segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Guiné 63/74 - P13772: (Ex)citações (241): Carta Aberta ao camarada Mário Vitorino Gaspar sobre o livro "Guiné, a cobardia ali não tinha lugar" (José da Câmara)

1. Mensagem do nosso camarada José da Câmara (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, BráBachile e Teixeira Pinto, 1971/73), enviada ao nosso Blogue no dia 23 de Setembro de 2013:

Bom dia Carlos,
Recentemente o Beja Santos fez uma recenção sobre o livro do Fur Mil José Silveira da Rosa.(*)
Li o livro e só posso dizer que senti asco, para não dizer pior. O que lá está escrito é gravíssimo. Conheci o Rosa, mas não o Rosa que escreveu o livro. Quando escreveu o livro já era doente do foro psicológico.
Recentemente, nesta minha última deslocação à Horta, fui informado que o Rosa falecera numa instituição para doentes mentais. Verdade ou não, veio mais que de uma pessoa.
Porque eu estive envolvido no processo futebolístico dele, ainda antes de eu ir para a tropa, as acusações que ele faz aos dirigentes do Faial são no mínimo aberrantes. A verdade é que comentei o que ele escreve e mais alguns também o fizeram. Entre eles o nosso Hélder Sousa.
Agora aparece Mário Vitorino Gaspr, pela informação que tenho, talvez um furriel da mesma companhia ou especialidade, é boa pessoa, dizia, vem comentar mas é duro demais ao ponto de reclamar da veracidade do meu nome e da legitimidade do meu comentário. Esse que até é muito benovelente para com o Furriel Rosa, e até dou a entender que é bem possível que o livro já estando a ser escrito numa altura em que ele era acompanhado por um psiquiatra e psicologista podia conter inverdades que precisavam de esclarcimento. As acusações aos dirigentes do Faial Sport são inacreditáveis, mas isso seria uma longa história.
Eu junto o meu comentário aqui, mas não pretendo criar problemas no blogue, não é para isso que ele existe.

Abraço
José

************

2. Para que o texto enviado pelo nosso camarada José Câmara seja comprendido pelos leitores, aqui ficam as (ex)citações:


i) Comentário do José da Câmara no Poste 13716:

Meus caros amigos,
Conheci o José Silveira da Rosa, o Káká dos Flamengos, natural da Ilha do Faial, jogador do Fayal Sport Club, que um dia tentou o profissionalismo no Belenenses, tendo passado por outros clubes. Após o serviço militar regressou ao Fayal Sport Club. Fui eu que fiz o processo da sua transferência de jogador profissional para aquele Clube amador, facto que julgo sem precedente na altura. O José Silveira da Rosa, foi extremamente exigente nas condições pedidas aos dirigentes daquele clube faialense, entre elas um emprego compatível com as suas habilitações literárias, o 2.° Ano dos Liceus.

O José Silveira da Rosa como jogador de futebol era dotado de uma grande técnica para o meio faialense. Civicamente bem educado, afável, simpático, jovial e brincalhão, fazia amigos com muita facilidade. Eu fui um deles.

Após o meu próprio cumprimento do serviço militar, voltei a encontrá-lo na Horta, era ele ainda jogador do Fayal Sport. Tanto quanto sei, ainda jogou futebol vários anos, sem limitações físicas visíveis. Levava o desporto muito a sério, mesmo no amadorismo puro da época. Era em tudo uma pessoa normal, ou pelo menos parecia. O seu estado traumático visível terá acontecido alguns anos após a sua experiência militar.

Foi numa das minhas deslocações ao Faial que li o livro “Guiné, a cobardia ali não tinha lugar”. Fiquei enojado com o seu conteúdo. Chocou-me a contradição entre o homem amável que um dia conheci e o azedume da escrita. Na abordagem que faz ao seu regresso ao Fayal Sport é por demais ingrato, para não lhe chamar outra coisa, para com o Clube e os dirigentes que o ajudaram e que em minha opinião pessoal cumpriram com o que lhe prometeram, arranjando-lhe o emprego possível e com o qual ele concordou. Numa ilha pequena como o Faial não era tarefa fácil. Muitos outros, nas mesmas circunstâncias, viram-se obrigados a procurar noutras paragens o emprego que a ilha não tinha. Porque não vivi as experiências do Fur. Mil. José Silveira da Rosa não me debruçarei sobre algumas afirmações que faz no seu livro e que o Beja Santos muito bem sublinhou, mas a necessitarem de corroboração para serem credíveis. Até porque os camaradas do Furriel Rosa se inocentes merecem bem melhor que esta bofetada.

