sábado, 10 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11926: In Memoriam (157): Luís Filipe Borrega - † 10 Agosto 2013, ex-Fur Mil Cav MA da CCAV 2749/BCAV 2922 (Piche, 1970/72)

CADA VEZ SOMOS MENOS

LUÍS FILIPE BORREGA

Ex-Fur Mil Cav MA da CCAV 2749/BCAV 2922 - Piche, 1970/72
N. 27 de Setembro de 1948 - † 10 de Agosto de 2013

É uma frase que nos arrepia ”Cada vez somos menos”. Ainda estamos a recuperar da notícia do falecimento do Manuel da Silva Marcelino e acabamos de saber, pela página do facebook: Voz dos Combatentes, que o nosso Camarada Luís Filipe Borrega, faleceu hoje, dia 10 de Agosto, por volta das 10H30, vítima de problemas cardíacos. 

Era um tabanquista de peso, colaborador e habitual comentador deste blogue, tendo enriquecido sobremodo este nosso virtual “aquartelamento” brindando-nos e legando-nos o seu valioso testemunho em vários postes, que podem ser vistos clicando no seguinte link: 
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Lu%C3%ADs%20Borrega

A propósito, pessoalmente, gostei muito de uma sua mensagem que muito diz do seu grau de camaradagem e amigável personalidade, publicada em 26 DE OUTUBRO DE 2009 > Guiné 63/74 - P5161: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (11): Operação Tripas na Cidade Invicta (Luís Borrega)

Em nome dos editores e demais Camaradas desta imensa tertúlia, resta-nos endereçar à enlutada família, esposa e filhos, as nossas mais profundas condolências e sentidos pêsames.

2. Comentário do editor: 

Vamos endereçar uma mensagem aos Camaradas desta tertúlia dando conhecimento da infausta notícia, sensibilizando também os camaradas de Setúbal e Arredores que tenham oportunidade de estar presentes, compareçam nas cerimónias fúnebres deste nosso camarada: Luís Borrega.
____________

Nota de M.R.: 

Vd. último poste da série em: 


34 comentários:

Juvenal Amado disse...

Notícia lamentavel que acabamos de receber.

O Luís também prestou seviço no 3872 em Galomaro de onde o conhecia e era menbro do grupo Galomaro, Destino e Passagem.

Há família e amigos apresento os meus mais sinceros sentimento pela perda que ele representa.

Descança em Paz

Torcato Mendonca disse...

É uma noticia muito triste e, para mim, inesperada.
Os meus sentidos pêsames á família.

Descansa em Paz Camarada.
O meu abraço fraterno. T.

manuel carvalho disse...

Não conheci pessoalmente o meu camarada Luis Borrega, ele era da fornada a seguir à minha, eu era de 68/70 e ele 70/72, mas julgo que tinha-mos pelo menos uma coisa em comum, ambos gostava-mos de fazer e comer petiscos.À sua familia apresento as minhas sentidas condolências.Que descanse em Paz.

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

De: Augusto Silva Santos

Porra!!!...
Desculpem-me a expressão...
Já não volto mais a combinar seja com quem for um possível encontro.
Faz já algum tempo, através do nosso blog, encetei contacto com o Daniel Matos (ex-camarada em Santarém e Tavira) porém, passado algum tempo, viria a falecer sem que tivesse sido possível concretizar o encontro que havíamos combinado.
Também há algum tempo, após ter conhecimento que o Luís Borrega vivia no Pinhal Novo e que estivera em Piche, na CCav.2749, unidade para onde fui mobilizado em rendição individual para render o malogrado Fur.Mil. Armindo André, mas para onde nunca chegaria a ir, combinámos um possível encontro (palavras suas: - "quando as bolanhas estiverem mais secas"), razão pela qual não chegámos a "vias de facto".
Agora acontece isto...
Por norma não sou supersticioso, mas começo a ficar preocupado.
Descansa em paz camarada...
Por certo um dia havemos de nos encontrar.

Luís Graça disse...

Veja-se a V (e última) parte do seu "dicionário português/fula"...

Não conheci pessoalmente o Luís Borrega, mas sempre tive por ele muito apreço...É mais um bravo que nos deixa!

Sobre ele escrevi:


(...)"V (e última) parte da lista de vocábulos em idioma fula (e respectiva tradução em português) , recolhidos em resultado de conversas com o seu amigo Cherno Al Hadj Mamangari, que vivia em Cambor, a nordeste de Piche. Como já foi dito, o título Al Hadj é dado ao crente muçulmano, depois de regressar da sua peregrinação a Meca.

Obrigado, Luís Borrega, camarada e amigo! O teu esforço por tentar comprender o outro (neste caso, os fulas, que eram e são um dos principais grupos étnico-línguísticos da Guiné-Bissau) é, só por sim, um gesto de grande abertura de espírito, de recusa do etnocentrismo, e sobretudo de ternura.

Bem hajas! Espero que a tua recolha (que não obviamente não tem a pretensão de ser um dicionário...) possa ser útil a muita gente, os nossos camaradas que voltam à Guiné em 'turismo de saudade', os nossos antigos camaradas fulas que vivem em Portugal, os seus filhos e netos, nascidos em Portugal (que estão em idade escolar, e que já não sabem ao idioma dos seus pais e avós)... Todos os idiomas do mundo fazem parte da riquíssima diversidade cutural da humanidade, diversidade que devemos conhecer, apreciar, manter e preversar... Por que só há uma terra, só há um raça humana... LG

Lamento muito a sua morte precoce. Um xicoração para a familia.


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2009/02/guine-6374-p3885-dicionario-fula.html

Henrique Cerqueira disse...

Aos Familiares e amigos assim como a todos os camaradas da Guiné.Os nossos sentidos e verdadeiros sentimentos pela morte do nosso camarada Luís Filipe Borrega.Até um dia camarada.
Henrique Cerqueira e Ni

José Marcelino Martins disse...

Ainda não refeitos de uma "partida repentina e inesperada" e eis-nos a tomar conhecimento de outra.

Estamos perante uma "mobilização geral" que não olha à idade dos mobilizados, nem permite qualquer preparação: a roleta pára e tem de avançar o Escolhido.

Todos iremos, e as nossas unidades voltarão a estar completas, mas para missões de paz.

As minhas sinceras condolências à familia. Sei bem o que é ver partir alguem próximo e, estou certo, de que finalmente encontrará a paz interior que busca, desde que deixou a guerra.

José Botelho Colaço disse...

Perde-se o amigo que por motivos a que somos alheios não cheguei a conhecer pessoalmente.

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Fiquei siderado por esta triste notícia, um habitué de vários trabalhos no blogue. Sentidas condolências à família enlutada por esta grande perda.

Sousa de Castro

Álvaro Vasconcelos disse...

Há família enlutada os sinceros sentimentos e muita coragem para enfrentar a dor do desaparecimento que é uma perda que lamentamos.
Nascemos no mesmo ano da primeira metade do século passado (1948) e no CTIG,fomos da mesma "remessa (70/72)!
Um ATÉ BREVE Camarada!

admor disse...

Carago, Camaradas,

Isto assim começa a ser muito duro de roer.
É muito seguido, não dá tempo de recuperação e ainda por cima rapaziada mais nova.

Os meus sentids pesâmes à familia e aos amigos.

Um grande abraço e um até sempre camarada.

Adriano Moreira

Anónimo disse...


Os meus sentidos pêsames à família e aos amigos
Descansa em PAZ
Artur Conceição

Manuel Resende disse...

Desejo a toda a família, amigos e demais pessoas da sua intimidade as minhas sinceras condolências.
Que a sua alma descanse em paz.

Manuel Resende

Manuel Resende disse...

Desejo a toda a família, amigos e demais pessoas da sua intimidade as minhas sinceras condolências.
Que a sua alma descanse em paz.

Manuel Resende

joaquim disse...

VAMOS PARTINDO

Vamos partindo
e Portugal fica mais pobre!

Vamos partindo
e a amizade e lealdade
ficam mais desconhecidas!

Vamos partindo
e o altruísmo e a sinceridade
vão desaparecendo!

Vamos partindo
e a África fica mais pobre,
porque vão desaparecendo aqueles que a conhecem!

Vamos partindo
e connosco parte a liberdade
de ser e parecer o que se é!

Vamos partindo
e a gesta portuguesa
vai findando a sua história!

