terça-feira, 18 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12852: Convívios (570): CCAÇ 3549 (Fajonquito, 1972/74): 29 de março, Sezures, Penalva do Castelo... Notícias, boas, por outro lado, do Cherno Baldé, o "Chico de Fajonquito", que está a trabalhar, em Bissau, num projeto do PNUD - Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento




1. Através de mensagem deixada na página do Facebook da Tabanca Grande, soubemos do anúncio do 15º convívio da CCAÇ 3549 / BCAÇ 3884 (Fajonquito, 1972/74), que se vai realizar no próximo dia 29, em Sezures, Penalva do Castelo, distrito de Viseu (Vd. localização aqui no mapa do Google).

Aqui fica o lembrete. Não temos mais informações: programa, preços, local de encontro, comissão organizadora...

Nos últmos  anos, um dos organizadores dos convívios anuais da malta da CCAÇ 3549 costumava ser o nosso grã-tabanqueiro José Cortes, autor da série Fajonquito do meu tempo

[, José Cortes, de Coimbra, foto atual à esquerda]. 

De qualquer modo, desejamos desde já aos nossos camaradas da CCAÇ 3549, seus amigos e familiares, uma bela e saudável jronada de convívio no próximo dia 29.

2. Temos, em contrapartida,  boas, reconfortantes, notícias do Cherno Baldé, o "menino e moço" de Fajonquito, o Chico de Fajonquito... [, foto à direita, com os 4 filhos, machos, na "festa do carneiro"]

Há dias perguntei por ele, já que o seu silêncio me estava a preocupar:

(...) "O que é feito de ti, querido amigo e irmão Cherno Baldé ? Estou preocupado com o teu "silêncio"... Ou és tu que não estás bem ou, mais provavelmente, somos nós que estamos mal"... (...)

Resposta, trranquilizadora, com data de hoje, de manhã:

Bom dia, irmão Luís Graça:

Eu estou bem e vocês continuam os mesmos de sempre, irreverentes e amigos da Guine e dos Guineenses.



Acontece que desde 2011 já nao estou no meu pacato mas pobre e desorganizado Ministério das Obras Públicas, primeiro passei pela célula de apoio da UE (Coordenação e gestão dos projetos financiados pelo FED) em Bissau,  e muito recentemente passei para um projeto do PNUD  [, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvinmento] e o tempo escasseia.

Um grande abraço,

Cherno Baldé

3 comentários:

Luís Graça disse...

1. O que é feito de ti, camarada Cortes ? Não tens dados sinais de vida desde março de 2013... Costumas ser tu a tocar o "bombolom" para o oonvívio anual do pessoal da tua CCAÇ 3549... Desta vez falhaste, ou eu não ouvi o "bombolom"...

Fica bem!... Bom convívio.. LG

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Jos%C3%A9%20Cortes

2. Por outro lado, fico mais tranquilo com as notícias que nos chegam de Bissau... Se o Cherno não tempo para blogar, é bom sinal, para ele, para a família, para os amigos... Está a trabalhar num projeto de I & D, e a ser útil ao seu país... Espero que assim seja!...

Força, amigo e irmão Cherno!... Luis

Anónimo disse...

Caro Luís Graça

Também já me ardia o coração de cuidados. Sempre solicito, quebraste o silêncio, lanças-te o SOS e as boas notícias logo chegaram. Obrigado.

Caro Cherno Baldé

Congratulo-me em saber que estás bem e integrado num projeto do PNUD.
Espero que as Nações Unidas não falhem na ajuda à Guiné-Bissau. Têm esse dever moral.
Penso que Portugal também podia e deveria cooperar mais, apesar de todos os pesares.
Portugal e a ONU cooperaram com sucesso na edificação do estado de Timor-Leste. Deveriam também cooperar na consolidação da paz e do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Creio que nós ex-combatentes da Guiné, somos dos portugueses, os mais capacitados para entender as dificuldades vividas pelo povos irmãos da Guiné-Bissau, sensíveis aos seus sofrimentos e capazes de fazer o que está ao nosso alcance, na sensibilização dos responsáveis.

Espero que nós, Tabanca Grande, tenhamos o discernimento necessário para fazer o que podemos fazer, levando os afetos até aos atos, no muito que precisa ser feito.

Um abraço solidário
JLFernandes

Anónimo disse...

cherno abdulai baldé
19 mar 2014 11:57
Amigo Luis Graca,

Obrigado por teres partilhado com os teus Camarigos (e meus amigos) da minha situacao actual e para justificar a minha ausencia no palco dos debates da Tabanca Grande, mas em contrapartida tenho acompanhado, sempre que posso, as publicacoes que os nossos incansaveis Editores fazem.

Aproveito apresentar, de forma mais directa, as minhas sentidas condolencias pelo desaparecimento da tua querida mae, eu pelo menos tenho ainda a minha, ja a caminhar para os 90 anos e ainda com a memoria muito fresca, o que constitui uma excepcao e um grande privilegio para a familia.

Aceite um grande abraco amigo,

Cherno Balde