): Recordando a 1ª emboscada na Ponta Coli em 22 de abril de 1972 e a morte do furriel Bento - A única baixa em combate da CART 3494 (Jorge Araújo)

Sem comentários: