quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Guiné 63/74 - P14197: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (29): Aeronáutica na Guiné - Os CESSNA dos TAGP e os seus pilotos (Jorge Araújo)


1. O nosso camarada Jorge Araújo (ex-Fur Mil Op Esp / Ranger, CART 3494, Xime e Mansambo, 1972/1974), enviou-nos a seguinte em 9 de Janeiro:


AERONÁUTICA NA GUINÉ - OS CESSNA

Caríssimo Camarada Luís Graça,

Bom dia... e bom Ano.

O P14134, hoje publicado, fez-me recordar a única viagem aérea realizada num Cessna. Creio que foi em Fevereiro/1974 (?) quando me desloquei de Bafatá a Bissau, por um motivo que já não tenho presente.

Independentemente desse detalhe, o que importa neste caso é adicionar mais um pequeno contributo à causa da historiografia da aeronáutica - militar e civil - do nosso tempo no CTIG.

Quanto ao piloto dessa viagem singular, não sei de quem se trata. No entanto, seria interessante, decorridos que estão mais de quarenta anos, poder identifica-lo neste espaço de partilha.

Para o efeito, anexo uma foto desse dia e dessa viagem feita no CESSNA - CR - GBA [para a colecção dos Cessna].


Um abraço,

Jorge Araújo

Fur Mil Op Esp / Ranger, CART 3494
___________

Nota de M.R.: 

Vd. Também o último poste desta série em:



3 comentários:

Luís Graça disse...

Não se pense que o comandante Pombo era o único piloto dos TAGP... Havia várias avionetas e pilotos. Vinham da FAP, como o caomandante Pombo. E dai davam o salto para outras companhias, incluindo internacionais como a de Singapura ...

Não sei nada da história dos TAGP, mas foi o que me disse um amigo meu que foi piloto de helis e DO 27 no TO da Guiné, no período de 1970/72...

Talvez algum camarada da FAP queira e possa acrescentar algo mais...

Um Oscar Bravo ao Jorge.

Luís Graça disse...

Afinal, há pelo menos um álbum
sobre os TAGP - Transportes Aéreos da Guiné, na página do Facebook "Voa Portugal - O Portal da Aviação Portuguesa":

https://www.facebook.com/pages/VOA-PORTUGAL-O-Portal-da-Avia%C3%A7%C3%A3o-Portuguesa/270601957294?fref=ts


Aqui vai um excerto, com a devida vénia:

(...) O início da aviação civil na colónia ultramarina portuguesa da Guiné foi instituído pelo Decreto nº 28.263 a 8 de Dezembro de 1937, criando-se para tal um organismo público aeronáutico denominado por Serviços Aéreos da Guiné (SAG).

A 12 de Abril desse mesmo ano partiu de Lisboa a bordo do primeiro avião registado na colónia, um De Havilland DH-85 Leopard Moth, o major Sérgio da Silva que foi nomeado diretor dos SAG. Curiosamente este foi o avião em que o capitão Humberto da Cruz e o sargento António Lobato realizaram em 1934 o raide aéreo a Timor, batizado de “Dilly”, tendo sido oferecido pelo ilustre aviador à colónia da Guiné para o desenvolvimento da sua aviação. Recebeu a matrícula CR-GAA e um novo nome de batismo, “Mano-Lafaic”.

A 2 de Setembro de 1965 foi criado o serviço autónomo Transportes Aéreos da Guiné (TAG), visando a exploração dos transportes aéreos de passageiros, carga e correio naquela província ultramarina.

Era finalmente a criação da verdadeira companhia aérea da Guiné, cujo nome foi posteriormente alterado para Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa (TAGP).

Anónimo disse...

Luís, Pode-se ver do outro lado o piloto dessa aeronave. Um Cessna dos TAGB, de seis lugares, apertados. O piloto era oriundo de Moçambique. Esteve muitos anos na Guiné e depois ainda foi Comandante dos TACV , em Cabo Verde por longos anos. manuel