Fui recentemente informado que o José Silveira da Rosa passou os últimos anos da sua vida numa instituição de saúde. Que no seu eterno descanso ele encontre o profissionalismo futebolístico com que tanto sonhou em vida.

José Câmara
sábado, Outubro 11, 2014

************

ii) Comentário de Mário Vitorino Gaspar no mesmo Poste:

Eu, Mário Vitorino Gaspar, Ex-Furriel Miliciano, Atirador com a Especialidade de Minas e Armadilhas da Companhia de Artilharia 1659 – CART 1659 (ZORBA), com o lema “Os Homens não Morrem”, e fiz a Comissão em Ganturé e Gadamael Porto, de JAN67 a OUT68.
Percorremos toda a zona do “corredor da morte”, ou “corredor de Guileje”; Sangonhá; Cacoca; Cameconde e Cacine.
Mais tarde veio a tragédia – mais para aqueles que lá ficaram destacados – de Gandembel.
Conheci, e bem o Ex-Furriel Miliciano José Silveira da Rosa e acompanhei de perto a evolução do Livro “Guiné - «a cobardia ali não tinha lugar», lendo-o inclusive, visto ter-me pedido uma opinião. Ao mesmo tempo ele quis que colaborasse com um capítulo da minha autoria e dei-lhe um texto já escrito sobre a “Operação Rinoceronte”, efectuada a 14 e 15 de Julho de 1967 no famigerado “corredor da morte”, tendo perdido o contacto com a NT o Soldado N.º 00458266, António Fernandes da Silva de Oliveira do Conde – Carregal do Sal e que após inúmeras operações nunca conseguimos localizar. Houve empenhos da Aviação e de todas as Companhias, e felizmente apareceu no fim de 11 longos dias.
A minha opinião sobre o Livro – e recordo-o como se fosse hoje – disse-lhe que ele tinha um Processo a decorrer para que fosse considerado Deficiente das Forças Armadas em Campanha – isto do Deficiente em Serviço e em Campanha é uma história que gostaria de abordar, ou se é ou não Deficiente, sendo Deficiente nunca pode existir este aborto, tem de ser Deficiente das Forças Armadas – e aquilo que denunciava era gravíssimo e lhe poderiam trazer danos.
Muito embora considerasse e considero que essas situações deveriam ser denunciadas. Ele contou até outras. Eu tinha sido um dos fundadores da APOIAR – Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas do Stress de Guerra em 1994 (cargo de Vogal e Secretário); em Novembro de 1996 eleito como Vice-presidente, e de Dezembro de1998 até Janeiro de 2005 fui Presidente.
Além de ter estado com ele, julgo que na Escola Prática de Engenharia em Vendas Novas, deve ter sido em 2002/3 que o reencontrei. Era acompanhado na APOIAR em Psiquiatria e Psicologia. Conversámos muito, e convidou-me para ir à cidade da Horta, no Faial ao Lançamento do Livro, talvez no Verão de 2003.
A APOIAR fez um Colóquio antes do Lançamento, que teve a presença da nossa Assistente Social, e Psicóloga Clínica, respectivamente Doutoras Sofia Pires e Susana Oliveira. Ainda houve um grande espectáculo, digno de se ver, antes do Lançamento, terminando com um beberete. Depois do Lançamento do Livro, foi poucas vezes à APOIAR e perdi o seu contacto.
Pelo que li, opiniões de camaradas, o Furriel Miliciano José Silveira da Rosa (trata-se de um Furriel Miliciano e não de um Furriel), não é mentiroso. Já passaram 11 anos desde o Lançamento do Livro, e ninguém se queixou.
Será que Portugal anda a dormir? Ninguém da CART 1688 falou. Agora é que se lembram de comentar o que desconhecem? Noto que nem todos, ou somente o Camarada Beja Santos e um anónimo (apanho sempre com os anónimos em cima), embora diga que é José Câmara leram o livro. Verdade que faz acusações gravíssimas.
Percebi hoje que ele entretanto morreu, gostaria que me informassem se é verdade. Sei que publicou dois livros, este e outro da sua vida como futebolista. Até me pediu uma opinião sobre se deveria fazer só uma edição ou duas, mas já tinha ideia formada sobre isso.
José Silveira da Rosa denunciou situações de cobardia básica. Perdi a minha oportunidade porque fui censor do meu próprio Livro. Risquei com um lápis azul, cobardias e incapacidades, não fui vítima da censura, mas omiti. E ao omitir sou censor, embora de mim próprio.
Para acabar também querem que eu fale de situações de pôr as mãos à cabeça. E não se esqueçam, embora um qualquer Governo tenha acabado com os Furriéis Milicianos eles existem, não são Furriéis. Quando éramos Cabos Milicianos, éramos Cabos no pré e Sargentos no serviço. Queríamos ser tratados pelo nosso posto. Agora é mais grave, sou Furriel. Repito, sou Furriel.
Um abraço ao José Silveira da Rosa.

segunda-feira, Outubro 20, 2014

************

Anotações do editor:

- Em Vendas Novas a Escola Prática era de Artilharia e não de Engenharia. Esta estava sediada como toda a gente sabe, principalmente quem andou em Minas e Armadilhas, em Tancos.

- Para evitar mal entendidos, quem não tem conta no Google, sempre que faz um comentário aparece como anónimo, situação que se resolve escrevendo no fim o nome, o ex-posto militar e/ou residência.

************

3. Passemos à "carta aberta ao camarada Mário Vitorino Gaspar", enviado ao Blogue pelo camarada José Câmara para publicação:

Camarada Mário Vitorino Gaspar,
Se me permite, vou por partes.
Depois de oitenta e duas intervenções neste blogue onde sempre me assinei por José Câmara, jamais pensei ser um anónimo nestas páginas. Nesse aspecto, para além da minha apresentação, de acordo com as regras ao blogue, aqui fica para que conste:
José Alexandre da Silveira Câmara, natural da Fazenda, concelho das Lajes, Flores, Açores.
Com a idade de dez anos fui morar para a ilha do Faial.
Fui Fur Mil na CCaç 3327/BII17 e no Pel Caç Nat  56, com comissão na Guiné entre Janeiro de 1971 e Janeiro de 1973.
Sou emigrante desde Julho de 1973, facto que, culpa minha e só minha, me impede de expressar com a fluidez linguística desejada.
Atesto não ter identificação no Google, daí o cabeçalho aparecer sempre como anónimo. E assim continuará.

Conheci muito bem o jovem cidadão José Silveira da Rosa, mas não conheci o Furriel Miliciano que ele foi. Tão pouco comentei o que desconhecia e desconheço da sua vida militar. Comentei, melhor questionei, algumas das acusações inseridas no livro que ele escreveu. Tenho toda a legitimidade para o fazer.
Fui seu amigo pessoal, jogámos futebol no mesmo clube, quase sempre em escalões diferentes, o Fayal Sport, da pequenina cidade da Horta. Ele era bem melhor atleta que eu. Pelo menos enquanto jovem, as mazelas físicas que ele afirmava terem sido impeditivas de uma carreira profissional, não o impediram de ter uma vida normal e de ser um desportista amador, diria o melhor do seu tempo. No amadorismo, o José Silveira da Rosa trabalhava como se fosse um profissional. Era um bom exemplo para todos nós.
Ao tempo, todo jogador do Fayal Sport era inscrito na FPF como amador e, como tal, ficava desvinculado do Clube no fim da época. O José Silveira só mudou de Clube anos mais tarde quando o Clube da sua terra, o F C dos Flamengos, se associou na Associação de Futebol da Horta.
Tão pouco acusei o José Silveira da Rosa de ser mentiroso, não o conheci por ser, ou de não sofrer de traumatismo provocado pela guerra. Apenas alertei que a visibilidade daquele traumatismo aparecera mais tarde na vida dele, situação que julgo ser normalíssima. E acrescentei as suas qualidades humanas e cívicas.
Tudo isso para fazer a clivagem entre o José Silveira da Rosa, o homem bom que eu conheci e atestarei em qualquer parte, e um irreconhecível, pelo menos para mim, José Silveira da Rosa, Furriel Miliciano com comissão militar na Guiné, Deficiente das Forças Armadas, que escreveu o livro em causa.

Os exércitos não são feitos propriamente de meninos de coro. São feitos por todo o tipo de jovens, com todas as consequências possíveis. Por isso mesmo, em todas as guerras sempre houve exageros em momentos pontuais de pouca lucidez, que normalmente a imaturidade ou mal formação ditava. E se é certo que todos os exageros são condenáveis, julgo que nenhum militar que se preze duvida disso, as acusações do Furriel Miliciano José Silveira da Rosa são gravíssimas, de acções premeditadas, de tortura, de fuzilamento em massa, de abusos sexuais em grupo. Põem em causa toda uma Companhia, a condecoração por ela recebida, o próprio Exército de Portugal.

Pedir credibilidade às acusações feitas pelo Furriel Miliciano José Silveira da Rosa, infelizmente um Deficiente das Forças Armadas Portuguesas, que estava a receber acompanhamento psiquiátrico e psicológico na altura em que o livro foi escrito, factos que o Mário Vitorino Gaspar reconhece e eu, pormenores aparte, não desconhecia, é um acto da mais elementar justiça. De qualquer justiça. Com todas as consequências que daí possam advir, não estão em causa as acusações, essas foram feitas, ou mesmo o bom nome do acusador, mas sim a presumível inocência dos acusados.

É verdade, eu li o livro numa das deslocações que fiz ao Faial, cerca de dez anos depois da sua publicação. Eu não julguei ou julgo as acusações do Fur Mil José Silveira da Rosa. Porém, como cidadão português que ainda sou, que fiz os possíveis para honrar o uniforme que um dia enverguei com dignidade, sem vergonha, julgo que tenho toda a legitimidade para pedir a verdade dos factos e não mais que isso.

Para que não restem dúvidas sobre a minha forma de pensar e estar na vida, é-me muito mais fácil engolir a inocência de um culpado do que a culpa de um inocente.

Cumprimentos.
José Câmara
____________

Notas do editor

(*) Vd. poste (e respectivos comentários) de 10 de Outubro de 2014 > Guiné 63/74 - P13716: Notas de leitura (640): “Guiné, a cobardia ali não tinha lugar”, por José Silveira da Rosa, edição de autor, 2003 (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 20 de Outubro de 2014 > Guiné 63/74 - P13766: (Ex)citações (240): Água da bolanha... quem a não bebeu ?!... Recordando aqui o pesadelo que foi a Op Jaguar Vermelho, no Morés, em 9 de junho de 1970... (Carlos Fortunato. ex-fur mil trms. CCAÇ 13, Bissorã, 1969/71, e presidente da direção da ONDG Ajuda Amiga)

6 comentários:

Carlos Vinhal disse...

O descrédito do livro "Guiné, a cobardia ali não tinha lugar" começa na discrepância entre o título e o seu conteúdo.
Que maior cobardia pode haver do que assassinar a sangue frio o IN ou violar mulheres indefesas. Que Deus lhe perdoe.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Mário Vitorino Gaspar disse...

Camaradas,

Eu, Mário Vitorino Gaspar, Ex-Furriel Miliciano N.º 03163264, Atirador de Artilharia e com a Especialidade de Minas e Armadilhas, cumpri a Comissão incorporado na CART 1659 “ZORBA”, em Ganturé e Gadamael Porto de JAN67 a OUT68. É pena que estas situações surjam, e digo e com sinceridade estar já a ficar farto destas brincadeiras. Anónimos nunca. E fico contente que o anonimato seja extinto no Blogue, e é fácil. Embora possam entrar que saiam imediatamente. Enviei mais de um texto que não gostaram e ficou na gaveta. Calei-me. Agora esta de chamarem de tratarem o Furriel Miliciano José Silveira da Rosa (e continuo a insistir que ele não era Furriel, mas Furriel Miliciano) e dizerem tratar-se de um atrasado mental /ou doente mental e depois o agora identificado camarada Ex-Furriel Miliciano José da Câmara, continuar a dizer que o “Rosa falecera numa instituição para doentes mentais”, agrava mais a situação. Telefonei para casa de José Silveira da Rosa, e ninguém respondeu. Como tenho uma camarada da minha Companhia da cidade da Horta telefonei-lhe e disse-me que o conhecia bem mas que falecera, e que algum tempo antes falecera com um cancro a esposa que também conheci.
Por acaso o Camarada José da Câmara sabe que existe uma doença, reconhecida mundialmente com o nome de Perturbações do Stress Pós Traumático de Guerra? Até foi reconhecida em Portugal, e tão mal são tratadas as vítimas dessa doença pelos nossos Governos. Se necessitar de umas Lições de Perturbações (há quem lhe chame Distúrbios) do Stress Pós Traumático de Guerra posso dar-lhe umas luzes.
Mas essa de criticar uma pessoa que morreu, chamando-lhe muitos nomes ridículos sem o Rosa se poder defender é grave.
Nunca guardei rancor a ninguém, nem espero mudar, mas o Rosa gostava do Fayal Sport Club, até lá foi comigo.

