quarta-feira, 4 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13236: Tabanca Grande (437): Mais dados pessoais e o meu rodopío até chegar à CART 1659 - "ZORBA" (Joaquim Fernandes Alves)

1. Mensagem do nosso camarada Joaquim Fernandes Alves (ex-Fur Mil da CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68), com data de 7 de Abril de 2014:

Camarada e amigo Luís Graça
Joaquim Fernandes Alves, ex-Furriel Milº. da Cart 1659 "ZORBA" Gadamael Porto/Ganturé, conforme referenciei no primeiro contacto que tivemos, e que era encontrar camaradas da Cart "ZORBA".

Graças a ti, quase no dia seguinte apareceu através da filha do camarada Augusto Varandas Casimiro, ex-Furriel Vaguemestre e nunca pensei que vivesse tão perto, uma vez que mora aqui na Madalena em V.N. Gaia. Para tal vou anexar foto identificativa dele assim como o nosso camarada Mário Vitorino Gaspar que está na mesma foto, e já faz parte do nosso blogue.
A ele é bem merecido o testemunho e mérito da "ZORBA".

No primeiro contacto, quanto aos meus dados pessoais, pouco disse, mas agora quero acrescentar essas faltas:
- Nasci na freguesia de Pedroso, também do concelho de V. N. de Gaia, a 18 de Maio de 1944.
- Fui recenseado sob o nº 53 a 29 de junho de 1964, e incorporado em 03 de agosto de 1965.

A partir daqui, e, "por razoes óbvias", foi um rodopiar de Quartéis por onde passei RI 10, Hospital Militar de Coimbra 27 dias, novamente RI 10, BTM 3, RTM, RAL 4, (onde terminou a minha grande esperança), vem tristemente EPA (Vendas Novas), onde fiz o 2.º ciclo do CSM, GACA2 (Torres Novas).
Aí estava a ser formada a companhia à qual mal eu sabia que ia pertencer. Esta parte para Penafiel, onde mais tarde a fui apanhar já no RAC em Oeiras para fazer o IAO.

A 11 de Janeiro de 1976, partimos no navio Uige, destino Gadamael Porto/Ganturé.
De Bissau até Gadamael, saíu na rifa que o 2.º Pelotão do qual fazia parte, o destacamento de Ganturé era a "morança".
Mais tarde passámos para Gadamael e aí fiquei até ao fim da comissão.

Chegámos a Lisboa a 6 de Novembro de 1968, mas como já referenciou o amigo e camarada Mário Gaspar, não morremos na Guiné, mas quase morríamos à chegada dada uma inclinação do navio com o peso dos olhares do pessoal para o mesmo lado Lisboa/Cais.

Após todo este testemunho, e uma vez por motivos de renovção da carta de condução, anexo também uma fotografia nova foto, caso queiras também atualizar, assim como uma foto com já disse acima, onde estamos: eu, Mário Gaspar e Augusto Varandas Casimiro, que graças a ti o reencontrei.


Alguns meses depois, passei a exercer a minha atividade profissional como Ajudante de Despachante Oficial, na Alfândega do Porto, até ao "fatídico dia 03 de janeiro de 1993".

Não morri na guerra mas ia morrendo de dor e sofrimento, por ter perdido o meu posto de trabalho, tempos muito difíceis que graças a Deus fui ultrapassando.

Um abraço amigo do sempre camarada
Joaquim F.Alves.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de Maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13184: Tabanca Grande (436): José Diniz Carneiro de Souza e Faro, ex-Fur Mil Art do 7.º Pel Art (Cameconde, Piche, Pelundo e Binar, 1968/70), Grã-Tabanqueiro 657

5 comentários:

Mário Vitorino Gaspar disse...

Camarada da Tabanca Grande e Homem também Homem Grande Ex-Furriel Miliciano n.º 03921165 - Joaquim Fernandes Alves - Comandante de Secção da Companhia de Artilharia 1659 - CART 1659 (Zorba), com o lema "Os Homens não Morrem", esqueceste o meu nome? Agora sou o Garpar...

Cumprimentos do Ex-Furriel nº 03163264 - Mário Vitorino Gaspar

Mário Vitorino Gaspar disse...

