quinta-feira, 1 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13076: 10º aniversário do nosso blogue (23): Mensagens de parabéns (Parte II): Manuel Reis, João Silva, Mário Vasconcelos

Mais mensagens e comentários, a propósito do 10º aniversário do nosso blogue (*):


(i) Manuel Reis 


[, ex-Alf Mil Cav, CCAV 8350, Guileje, Gadamael, Cumeré, Quinhamel, Cumbijã, Colibuia, 25/10/72 - 27/8/1974]


Caros amigos e camaradas:

Em primeiro lugar os meus parabéns para o grande obreiro deste blogue, o nosso amigo e camarada Luís Graça, não esquecendo os que, ao longo dos 10 anos, o foram acompanhando numa caminhada, lado a lado, por vezes complicada e difícil.

Foram 10 anos de muito trabalho, esforço e dedicação a uma causa, a que os ex-combatentes da Guiné não podem deixar de estar gratos. Muitos foram os caminhantes, ex-combatentes, que fizeram o mesmo percurso, escrevendo, intervindo e fazendo deste blogue, um escape para os problemas que arrastavam consigo da Guiné.

Era justo e merecido para todos a recordação da efeméride, com um almoço-convívio. Sentimos essa necessidade.

O meu Bem Haja ao Luís e a todos os ex-combatentes envolvidos neste projecto.

Um abraço solidário e amigo a todos os ex-combatentes.

Manuel Reis.

(ii) João Silva

[ex-furriel mil at inf CCaç 12, 1973]

Luís Graça.

Vou dispensar adjectivos sobre a qualidade do blogue mas sim centrar-me no que evidencia o seu papel social e aglutinador que reflete nos seus 650 tanbanqueiros e mais de 5 milhões de visitantes, níumero no qual me incluo.

Cheguei aqui, ao blogue, através de uma busca que teve como tópico a Companhia Caçadores 12. Companhia de que fiz parte em simultâneo com o António Duarte,  grã-tanbanqueiro. A leitura que faço deste espaço é que é um ponto de encontro e também um espelho do que fomos pela nossa passagem pela Guiné-Bissau. 

Pela minha parte continuarei a divulgá-lo especialmente a ex-combatentes e a frequentá-lo com alguma regularidade. Ao Luís e restante equipa o meu obrigado pelo vosso trabalho.

João Silva

(iii) Mário Vasconcelos

[ex-alf mil trms, CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, COT 9 e CCS/BCAÇ 4612/72, Mansoa, e Cumeré, 1973/74].

Tabancas grandes, pequenas,
Em dez anos se criaram
Florindo em fotos e textos
Como nunca se esperaram.

Foram dias, foram anos,
Com recolhas de memórias,
Guardem-se pois nossos dias
Como folhas de nossa história.

E num abraço colectivo
À sombra do nosso poilão,
Brindemos à alegria,
Transformando a solidão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caríssimo Luis,

Sem medo de me tornar repetitivo, aqui de longe,não poderia neste décimo aniversário, deixar de expressar a minha gratidão, a ti Luis, ao meu "Padrinho" Carlos Vinhal,e toda a equipe editorial.

À nossa tão sacrificada e tripudiada geração, vocês deram uma voz, mesmo que agora seja como "clamar no deserto", ficará gravada,hoje, como história dos vencidos,amanhã, quem sabe?

Forte abraço, com votos de rápida recuperação,

Vasco Pires