Mário Vitorino Gaspar disse...

Eu, Mário Vitorino Gaspar, Ex-Furriel Miliciano N.º 03163264, Atirador de Artilharia e com a Especialidade de Minas e Armadilhas, cumpri a Comissão incorporado na CART 1659 “ZORBA”, em Ganturé e Gadamael Porto de JAN67 a OUT68.
Tenho muito para dizer mas vou enviar este texto publicado no Jornal APOIAR, e escrito por mim com o título “A APOIAR NA CIDADE DA HORTA”
“A APOIAR esteve no dia 22 de Novembro de 2003 na cidade da Horta, na ilha do Faial, a convite do nosso associado José Silveira da Rosa, que tomou a iniciativa de organizar Colóquios com o tema “A Guerra continua dentro de nós”, e ainda lançado o livro “Guiné - «a cobardia ali não tinha lugar»”, do Ex-Combatente José Silveira da Rosa.
Actuaram o Duo Faialense e o Grupo Margens.
Domitília declamou poemas que evocam a guerra, transcritos no Jornal APOIAR. Depois do Doutor Rui Dores, o autor informou que “os lucros desta edição vão ser doados à APOIAR – Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas do Stress de Guerra”.
“Aos amigos açorianos que sofreram tanto, e alguns continuam a sofrer com a doença, vai o meu bem hajam”, ouviu-se.
“Estive com muitos açorianos no serviço militar e na Guiné, e conheço-os bem”, acrescentou o Presidente da Direcção Nacional da APOIAR, Mário Vitorino Gaspar, deixando no ar a pergunta: - Qual a razão de tantos açorianos na guerra, e até Companhias? Porquê tantos na Guiné?”
O Doutor Rui Dores disse: - o autor do livro “Guiné - «a cobardia ali não tinha lugar”, faz a denúncia daquela guerra e vive aquele jogo da vida e da morte, e ao escrevê-lo alivia um peso de 35 anos”. Após a intervenção do Presidente da APOIAR, Mário Vitorino Gaspar, que apontou as preocupações da Associação e dos Ex-Combatentes, a Assistente Social Doutora Sofia Pires focou a história da APOIAR e a Psicóloga Clínica Doutora Susana de Oliveira da doença designada por Distúrbios do Stress Pós Traumático de Guerra.
Foi um debate vivo intervalado com actuações de grupos musicais. Verificou-se que o apoio não existe nos Açores, tendo a APOIAR deixado o recado caber também às autarquias e aos Centros de Saúde detectar os casos preocupantes.
A APOIAR depois de ouvir um enfermeiro, que não esteve no palco de guerra, mas que passou o tempo do serviço militar no período posterior ao 25 de Abril de 74, no Hospital Militar na Estrela, dizendo ser possível estar afectado com a doença, a APOIAR respondeu que sim, já que no Hospital ele como enfermeiro teve o contacto com a guerra, sofrendo os seus efeitos.
Quanto à situação dos açorianos que embarcaram para a guerra, foi dito que “eles foram, e muitos, e em certas situações, existiam até Companhias e Pelotões que lutavam entre si, a ver quem causava mais danos ao inimigo”.
Os açorianos foram fustigados em pleno século XX com sismos e vulcões, que também deixam marcas.
Antes de iniciada a Guerra Colonial, em 1926, sismo na Horta – Faial, a 31 de Agosto (8 mortos, 200 feridos e 4138 casas derrubadas); em 1957, erupção do vulcão dos Capelinhos, no Faial (destruição generalizada e emigração em massa para os EUA); em 1963 – já iniciada a Guerra Colonial em duas frentes, crise sísmica e erupção submarina no Pico, entre 12 e 15 de Dezembro; em 1964, crise sísmica em São Jorge (400 casas destruídas, 900 danificadas e emigração em massa para Angola); em 1973, crise sísmica no Pico e no Faial, a partir de 11 de Outubro e com violento sismo a 23 de Novembro; terminada a Guerra Colonial, em 1980, sismo na Terceira, São Jorge e Graciosa a 1 de Janeiro (71 mortos, 400 feridos e 21296 desalojados) e finalmente em 1998, sismo no Faial, Pico e São Jorge a 9 de Julho (1700 desalojados).
Os agradecimentos da APOIAR:
– Fayal Hotel; Restaurante “A Árvore”; Auto Turíslia Faialense; Centro de Saúde da Horta; Casa do Povo dos Flamengos; Hospital da Horta; Óptica Faialense; Câmara Municipal da Horta; Assembleia Legislativa Regional dos Açores e Fayal Sport Club.”