Alves
Nesta foto que também tinha uma cópia, para além do Ex-Furriel Miliciano Joaquim Fernandes Alves, estão outros Furriéis Milicianos como: José Manuel Guerreiro Justo; Manuel Ferreira Jorge; Jorge Rosa Pedreiro; 1.º Sargento Abílio Seabra de Oliveira Barreira e os já identificados, eu Mário Vitorino Gaspar e Augusto Varandas Casimiro.
Reconheço ainda o Soldado José Maria Rodrigues Lima.
Desculpem-me os outros mas não consigo de modo nenhum identificá-los, num caso porque está tapado e no outro porque a memória já não permite.
Talvez esta foto tenha sido tirada no Natal de 67 que foi festejado não de 24 para 25 de DEZ mas para o dia 23 de Dezembro. Se estiver enganado é porque foi num daqueles períodos em que o Manuel Ferreira Jorge vendia a "banha da cobra", depois de umas cervejas bem bebidas. Como não tínhamos onde nos entretermos fazíamos nos a festa. E o Jorge lá se punha a dizer, enquanto batia com um pau na mala de cartão: - "Não estou aqui para enganar ninguém... estou aqui porque a casa quer e a casa manda!"
Era a pura da verdade, nós não estávamos ali para enganar ninguém (enganávamos a família, sempre mentindo: "Eu estou bem", "Isto aqui é porreiro", e uma data de merdas de mentiras). E era autêntica verdade quando ele dizia "... estou aqui porque a casa quer e a casa manda!". Isso mesmo, a casa, a grande casa que era a política de Portugal, "quer" e "manda". E nós todos a cumprir o nosso serviço para com a Nação, a mesma que nos esquece e goza no fim. Recordem bem como nos trataram a nós em relação à "Contagem do Tempo de Serviço Militar e Respetivas Bonificações para Efeito de Reforma ou Aposentação". Dão anualmente uma esmola, e nós que estivemos na Guiné, mais prejudicados fomos. Em lugar de contarem anos completos é por duodécimos, o que quer dizer que aquele que cumpriu 22 meses recebe o mesmo que aquele que cumpriu um ano. Mas não foi aí que fomos mais enganados, é que o tempo de aumento para uma grande maioria que foi reformada ou aposentada antes da publicação da Lei nem sequer é contado o aumento.
"HONRA AOS MORTOS E APOIO AOS VIVOS"
Foi um desabafo

Um abraço do Ex-Furriel Miliciano Atirador de Artilharia e com a Especialidade de Minas e Armadilhas da Companhia de Artilharia 1659 "ZORBA", com o lema "Os Homens não Morrem"
Mário Vitorino Gaspar

Anónimo disse...

Caro Vitorino Gaspar,

Naturalmente que não estive na vossa companhia,....mas quando jovem conheci alguém muito parecido, o Manuel Alves Campos, o vosso FMil Trms. Podes confirmá-lo na foto?

Cumprimentos,
José Câmara

Anónimo disse...

Com o meu pedido de desculpa. Referia-me ao militar sentado ao centro da foto.

José Câmara

Mário Vitorino Gaspar disse...

Caro Camarada José Câmara
O Furriel Miliciano que se vê na foto é efetivamente, e mais concretamente Manuel Adelino Alves Campos, e o Furriel de Transmissões da Companhia de Artilharia 1659 - CART 1659, conhecida pela "ZORBA", que cumpriu a Comissão de Serviço em Ganturé e Gadamael Porto de JAN67 a OUT68. O Campos como nós o tratávamos, e trato ainda porque mantenho contactos com ele, viveu no distrito de Chaves, mas foi viver muito cedo para a cidade da Horta no Faial, onde se encontra ainda hoje. Ainda a semana passada tivemos uma grande conversa via telemóvel.

Cumprimentos,
Mário Vitorino Gaspar Ex Furriel Miliciano Atirador e com a Especialidade de Minas e Armadilhas

Nota: Só respondo hoje, porque foi quando li o comentário. Se soubesse o teu contacto tínhamos muito de falar de um bom HOMEM. que estimo.
Se pretenderes contactar-me, até porque verifiquei saberes no nome na íntegra do Capos, tens aqui o meu mail: mariovitorinogaspar@gmail.com