domingo, 22 de setembro de 2013

Guiné 63/74 - P12071: Inquérito online: 40 anos depois da proclamação (unlilateral) da independência da Guiné-Bissau, a 24 de setembro de 1973, como vês o futuro das relações (políticas, diplomáticos, económicas, sociais, culturais, etc.) deste país lusófono com Portugal ? Com pessimismo, indiferença ou otimismo ? Resposta até 27/9/2013

Amigos e camaradas da Guiné:

Há uma sondagem a decorrer a propósito dos 40 anos da procalamação (unilatertal) independência da Guiné-Bissau, efeméride que se comemora na próxima 3ª feira, dia 24 de setembro...

Queremos saber qual a vossa atitude em relação ao futuro das relações da Guiné-Bissau com Portugal... Pesimismo, indiferença, optimismo ?

Sejam gentis, respondam "on line"... A sondagem vem no canto superior esquerdo do blogue.... Respondam LÀ, diretamente, não aqui... Aqui, podem comentar, justificando ou fundamentando o vosso voto... Sejam espontâneos, sinceros, intuitivos... Não se trata de "acertar" mas de "adivinhar" o futuro... A resposta não é fácil... Há muitas variáveis em jogo...Mas a vossa "intuição", o que é que vos diz ? Até à data, já temos 20 e tal respostas...


Sondagem > 40 anos depois da independência da Guiné-Bissau, a 24 de setembro de 1973, vejo o futuro das relações (políticas, diplomáticos, económicas, sociais, culturais, etc.) deste país com Portugal  com...

[Resposta numa escala de 1. Muito pessimismo, 
a 7. Muito otimismo... Só se pode escolher uma hipótese de resposta. Na vigência da sondagem, a decorrer durante seis dias, a partir de 21 do corrente, pode-se mudar o voto, sempre que se quiser...]


1. Muito pessimismo
2. Bastante pessimismo
3. Algum pessimismo
4. Indiferença. nem pessimismo nem otimismo
5. Algum otimismo
6. Bastante otimismo
7. Muito otimismo


Um abraço. O editor, Luís Graça

15 comentários:

Anónimo disse...

Rui Felicio
22 set 2013: 22:43


Resposta: 1 [Muito pessimismo]

Rui Felicio

Anónimo disse...

mario gualter rodrigues pinto Pinto
22 set 20130 22:46


Caro Luís Graça

Boa Noite

Tenho muito pessimismo quanto á Guiné-Bissau, porque ao fim de 40 anos ainda não conseguiu implementar um Governo em prol do seu povo. O que vimos até hoje são lutas pelo poder com assassinatos e prisões pelo meio e negócios muito escuros em prol de alguns...

O Povo da Guiné merecia mais dos seus Governantes.

Um abraço

Mário Pinto

Anónimo disse...

vasco pires
22 set 2013 23:08


Caríssimo Luis,

Cordiais saudações.

Muito obrigado por seu e-mail.

Gostaria muito de opinar, todavia, ausentei-me de Portugal já vão fazer quarenta e um anos. Embora acompanhe diariamente as notícias, seria pretensioso opinar sobre as relações bilaterais, com esse país "onde tanto de nós ficou".

Mas, projetando as trapalhadas do nossos líderes, coisa boa não deve acontecer. Aliás, já expressei por várias vezes no blog o que penso, das nossas elites após o século XVI.

Aproveito a ocasião, pois, nunca é demais, expressar a minha admiração, extensiva a toda equipe editorial, pelo teu árduo, paciente e eficiente trabalho na edição, dando voz a uma geração tão incompreendida.

forte abraço

VP

Anónimo disse...

Carlos Pinheiro
22 set 2013 23:19


Boa Noite Camarigo Luis Graça

Procurando responder à questão colocada diria:

- Antes de responder propriamente à questão, preocupam-me seriamente as dificuldaes internas da Guiné Bissau que, pelas noticias vindas a público, estão seriamente fragilizadas.

Face ao acima dito, a minha resposta será, com a melhor das boas vontades e desejos, a equivalente ao nº 3[Algum pessimismo].