Mário Vitorino Gaspar disse...

Eu, Mário Vitorino Gaspar, Ex-Furriel Miliciano N.º 03163264, Atirador de Artilharia e com a Especialidade de Minas e Armadilhas, cumpri a Comissão incorporado na CART 1659 “ZORBA”, em Ganturé e Gadamael Porto de JAN67 a OUT68.
Peço desculpas oficiais ao Blogue por me ter enganado com a Escola Prática de Engenharia (Tancos, onde estive, e posso demonstrar que estive mesmo) e a Escola Prática de Artilharia (também estive, tirei a Especialidade e era lá bem conhecido).
O que sucede é que estive em muitos Quartéis: foram um 11/12. Até nos Rangeres.
Sucede igualmente que fui sempre saudável e hoje estou doente. O Blogue começa já a não ser um local de estadia, e CURIOSAMENTE JÁ ME TINHAM AVISADO. Sou objectivo, digo o que tenho de dizer e não falo nas costas das pessoas, principalmente dos mortos.
Agora só faço uma pergunta, e para todo o Blogue.
“O 2.º Sargento José Silveira da Rosa da CART 1688 – porque era já 2.º Sargento – escreveu um livro, Lançado em 2003, denuncia situações, ninguém se queixou, segundo as primeiras informações que me deram deve ter-se esgotado. Então onde estão as queixas daqueles que ele acusa.”
Para acabar. Conheço muitas situações graves, que nem passam pela cabeça de ninguém. Vi muitos cobardes agachados, enterrados no solo, muitos rabos escondidos com o rabo de fora, muitos heróis graduados e com cruzes ao peito. Casos muito graves, escondidos a sete chaves.
Até denunciei um caso que foi arrumado pelo Blogue na gaveta.
Não posso com as injustiças…

Anónimo disse...

Caro camarada M. Vitorino Gaspar


Compreendo a tua reacção.

Os açorianos são gente muito sofrida não só pela sua condição insular como até pela madrasta condição natureza..as ilhas encontram-se numa região de falha tectónica.. daí os sismos frequentes.

Quanto ao número de militares açorianos incorporados e mobilizados para a Guiné não sei o número assim como a percentagem em relação aos continentais, mas julgo que a realidade não andará longe da mesma situação dos oriundos do chamado interior do continente.

Sobre o "s.pós traumático" e aqui posso falar em causa própria..nós médicos, excepto alguns, não estamos preparados para compreender esta patologia pelo simples facto de nas faculdades de medicina não se estudar em profundidade esta patologia nomeadamente dos ex-combatentes.

Ninguém ou quase ninguém (poder político ) está interessado na nossa situação..somos um duplo "fardo"..velhos e com "macaquinhos na mona".

Sempre aconteceu em todas as guerras..é próprio da condição humana..heróis..cobardes..violadores..oportunistas..bestas..etc..

Sobre o caso em apreço não me pronuncio..principalmente porque o camarada em causa já faleceu.. e como quase todos nós passamos por situações em que vimos ou fizemos actos de grande dignidade de carácter..ou pelo contrário do mais aviltante que o ser humano pode fazer...ficará sempre na consciência de cada um.

Um alfa bravo

C.Martins

Anónimo disse...

Caro C. Martins,
Chamo a sua atenção para o P13522, de Carlos Cordeiro. Os quadros apresentados são bem elucidativos sobre a mobilização de militares açorianos para o Ultramar.
Cumprimentos.
José Câmara