sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11994: Furriel enfermeiro, ribatejano e fadista (Armando Pires) (9): Um reencontro para agasalhar a idade

1. Em mensagem de hoje, 30 de Agosto de 2013, o nosso camarada Armando Pires (ex-Fur Mil Enf.º da CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70) conta-nos como reencontrou o seu camarada Vilas Boas que o acompanhava, mais o João Rebola, nas suas "actuações" em Bissorã.

Camarada e Amigo Vinhal.
Sei que o Luís Graça está de férias. Mas não sei, quando ele está de férias, como se faz chegar material para o nosso blog. É que tenho um história breve de um feliz reencontro, que gostava fosse, caso fosse também essa a vossa concordância, publicada.
[...]
Um grande abraço do
Armando Pires


Furriel enfermeiro, ribatejano e fadista (Armando Pires)

9 - Um reencontro para agasalhar a idade

Mais um reencontro para agasalhar a idade. Estava eu posto em sossego e chama-me o João Rebola para perguntar:
- Ó Pires, sabes quem está aqui?

A pergunta foi feita através desse prodígio da comunicação chamado Skype. Sabem os que sabem, quem não sabe fica a saber que é um software que podemos instalar no computador, e que nos permite falar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, e, o melhor de tudo, estar a vê-la do outro lado.

Pois o Rebola, nosso camarada tabanqueiro, chamou por mim no Skype e fez-me a tal pergunta. Disse-lhe que não fazia ideia, ele chamou para o seu lado um rapaz da nossa idade, cabelos grisalhos e farto bigode, e fez nova pergunta:
- Sabes quem é este gajo?

Eu pressenti que era alguém da tropa, da nossa tropa, que estivera connosco na Guiné, mas não conseguiu chegar lá.

- É pá, peço muita desculpa mas não sei quem é?

- Ó Pires, é o Vilas Boa, pá!

O Vilas Boas, imaginem, um rapaz de transmissões que pertenceu à CCAÇ 2444, a companhia do Rebola, que já estava em Bissorã quando a minha companhia lá chegou, que tocava lindamente viola, que fazia parelha com o Rebola, acompanhando-me a cantar o fado, nas noites de sábado em que o bar de sargentos da minha companhia se enchia de militares e civis a jogarem o bingo e. a ouviram cantar o fado, acompanhado à viola pelo João mais o Vilas Boas.

A fotografia desses momentos já por aqui passou, já foi, até, publicada no nosso blog mas eu recupero-a hoje aqui, para vocês verem o antes e o depois. Mas sobretudo, e esta é a finalidade da comunicação que aqui vos faço, para assinalar o meu reencontro com o Vilas Boas, quarenta e três (43!!!) anos depois de nos termos separados.

Claro que o reencontro deu-se por imagem, através do Skype, como já disse, mas não deixou de ser um reencontro. Porque nos vimos e ouvimos. Só faltou um abraço, um abraço físico, que ficou para um não tarda nada.

E eu, esse momento em que nos estávamos a ver e a falar no computador, também o registei.
Fica aqui esse momento. E, como disse, o outro, o do passado.
Para que me possam acompanhar na alegria sentida do antes e do depois.

Ontem, em Bissorã. À esquerda o João Rebola, à direita o Vilas Boas, ao meio, com sentimento, eu a cantar.

Hoje, nós a falarmos no Skype. À esquerda o Vilas Boas, á direita o João Rebola, eu, escondido no canto inferior direito.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 24 DE AGOSTO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11974: Furriel enfermeiro, ribatejano e fadista (Armando Pires) (8): Ainda Bula, 1969: Fotos do meu álbum

5 comentários:

Alfredo Miranda disse...

É lindo essas tus frase amigo Pires eu tambem espero dar-lhe um abraço dentro em breve so faltava entroduzir aó o Miranda xau

Hélder Valério disse...

Caro Armando

Acho que já há algum tempo perseguias uma situação destas e já não é a primeira em que a tua busca insistente das 'ligações ao passado' acabem por ter êxito.

Sei, porque falei contigo 'ao vivo' num almoço da "Tabanca da Linha", como estas coisas são importantes para o teu bem-estar emocional.
Por isso, fico contente por ti, porque sei, e isso percebe-se bem do texto enviado, como este completar das peças do puzzle da memória te deixam empolgado.

Procura que acharás!

Abraço
Hélder S.

Hélder Valério disse...

Caro Armando

Acho que já há algum tempo perseguias uma situação destas e já não é a primeira em que a tua busca insistente das 'ligações ao passado' acabem por ter êxito.

Sei, porque falei contigo 'ao vivo' num almoço da "Tabanca da Linha", como estas coisas são importantes para o teu bem-estar emocional.
Por isso, fico contente por ti, porque sei, e isso percebe-se bem do texto enviado, como este completar das peças do puzzle da memória te deixam empolgado.

Procura que acharás!

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Armando

O teu relato, é o sentir
da alegria de encontrar velhos camaradas, daqueles tempos...
Aliás é nesse estado de espirito, que nesses encontros, tenho a esperança de encontrar "algo",que me ligue á Guiné.
Felizmente tenho conhecido "manga" de pessoal porreiro, onde estás incluído(falta ires ao Couço)
Um abraço. Jorge Rosales

Luis Faria disse...

A.Pires
Fico muito contente por teres conseguido este reencontro.Sente-se bem a tua alegria,a tua emoção.ès...TU

Abraço

Luis Faria