quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12779: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Instruções ao sold recruta nº 821, do 3º turno de 1968, incorporado na 3ª Companhia, assinadas pelo comandante, cap inf Eduardo José Moreira Fernandes (César Dias, ex-fur mil, sapador, CCS / BCAÇ 2885, Mansoa, maio de 1969/março de 1971)



Bilhete de identidade do César Dias, sold do CSM nº 197356/68, emitido em 16/7/1968

Fotos [de cima e de baixo): © César Dias  (2014). Todos os direitos reservados


1. Documento recolhido e digitalizado pelo nosso amigo e camarada César Dias, que fez a recruta no 3º turno de 1968, do CSM, no CISMI, Tavii.

Trata-se de instruções dadas ao sold recruta nº 821/3ª, assinadas pelo comandante, o cap inf  Eduardo José Moreira Fernandes.

O César foi meu contemporâneo no CISMI (fizemos a especialialidade em Tavira, no CISMI, na mesma altura, set/dez de 1968, ele como sapador, eu em armas pesadas de infantaria; foi fur mil sapador da CCS/BCAÇ 2885, Mansoa, Maio de 1969/Março de 1971.  [, foto à esquerda].



António Salgadinho
São Brás, Faro, 1975/76
 
Ficamos a saber que o ten Madeira era o comandante adjunto da 3ª
companhia, e que havia 6 pelotões, sendo o alf Mascarenhas o comandante do 1º... Os restantes eram comandados por aspirantes:  Domingos (2º), Pontes Silva (3º), Antunes (4º), Neto (5º) e Sousa e Silva (6º). O 1º sargento da 3ª companhia era o  Sena.

Mais, ficamos a saber que o "ideólogo" do CISMI (Chefe de Gabinete de Estudos, subdiretor do CISMI e 2º comandante da unidade) era muito provavelmente  o cap  António Salgadinho São Brás [, foto à direita, em 1975/76, como comandante di Centro de Recrutamento de Faro; cortesia do sítio do Exército]: provavelmente o  "guia do instruendo" seria da sua lavra...

O comandante da unidade, por sua vez,  era o major José Bernardo Cruz Aragão Teixeira [, que irá comandar, em 1970/72, em Moçambique, um batalhão de caçadores, o BCAÇ 2913]. Do cap inf Fernandes, não parece haver rastos na Internet... [Consulte-se, no entanto, a página, no Facebook, do Grupo dos Antigos Militares do CIQ-CISMI, Tavira e QG Évora..]

No dia 25 do corrente, às 23h14, o César mandou-me entretanto o seguinte email:

"Boa noite, Luis. Só agora cheguei a casa, por isso só agora te respondo. Infelizmente não faço ideia de quem tenha sido o Capelão do CISMI naquele tempo, nem sequer quem foi o autor do Guia do instruendo, mas o responsável era por certo o Director do Centro.Mas ainda descobri aqui um cartão. do instruendo que, se quiseres,  podes enquadrar no poste [vd. imagem acima]. Um abraço, César."


Carlos Nascimento: foto recente, na parada do quartel da
Atalaia,em Tavira... Ainda se vê ao fundo o célebre pórtico,
 usado  na nossa instrução... Foto:  Cortesia de
Carlos Nascimento
2. Quem tem recordações bastante precisas desse tempo do CISMI, é o Carlos Alberto Dores Nascimento,que foi 1º cabo miliciano, e monitor do CSM, entre 1967 e 1969. Mandou-me há uns anos (em 9 de setembro de 2010) o seguinte email:

 "Alô, Luis. Sou o Carlos Alberto Dores Nascimento, estive em Tavira de Janeiro de 67 a Dezembro de 69. Especialidade de atirador... e por lá fiquei até ao fim como monitor. Conheci o Robles e o Trotil. O Trotil era Óscar. Conheci-os de alferes a capitães. 

Também gostava de encontrar alguns companheiros daquele tempo (,agora somos avós, ) mesmo que tivessem sido 'meus'  intruendos. Sei que todos os anos em Outubro fazem lá no quartel um convívio com todos os que passaram por lá. Eu este ano quero ir pois nunca fui. Estou inscrito no FaceBook, tenho lá algumas fotos do nosso tempo para ver se há alguém que se identifica. Bom, um grande abraço.". 

[De facto, o Nascimento, algarvio, que é natural de Alagoa, e vive em Portimão, é um dos elementos mais ativos do Grupo (aberto) do Facebook,  Grupo dos Antigos Militares do CIQ-CISMI, Tavira e QG Évora.. Gostava de o convidar para integrar o nosso blogue, se bem que ele já faça parte dos amigos da Tabanca Grande no Facebook. Vd aqui a sua página pessoal]

Segundo o Carlos Nascimento, a 2.ª companhia era "a  companhia das várias especialidades"... Deve ter sido a minha, de armas pesadas de infantaria.  As outras, faziam recrutas (, caso da 3ª, por  exemplo) ou especialidade de atiradores. Ele também conheceu o Madeira ainda como alferes e depois tenente.


4 comentários:

Anónimo disse...

César Dias

quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014 10:51

Bom dia Luis
Como são as coisas, ao ler o teu ultimo post, verifico que quando esses documentos foram elaborados, havia só 6 pelotões para o terceiro turno de 68, provavelmente foi necessário integrar mais um pelotão, o 7º Pelotão do qual faziam parte todos os camaradas que já referiste nesta série, comandados pelo Aspirante Coelho que se vê nas fotos do regresso da semana de campo. E mais, no nosso pelotão estiveram integrados dois GNR já entrados na idade, pois para serem promovidos a Sargento tinham que fazer o curso. Valeu-lhes que o nosso Aspirante era boa pessoa e não apertou muito com eles.
São recordações que vão surgindo a conta gotas.
Um abraço Luis
César

manuel carvalho disse...

Caro Camarada
Ao ver o teu numero da fixa de inscrição em Tavira, o nº821 não é que nas Caldas na recruta em Abril de 67 também foi o meu numero, alias o Alf. nunca que me lenbre me chamou pelo nome e sim 821, enfim casualidades.Entretanto a nossa memória vai se abrindo e lembrei agora uma coisa que naqueles tempos mexeu comigo e é o seguinte, logo no primeiro dia que sai a noite nos ultimos dias de JUnho de 67 encontrei sentado numa esplanada junto ao rio, um aspirante meu amigo do Porto que até tinha sido meu colega de carteira no secundário e que já não via à dois ou tres anos é claro que nem me passou pela cabeça bater-lhe a palada, cumprimentei o amigo de mão e sentei-me e iniciamos uma conversa normal e tomámos qualquer coisa, ate que a determinada altura o homem assim um bocado constrangido me diz mais ou menos isto "sabes aqui temos de ter cuidado com estes encontros em locais públicos porque podemos ter problemas os dois" mais ou menos isto , eu não lhe disse uma palavra levantei-me bati-lhe uma palada fui pagar e nunca mais lhe dirigi a palavra. Que me lembre também nunca mais o vi. Claro que passado algum tempo eu percebi que a atitude dele foi normal para a situação quer ele quer eu podiamos ter problemas e quem reagiu mal fui eu.Curiosamente nem me lembro do nome deste colega porque também na escola ele era conhecido pelo numero e era o 15.Em Tavira passei muita fome a comida era má mas o pior de tudo é que era pouca até a sopa era racionada e isto porque gatunos é coisa que não falta por todo o lado.Vou dar um exemplo um dia era massa com carne á noite e o oficial de dia era o Trotil que parece que ainda é vivo e ele achou que era pouca carne mandou o chefe de mesa levar as terrinas para a cozinha ouvimos um burburinho na cozinha e passado algum tempo ele mandou ir buscar as terrinas de novo e nesse dia nem comemos a carne toda.E#m Tavira emagreci cerca de 13 kilos mas ao contrário das Caldas fui sempre tratado com exigência mas com educação e humanismo.Não tenho nenhuma foto de Tavira porque o pouco dinheiro que tinha era para comer qualquer coisaApesar de tudo tenho muitas saudades de Tavira.
Um abraço
Manuel Carvalho

Cesar Dias disse...

Caro Manuel Carvalho

A tua passagem por Tavira, deve ter sido como a de muitos de nós, concordo contigo que a alimentação era muito fraca, também nós tivemos um levantamento de rancho, o peixe estava verde quando veio para a mesa, com a nossa reacção e vendo que tínhamos razão, o oficial de dia mandou fazer outro prato, conquilhas e salsichas com esparguete. Quanto ao Trotil, penso que ainda o apanhei, um baixote todo ginasta, era muito famoso pelo comportamento que tinha. Esse numero que está na ficha era doutro camarada, o meu era o 847, mas é gira a coincidência contigo. Sobre as Caldas, não me dás nenhuma novidade, estive lá pouco tempo, nem deu para acabar uma recruta, mas foi suficiente para sentir que havia uma grande distancia entre Oficiais e Cabos Milicianos e Instruendos.
Dizes que perdeste 13 Kilos em Tavira, eu também emagreci mas não sei quanto, estive lá com o meu irmão, um na 2ª outro na 3ª Companhia, íamos a casa em fins de semana alternados porque não era fácil, e lá trazíamos umas latas de atum ou coisa parecida para compensar.
É mesmo assim Manuel, apesar de tudo ficou em nós um pouco de Tavira.

Anónimo disse...

Vindos de comboio das Caldas da Rainha, foi aqui que tirámos a especialidade de Transmissões entre Setembro e Dezembro de 1967. Ainda me lembro dos famosos Robles e Trotil.

Afonso Sousa