Vamos partindo
e apenas nós choramos
porque os outros nem nos querem conhecer!

Vamos partindo
mas um dia voltaremos
quando Portugal for Nação
porque então recordaremos
aqueles que foram mais longe que a morte
grandes na sua pequenez
abandonados à sua sorte
mas teimando em cada momento
ter alma e coração
gritando aos sete ventos:
eu não morro,
porque eu sou Português!


Marinha Grande, 10 de Agosto de 2013
Joaquim Mexia Alves

Na morte de mais um combatente, o Luís Borrega.
Paz à sua alma.
Paz aos nossos corações.

Torcato Mendonca disse...

Olá Joaquim; li e senti fortemente as tuas palavras.
Estou contigo amigo e,com estas palavras, mais sentimos, mais nos irmanamos com os que ainda estão e os que desta vida se afastam. São, assim o sentimos hoje como se fosse outrora, serem bocados que de nós se apartem.
Por nós esperando?Não o sei...
Um abração Do T.

Anónimo disse...

Para a família enlutada as minhas condolências.
BS

Tony Borie disse...

Nós combatentes, vamo-nos libertando.
Talvez nunca nos tivéssemos encontrado em vida, Luis Filipe Borrega, mas com toda a certeza que nos vamos encontrar lá, um dia destes.
Até lá, que descanses em paz, já chegou de guerra.
Eu, por enquanto, ainda vou respirando, portanto ainda vou tendo o privilégio de poder apresentar os mais sinceros sentimentos à tua família, meu valoroso companheiro e combatente.
Tony Borie.

Anónimo disse...

O poema de Joaquim Mexia Alves diz mais do que eu saberia dizer.
As minhas condolências.

jteix disse...

Olho para a fotografia e nem quero acreditar, ainda à três dias, ele mesmo tinha expressado os sentimentos pelo falecimento de Manuel Marcelino Martins!
Como é isto possível... que raio de vida esta!
Até sempre camarada
Os meu sentimentos à famìlia.
jt

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Quando recebi a mensagem do Luís Encarnação, nosso camarada da Guiné, pertencente a um das Companhias do BCav 2922, que ainda não pertence ao Blogue, embora o acompanhe e já tenha estado num dos almoços da "Tabanca da Linha", não quis acreditar. Tal como refere o Torcato, totalmente inesperado.

Existem no Blogue já uma 'multidão' de elementos e para todos acabamos por ter um carinho e uma consideração particular mas é inquestionável que acabamos sempre por nos identificar mais com uns do que com outros. O Luís Borrêga é um desses casos.

Estivemos juntos na recruta. No 1º Ciclo do CSM em Santarém, no 3º Turno, em Julho de 69, no mesmo Esquadrão, aliás conjuntamente com o Encarnação e com o citado Armindo André, entre outros.

Voltámos a encontrar-nos em Piche. Não me recordo se nos chegámos a ver depois em Bissau. Mas agora, nos últimos anos, mercê do nosso Blogue, voltámos a reatar o relacionamento.

O Luís dizia-me sempre que na Guiné tinha 'fintado' o encontro com a "senhora da foice" por três vezes. Numa delas estava perto dele (embora ele na caserna onde se deu o rebentamento e eu do lado de fora)e que antecedeu a malfadada operação "Mabecos", de que já falei.

O Luís passou a ser, não o único, mas um grande impulsionador das "operações" de 'ataque à mesa' que envolviam alguns dos amigos que estiveram em Piche e que acabou por dar origem à "Tabanca de Piche e Arredores" com página no Facebook.

Sempre bem disposto, com grande sentido de humor, capaz de brincar e 'aguentar' as brincadeiras, principalmente com o Encarnação em que às vezes pareciam os 'velhos dos Marretas', o Luís ao partir deixa um grande vazio.

Primeiramente para a família (e aqui quero lembrar que num dos nossos encontros/almoços o Luís foi inexcedível de atenção e cuidados com a minha mulher que tinha estado a fazer exames que levaram à intervenção num rim, e tratava-a sempre por 'mulher grande'), depois para os amigos que, creio, são muitos e de várias 'origens'.

Diz o Manuel Carvalho que tinham em comum o gosto por 'fazer e comer petiscos'. É verdade, podes crer.

