terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12426: Tabanca Grande (414): Ainda o "zorba" Mário Gaspar (ex-fur mil, MA, CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68), natural de Sintra, residente em Lisboa, e lapidador de diamantes reformado


Guiné > Região de Tombali >  Gadamael Porto> O Mário Gaspar,  em fins de Julho de 68, com população de Sangonhá e Cacoca, após a dasativação dos mesmos aquartelamentos. Esta população passou a viver em Gadamael Porto.

Foto: © Mário Gaspar  (2013). Todos os direitos reservados.

 1. Mensagem do nosso novo membro da Tabanca Grande, Mário Gaspar [, foto atual, à direita]

 Data: 9 de Dezembro de 2013 às 15:37
Assunto: Envio de foto tipo passe


Homem Grande da Tabanca, Camarada Luís Graça:_

Envio-te uma foto - o que envelheci! - e depois tento encontrar alguma em que esteja fardado.

Normalmente andava de calções, chinelos e tronco nu. Inventava dias diferentes, vestindo-me à civil ou sem o camuflado, e nestas circunstâncias aproveitava as fotos para enviar para a família, porque para eles...  "eu encontrava-me de férias em terras africanas". Até consegui enganar o meu pai!... Quanto à minha mãe o assunto era mais complicado.

Informo-te também que nasci na freguesia de Santa Maria e São Miguel, concelho de Sintra e distrito de Lisboa no dia 9 de Abril de 1943.

Depois de regressar da Guiné,  ingressei em Janeiro de 1969 na DIALAP - Sociedade Portuguesa de Lapidação de Diamantes, como Lapidador de Diamantes. Eram mais de 600 trabalhadores na empresa, foram despedindo os "melhores lapidadores do mundo", a pouco e pouco, e já na parte final tocou-me a mim, fui dos últimos, isto em 1996.

Moro em Lisboa desde o dia que me casei.

Um abraço para o Homem Grande da Tabanca, Luís Graça & Camaradas da Guiné
Mário Vitorino Gaspar


2. Comentário de L.G.:


Grande Mário, obrigado!... Obrigado pelo envio da tua foto atual [e, mais uma, fardado, em Gadamael, meados de 1968], que irá servir-nos para identificar os teus escritos, associando o teu nome à tua imagem...

Já agora, temos que nos encontrar um dia destes... Eu trabalho no Lumiar, a seguir ao estádio do Sporting, junto ao Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, mais exatamente na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL)...

E, já agora também, por  teres trabalhado na Dialap até 1996 e teres sido um dos melhores "lapidadores do mundo", imagina que eu, ultimamente, tenho feito formação para pessoal de saúde, na Ilha de Luanda,  na clínica do grupo angolano Endiama, herdeira da Diamang...

Como vês, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!... Mas tenho pena que talentos como os teus e os dos teus colegas da Dialap sejam assim deitados fora, com o fim de um empresa... Quanto saber, quanto saber-fazer, quanta experiência, quanto capital humano é desperdiçado todos os dias neste pequeno país que o melhor que tem são... os portugueses e as portuguesas!

Bom, depois da tua breve apresentação à Tabanca Grande, prepara aí mais umas histórias dos Zorbas, que a malta adorou!... Luís Graça

[Foto acima, à esquerda: edifício fabril e administrativo da Dialap/Diamang, fachada principal, atual sede da RTP, Av Marechal Gomes da Costa, nº 37, Lisboa....Projeto de 1960/66, dos arquitetos Carlos Manuel Ramos e António Teixeira Guerra, notável exemplo da moderna arquitetura industrial portuguesa. Foto: DE/IPPAR, reproduzida com a devida vénia, disponíve,l no sítio do IGESPAR > Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico.]
______________


Nota do editor:

Último poste da série > 8 de dezembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12412: Tabanca Grande (413): Mário Vitorino Gaspar, ex-Fur Mil Art, MA da CART 1659 - Zorba (Gadamael e Ganturé, 1967/68)

1 comentário:

Henrique Cerqueira disse...

Camarada Mário Gaspar
Não resisto a te dar as boas vindas a este blogue que nos ajuda a manter as nossas gerações em contacto.
Senti-me imediatamente impelido a te dedicar estas duas letras mal li a tua afirmação em relação ao envelhecimento que a tua foto reporta.(segunda as tuas palavras)
Mas na verdade é esse envelhecimento que nos dá toda a sabedoria que hoje temos e que bom que é sentirmos que apesar da idade estamos cá e com a lucidez suficiente para nos sentirmos mais velhos. Afinal de contas todos nós já vivemos tantas e tantas experiências na vida que só nos enriqueceram.
Gostei camarada Mário das tuas palavras.Todos nós temos valências tão boas que tenho a certeza que se necessário fosse éramos capazes de ainda "Tocar o País para a Frente". "ELES É QUE PENSAM QUE NÃO".São tolos já se vê.
Um abraço camarada e mais uma vês bem vindo.
Henrique Cerqueira