Os meus cumprimentos

Carlos Pinheiro

Anónimo disse...

Rogério Ferreira
23 set 203 02:45

eles gostam tanto de nós hoje como quando nos combatiam, talvez com algumas poucas excepções. Para eles somos sempre o inimigo, pois se calhar teremos de continuar a ser.

Júlio disse...

Amigo Graca eu tenho por habito ser um pouco arrogante nestes casos pois ate ha muitos que me chamao racista por nao reconhecer a GUINE como um Pais independente isto derivado aos traidores do tal 25 terem deixado um povo nas maos de mercenarios turras ainda hoje esse povo vive com medo de falar ja nao falo dos que combateram ao nosso lado nao vou torcer mas sim exigir fim ao terror falta ca o SLZ

Anónimo disse...

Grande Júlio!
A rapaziada da Guiné-Bissau está cheia de problemas existenciais por TU näo aceitares a independencia...deles.
Quanto à gajada do 25 de Abril,os tais que estupidamente nos fecharam a guerra,aí estamos também d'acordo,ou d'a corda ,(fica à tua escolha).
Só fico a modos que baralhado quanto a essa do *SLZ*,pois na minha juventude de lisboeta o que experimentavamos era ***S.L.D.***...e dava cá uma "pedrada"!
Aquele abraco.

Henrique Cerqueira disse...

Caros Camaradas
Quanto ao futuro da Guiné eu considero que tenho : MUITO PESSIMISMO.
Henrique Cerqueira

manuel carvalho disse...

Caro Luís

A minha resposta é muito pessimismo.

A rapaziada do PAIGC elegru como primeira prioridade destruir o que lá deixamos e assassinar os que lutaram ao nosso lado.Terminada esta tarefa começaram a matar-se uns aos outros e parece que ainda é para continuar.Tenho muita pena daquele pobre povo que na sua maioria é gente muito boa e que não merecia aqueles governantes.
Nós também não mas aqui os temos.

Um abraço

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

Caro Luís Graça,

Confesso que não percebo o propósito desta tua sondagem.

Julgo que deverias por a questão só depois das diferentes etnias guineenses atingirem entre elas a maturidade das proposições que enunciastes.

Se chegares a ter tempo suficiente!

Por agora tenho que depositar o meu papelinho em branco.

José Câmara

Anónimo disse...

Caro Luís Graça,

De volta para dizer que individualizei a minha mensagem anterior pelo facto de não teres atribuído a sondagem a nenhuma entidade.

José Câmara

Anónimo disse...

J. L. Vacas Carvalho
23 set 2013 11:32

Assunto: Sondagem a propósito dos 40 anos da independência da Guiiné.Bissau

Resposta:

3- Algum pessimismo

Um abraço
Zé Luis


Anónimo disse...

marques de almeida Almeida
23 set 2013 11:42

muito péssimo
bastante péssimo
indiferença
péssimo
péssimo
péssimo
péssimo

A minha mágoa é ver a Guiné sem futuro algum, vislumbrado num futuro mais próximo.

Após a sua independência os oportunistas e malandrecos tomaram conta do país entregando-o ás feras e já sem nada para comer, lutam entre si quais lobos esfomeados pelo naco maior.


simplesmente muita tristeza.

com o meu abraço ao povo da Guiné,

Marques de Almeida

Anónimo disse...


Alvaro Basto
23 set 2013 14:51


Enviado do meu iPhone


[Ficamos a saber que respondeu, o régulo da Tabanca de Matosinhhos... Obrigado, LG].

Anónimo disse...

Antonio Graca de Abreu
24 set 2013 08:40


Meu caro Luis

Desde Nanchang, capital da provincia de Jiangxi, China mais do que profunda, um fortissimo abraco.

Estou sem o nosso blogue há um mês, desde que voltei à China, para mais mil aventuras.

No inicio de Outubro estarei de novo em Portugal.

A minha resposta ao questionário e 2. bastante pessimismo.

Toda a admiração e amizade do

Antoónio Graca de Abreu