Augusto, não te deixes levar pela superstição, mas realmente esse tipo de linguagem é mesmo própria dele, andava sempre com essas referências linguísticas. Tentou aprender com a população e adorava que lhe dissessem que era mais fula que qualquer outro do Batalhão.

O seu trabalho sobre o que pode ser um esboço de 'dicionário fula-português' que o Luís Graça respigou é bem ilustrativo do que acima escrevi.

Para não me alongar mais não posso deixar de salientar a excelência do poema/homenagem do Mexia Alves. Diz tudo e é tudo verdade. Verdade crua mas verdade.

Estou muito triste.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Sinto muito.

Felismina

Amsoares disse...

As minhas condolências aos familiares deste nosso camarada.

Paz à sua alma. Que descanse em PAZ.

Artur Soares

manuel maia disse...

PARA A FAMÍLIA ENLUTADA VAI O MEU MAIS PROFUNDO SENTIMENTO DE PESAR.
ATÉ SEMPRE, LUÍS!
mm

Anónimo disse...

Mais um amigo que parte!..
Os meus sentidos Pêsames para a sua família. Para os seus amigos, principalmente para os que mais de perto com ele conviveram, ficam as saudades as recordações bem como os testemunhos narrados, quer em prosa ou em verso, como testemunho da grande união e amizade desta grande família. Descanso eterno, para o Luís F Borrega. Mª Arminda

Anónimo disse...

Más notícias estas que se tornarão, inexoravelmente, cada vez mais frequentes. Afinal quem somos nós ? Grãos de areia que inesperados ventos sopram para ignoto lugar. Lugar onde julgo te poder encontrar, grande Borrega...um dia destes, próximo ou distante.

Um abração

Carvalho de Mampatá

Cesar Dias disse...

Para a familia do Luis Borrega o meu sentimento de pesar. ATÉ SEMPRE COMPANHEIRO.

Anónimo disse...

Acabo de ler a triste noticia de mais um camarada que nos deixa.

Que a sua alma descanse em Paz!

À família enlutada, os meus sentidos pêsames.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Foi com tristeza que li esta notícia.
Para a família enlutada as minhas condolências.
Descansa em Paz amigo.
José Câmara

Anónimo disse...

Com a morte de um Camarada,morremos

todos,um pouco.


A minha profunda Solidariedade a todos os familiares.


J.Cabral

Eduardo J.M. Ribeiro disse...

J. Cabral, nosso "alfero" disse, eu sublinho em toda a extensão esentir.

Abraço Amigo para todos e cada um de vós.

Eduardo J. Magalhães Ribeiro

JD disse...

Fiquei muito desagradavelmente surpreendido com a informação do meu mail.
Conheci muito mal o Luís Borrega que integrou o Batalhão de Piche onde alinhei durante seis meses. Foi aqui no blogue que nos encontrámos por via do Costa, e com ele estive num animado almoço em Lisboa.
Subscrevo a conclusão do Jorge Cabral, e também apresento os meus sentimentos à família.
JD

Anónimo disse...

Infausto acontecimento, cada vez mais frequente, na nossa faixa etária.Grato a vós todos, na tua pessoa, pelo conhecimento que me foi dado.

Na minha linguagem de marinheiro, estamos todos no cais, na bicha para o embarque da última comissão desde o dia em que viemos a este mundo.

Sem possibilidades de fuga do portaló de entrada para "objectores de consciência, "refractários" ou "desertores". Vamos mesmo todos ser arquivados, de forma rigorosamente igualitária, sem a interesseira e deformada mentalidade do Homem que a todos pretende atribuir diferentes classificações.

Nós todos, e no meu caso alinho-me orgulhosamente por esse meu passado, como Combatentes do Ultramar.

Que repouse em paz o Luis Filipe Borrega e um abraço fraterno a toda os Familiares e Camaradas. Também fui um deles...

Abraço, para todos os Tertulianos.

M. Lema Santos

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caros camaradas

Informo todos os interessados que o funeral do nosso camarigo Luis Borrega se realiza amanhã terça feira dia 13/08 pelas 15H00 para o crematório da Quinta do Conde. O corpo estará em câmara ardente no mesmo dia de manhã na casa mortuária da Igreja do Pinhal Novo.......

Mário Pinto