quarta-feira, 21 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13173: (De) Caras (18): Pedido de desculpas... Afinal não foi o oficial da GNR quem, em Portalegre, no antigo aquartelamento do BC1, nos mandou comprar a bandeira portuguesa na loja do chinês (Vasco da Gama, ex-cap cav, CCAV 8351, Cumbijã, 1972/74)

1. Com pedido de publicação, aqui vai um email, datado de 19 do corrente,  do nosso grã-tabanqueiro Vasco da Gama:


Camaradas, porque não me pareceu correcto colocar directamente nos comentários o texto que anexo, aqui estou a dar-vos conhecimento do mesmo para que vocês o possam fazer, acrescentando o que lhes aprouver.

Muito obrigado. Um abraço amigo do Vasco



Assunto - Pedido de desculpas (*)

Meus queridos Camaradas

Recebo amiúde telefonemas de Camaradas da minha Companhia a recordar este ou aquele acontecimnto, a perguntar pela saúde, se a consulta correu bem ou mal, a combinar novo encontro, a convidar para o baptizado do neto....enfim, vivências comuns entre Amigos.

Depois de vários deles me terem perguntado: “Já viu o nosso vídeo'”? (refiro-me ao vídeo da reunião da minha querida Companhia C.Cav. 8351 no passado 3 de Maio em Portalegre), hoje mesmo o fiz e atentei particularmente no meu discurso. Terei exagerado no que disse? Não importa agora falar sobre isso, pois o que está dito, dito está!

Na sequência da conversa que acabei de ter com o meu Camarada Parola, este esclareceu-me de que, ao contrário do que me foi dito em Portalegre e do que escrevi, o oficial de dia NÃO lhe disse : “vá comprar uma bandeira à loja dos chineses”.

O oficial apenas disse que o quartel não tinha bandeira disponível para nos ceder, tendo o meu Camarada Augusto Covas dito ao Parola: “Vamos comprar uma bandeira à loja dos chineses” e foi isso que fizeram! 

Aqui estou a pedir públicas desculpas por ter induzido em erro os Camaradas que se deram ao trabalho de ler o meu texto.

Tenho demasiado respeito e carinho por este local de encontro para me “ficar nas covas” .

Quanto ao resto, incluindo a não disponibilidade de uma bandeira de Portugal para cobrir a lápide onde figuram os nomes dos meus Companheiros que tombaram na Guiné, à falta de afecto e solidariedade para com a minha CCav. 8351, está dito e aqui o repito. Ninguém mo disse, vivi-o!

Tal como o grande José Régio, considerado por alguns dos intelectuais da nossa praça como poeta menor, também a minha querida CCav 8351 teve um tratamento pouco consentâneo com o respeito que lhe é devido.

Vasco A. R. da Gama

[Negrito, do autor; realce a amarelo, do editor]

2. Comentário de L.G.: 

Vasco, errar é humano. E pedir desculpas mais humano é. Muitos dos nossos conflitos (a começar pelos que temos tido, aqui, na Tabanca Grande, e que felizmente não têm sido muitos nem de maior gravidade, em 10 anos de existência...) resultam de problemas de perceção e comunicação, em última análise de "mal entendidos" (como diz o povo)...

Aqui fica o teu pedido de desculpas, mais um exemplo da tua grande nobreza de caráter, o que não invalida a constatação da desconsideração de que foram objeto os bravos tigres de Cumbijã, em Portalegre, nas antigas instalações do BC1, hoje centro de formação da GNR. Vemo-nos em Monte Real, no dia 14 de junho.  Guardo o meu alfabravo fraterno e solidário para te dar, ao vivo, nesse dia e lugar,  na festa anual da Tabanca Grande.
___________

Nota do editor:

(*) Vd. poste de 16 de maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13151: (De) Caras (17): A nudez da pedra, o Vasco da Gama e os seus "tigres do Cumbijã"... Convívio anual da CCAV 8351 (Cumbijã, 1972/74)

1 comentário:

Henrique Cerqueira disse...

Um BRAVO ao nosso camarada da Guiné Vasco Gama. Muitos proeminentes representantes do nosso povo deveriam aprender com o que se passa aqui no nosso blogue.
Um abraço Vasco Gama e a todos os camaradas da Guiné.
Henrique Cerqueira