quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12158: FAP (76): A queda do T6G nº 1791 entre o Cheche e Madina de Boé, no dia 15/6/1968, foi originada por uma fuga de óleo. A aeronave era pilotada pelo alf mil pil Couto. No dia 16, lá estávamos nós, sob proteção dos páras, para o desmontar... Apanhei lá um cagaço... (Vitor Oliveira, ex-1º cabo melec, BA 12, Bissalanca, 1967/69)

1. Mensagem do nosso camarada da FAP, Vítor Oliveira, ex-1.º cabo melec, BA 12, Bissalanca, 1967/69, em resposta a uma questão posta no poste P12138 (*):

Assunto - Queda do T6G 1791 na região do Boé 

Amigo Luís,  a queda do T6G nº 1791,  entre o Cheche e Madina de Boé,  foi originada por uma fuga de óleo no dia 15 Junho 1968.

O piloto era o Alferes Couto. Como eu não me recordava do nome do piloto,  foi ele que ao ver as fotos no blogue em 2009 entrou em contacto comigo para lhe enviar as mesmas. Já agora aproveito para enviar um grande abraço ao Couto e desejar-lhe as melhoras para o problema grave de saúde que enfrenta.

O avião foi desmantelado, no dia seguinte, 16 de Junho, como eu disse com a protecção dos paraquedistas. Saímos de Bissalanca no Dakota nº 6155 para Nova Lamego e depois fomos no Helli AL III  nº 9273 para o local do acidente. 

Agora vem a parte mais engraçada: ao chegarmos junto do avião o capitão diz-nos que por fora não havia nenhuma armadilha mas por dentro do mesmo tínhamos que ser nós a ver, já que o avião ficou ali uma noite  inteira, sem protecção.



Guiné > Região do Boé >  16 de junho de 1968 > A equipa da FAP que foi desmontar a aeronave acidentada. Infelizmente, já não me lembro do nome deste pessoal a não ser do sargento ajudante Manuel Matacão.

Foto (e legenda): © Vitor Oliveira (2009). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]


E então começámos a discussão de quem é que ia entrar lá... Eu dizia que era mecânicos de material aéreo ou de rádio;  eles diziam que era eu quem devia entrar primeiro... até que o meu amigo Sargento Ajudante Manuel Matacão diz-me:
- Pichas,  tu é quem tem de lá ir ver se há alguns fios esquisitos!...

E então lá fui, entrei do lado do piloto,  tudo bem mas quando fui à parte de trás, quando ponho o pé na cadeira,  eis que o elevador não estava travado e, pumba!, fui por ali abaixo!... Mandei um grito,  pensei logo que ia desta para melhor, mas felizmente nada aconteceu... Só que não ganhei para o susto!

Sem mais um grande abraço.

Vitor Oliveira (Pichas)
1º Cabo Melec
BA 12, Bissalanca, 1967/69
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Nota do editor:

Último poste da série > 11 de outubro de 2013 > Guiné 63/74 - P12138: FAP (75): Queda, recuperação e destruição, pelas NT, de um T6G, acidentado na região do Boé, com proteção dos paraquedistas (Vitor Oliveira, ex-1º cabo melec, BA 12, Bissalanca,1967/69)

1 comentário:

Luís Graça disse...

Vitor: O cagaço não era para menos... Mesmo com os páras a proteger-vos as costas, trabalhar num descampado, em contrarrelógio, em ambiente de guerra, não é(era) para qualquer um...

Na América, já tinham feito um filme de um cena destas...

Parabéns aos bravos da FAP!... Obrigado, Vitor.

PS - Saúde para o ex-alf mil pil Couto.