sexta-feira, 6 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13246: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (84): De Nova Iorque, o nosso camarigo João Crisóstomo, não virá ao nosso IX Encontro Nacional, em Monte Real, a 14 de junho, mas pede-nos para nos associarmos à sua iniciativa, o "17 de junho, Dia da Consciência", em homenagem ao Aristides Sousa Mendes (Eduardo Jorge Ferreira / Luís Graça)



Recorte do Correio da Manhã, 2/6/2014



1. Mensagem de ontem, do nosso camarada Eduardo Jorge Ferreira [, meu conterrâneo, (, natural do Vimeiro, Lourinhã, residente em A-dos-Cunhados, Torres Vedras),  professor de educação física reformado, ex- alf mil da Polícia Aérea, Bissalanca, BA 12, 1973/74]

Assunto - O nosso camarigo João Crisóstomo continua a dar que falar

Meu caro Luís:
Mão amiga fez-me chegar esta página 22 do Correio da Manhã,  da última segunda-feira dia 02, que digitalizei e te envio para que tu ou qualquer elemento da equipa de coeditores possa dar-lhe o destaque que merece no nosso blogue. 

Trata-se de mais uma iniciativa do nosso amigo e camarada da Guiné João Crisóstomo - este "jovem" não pára - que visa homenagear de novo Aristides de Sousa Mendes, o grande humanista português que salvou das garras nazis milhares de judeus. 

Pena que a notícia seja tão lacónica e que infelizmente passe despercebida. Desconheço se entretanto já foi divulgada a iniciativa em qualquer outro órgão da comunicação social.

Um grande abraço e a continuação de boas melhoras.
Eduardo

2. Comentário de L.G.:

Eduardo, obrigado pela notícia do CM. O João telefonou-me há dias de Nova Iorque, a propósito desta iniciativa. Junto te envio, por email, a mensagem que ele me remeteu e que vou publicar oportunamente. Ele pede-me para divulgar no nosso blogue a iniciativa "17 de junho, Dia da Consciência", em homenagem a Aristides Sousa Mendes mas também a outro diplomata, de língua portuguesa, o brasileiro Luís Martins de Sousa Dantas, que tem um percurso em tudo semelhante ao nosso Aristides.

Aqui vai um excerto:


João Crisóstomo, o nosso grã-tabanqueiro
que vive em Nova Iorque desde 1975,
 e é um conhecido defensor de grandes
causas (Gravuras de Foz Coa,
Timor Leste, Aristides Sousa Mendes...)

Foto: Luís Graça (2013)
João Crisóstomo, 1/6/2014

Assunto  - Missas "Dia da Consciência"


Caro Luís Graça,
Estou a tentar dar a minha contribuição para que 17 de Junho, o "Dia de Consciência" - o dia em que o nosso grande humanista português Aristides de Sousa Mendes tomou a corajosa decisão de fazer o que fez logo no início da II Guerra Mundial -  seja devidamente lembrado.  

Nesta homenagens eu associo sempre o brasileiro Luís Martins de Sousa Dantas pelo muito que tem em comum com o nosso herói português: (i) eram ambos diplomatas; (ii) ambos de língua portuguesa; (iii) ambos em França no início da II Guerra Mundial; (iv) ambos procederam da mesma maneira corajosa em salvar refugiados; (v) ambos sofreram acções disciplinares;  e (vi) ambos foram castigados por isso; e (vii)  até  na morte tiveram algo de comum, falecendo ambos no mesmo mês e no mesmo ano ( 1954). E (viii)  ambos foram depois reconhecidos pelo Yad Vashem em Jerusalém.

Se puderes pôr no teu blogue algo sobre isso seria muito bom, pois isso vai fazer chegar a muitos que talvez doutra maneira não tenham conhecimento. 

E, se me permites, com um grande abraço a todos os meus amigos, camaradas da Guiné, sugere que participem nesses acontecimentos: Missas nas sés catedrais, na maioria dos casos, não só em Portugal como em outros países,  nessa semana. (...)

Eduardo, vemo-nos em Monte Real, no dia 14 de junho, se não for antes na Lourinhã.
Um abraço fraterno.
Luís

PS - Outra coisa: vê se confirmas a vinda do Joaquim Jorge a Monte Real... Ele disse-me que vinha e inscreveu-se... E mais: vê se lhe sacas uma foto do tempo de "vellhinho"... Eu quero apresentá-lo à Tabanca Grande e ele ainda não me mandou a foto da praxe...

O Jorge Pinto [, natural de Alcobaça, ] trouxe mais dois camaradas da guerra dele, em Fulacunda... O bedandense (e nosso vizinho do Cadaval) Pinto de Carvalho não poderá vir mas está a recuperar do seu problema de saúde...... Telefonei-lhe no fim de semana, estava mais animado.
________________

Nota do editor:

Último poste da série > 13 de março de 2014 > Guiné 63/74 - P12833: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (83): Recebi notícias do último CMDT do Glorioso GA 7, Coronel de Artilharia Faia Correia (Vasco Pires)

Sem comentários: