segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12670: Recordações de um "Zorba" (Mário Gaspar, ex-Fur Mil At Art, MA, CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68) (8): Gadamael em julho de 1967 e em outubro de 1968



Guiné >  Região de Tombali > Gadamael Porto > CART 1659 (1967/68) > Cartão de boas festas relativo ao novo ano de 1968

Foto: © Mário Gaspar (2013). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem de Mário Gaspar [, foto à esquerda], com data de 26 de janeiro último:

Caros Camaradas e Amigos

Envio para o Blogue uma foto inédita, eu possuía uma maior mas desapareceu, que mostra Gadamael em 1967. Deve ter sido tirada em Julho/Agosto de 1967.

A outra que enviei e está no Blogue, foi tirada mais ou menos do mesmo local, e com a mesma máquina - curiosamente comprada no destacamento de Ganturé - a um Alferes Miliciano que,  como era de rendição individual, ficou com a CART 1659 em Ganturé - e com quem muito falei. Foi ele que nos orientou. Um camarada de Gadamael da CCAÇ 798 informou-me que o nome do Alferes Miliciano é Santarém e não Coimbra,  como eu julgava.

Um abraço, Mário Vitorino Gaspar

2. Recordações de um "Zorba" > Gadamael Porto em em meados de 1967

Eu, Mário Vitorino Gaspar, ex Furriel Miliciano de Artilharia n.º 03163264, com a Especialidade de Explosivos de Minas e Armadilhas e também artista em fornilhos, da CART 1659 em Gadamael Porto e Ganturé, envio esta foto muito danificada, encontrada entre os destroços e tirada por mim, que serviu para que muitos “Zorbas” enviassem as “Boas Festas e Ano Novo Muito Feliz” em 1967.



Guiné >  Região de Tombali > Gadamael Porto > Aquartelamento e tabanca em meados de 1967,  à chegada da CART 1659

Foto: © Mário Gaspar (2013). Todos os direitos reservados.


Observando a foto com mais atenção:

(i)  Mesmo do lado direito está um casarão de antigos colonos, onde funcionava a Secretaria, a Messe de Sargentos e onde dormiam alguns Sargentos;

(ii) À esquerda do mesmo está aquilo que denominávamos a Oficina Auto, onde muita viatura na sucata foi recuperada, tirando peças de umas para outras;

(iii) Também no lado esquerdo, parecendo branco, funcionava aquilo a que chamávamos de Cantina;

(iv) Logo a seguir, do mesmo lado esquerdo está o barracão onde funcionava o “Refeitório” (?);

(v) No limite do canto superior esquerdo vê-se,  mal, um outro casarão dos colonos onde funcionava o Comando da Companhia;

(vi) Do lado direito ao fundo avistam-se as moranças.

Tudo foi melhorado pela CART 1659, e pode-se ver através de uma foto que está no Blogue que eu enviei.
            
Fico bastante admirado com Gadamael Porto posteriormente a Outubro de 1968.



Guiné > Região de Tombali > Gadamael Porto > CART 1659 (Gadamael e Ganturé, 1967/68) > Aquartelamento e tabanca no final da comissão, em 1968

Foto: © Mário Gaspar (2013). Todos os direitos reservados.


3. Mensagem de Mário Gaspar, enviada a 10 de janeiro último ao Manuel Vaz, com conhecimento aos editores do blogue:


Amigo Manuel Vaz e Luís Graça;

Eu, ex Furriel Miliciano de Artilharia n.º 03163264, que cumpri a Comissão de Serviço em Ganturé (de Janeiro a Julho de 67) e depois em Gadamael Porto até Outubro de 1968, estou imensamente interessado em conhecer o que foi Gadamael Porto depois desta data, até à Independência da Guiné.  Com certeza, esperando pelo "trabalho de pesquisa sobre os Pelotões Independentes (Pel Rec, Pel Art e Pel Can s/r) que passaram por Gadamael", que o camarada Manuel Vaz está a fazer.

Tenho muitas dificuldades em entender o que se passou depois dos finais de 68.

Eu não me encontro adormecido, estou muito interessado em conhecer a História de Gadamael Porto. Falei inclusive com alguns amigos que pisaram aqueles terrenos depois da comissão da CART 1659. Podes ver a foto de Gadamael que enviei para o blogue em 68 - tirada por mim - e fico pasmado com as fotos de Gadamael posteriores.

Decerto que muitas família da ex-República da Guiné Francesa se refugiaram naquele espaço. Gadamael parece quase uma cidade. E os abrigos? O arame farpado? A paliçada? Voltaram as valas, que a minha Companhia nem sequer conheceu? O terreno estava armadilhado?

São poucas, das muitas questões que eu gostava conhecer sobre Gadamael Porto.

Manuel Vaz, ficas com o meu gmail.  Um abraço para os camaradas da Tabanca Grande Manuel Vaz e Luís Graça.

Do camarada Mário Vitorino Gaspar

Nota: Com conhecimento ao camarada da Tabanca Grande Luís Graça

____________

Nota do editor:

Último poste da série > 13 de janeiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12579: Recordações de um "Zorba" (Mário Gaspar, ex-Fur Mil At Art, MA, CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68) (7): Adenda á minha história de "morto-vivo"

1 comentário:

Anónimo disse...

Mensagem aos "Zorbas"
Estive em Cacine durante o ano de 1968 e participei na evacuação de Sangonhá e Cacoca para Cacine e Gadamael. Nessa altura o Cmdt do Zorbas era o Cap. Mil. Mansilha, advogado de profissão que primava por ser bem humorado, mas sempre pronto a dar para baixo na "Instituição".
A dada altura, teve uma divergência com a Intendência de Bissau por causa do vinho fornecido pela MM.
Quem conta essa história de que tanto se falou no BArt 1896 (Buba)?
Um Ab.
António . P. Costa