domingo, 4 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11904: O pós-Guiné (Veríssimo Ferreira) (1): A minha cicatriz, resultante do corte do cordão umbilical, está cheio de cotão

1. Em mensagem do dia 31 de Julho de 2013, o nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422 / BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67) enviou-nos o primeiro episódio do seu Pós-Guiné, que esperamos nos traga ironia e humor, mesmo tratando um assunto muito sério como se adivinha. 


O PÓS-GUINÉ 65/67

1 - A MINHA CICATRIZ, RESULTANTE DO CORTE DO CORDÃO UMBILICAL, ESTÁ CHEIA DE COTÃO

E ao pisar o cais de desembarque, plagiei e gritei: 
- Mulheres... cheguei. Regressei à minha terra e para o anterior emprego de funcionário público. 

E na viagem nocturna em comboio correio, (que demorava seis horas para chegar ao destino), devidamente acompanhado pela minha mulher, que me fora esperar, aconteceu mais uma cena de solidariedade linda que conto, porque digna de se saber.

Então lá vai:

O revisor, que me afirmara ter um filho na Guiné, quando ao picar dos bilhetes da 3ª classe (bancos em madeira) apercebeu-se que eu havia chegado da guerra e convidou-me para mudar para a carruagem da 1ª, qu'até cama tinha e comprometeu-se a acordar-nos quando estivéssemos próximo da Ponte de Sôr (como se eu fosse dormir numa cama daquelas e embalado que seria pelo solavanquear... também resultado, das rodas quadradas do TGV d'então.

Surpreso fiquei pela amabilidade, fui... ai nanas !!! Quem não iria?

************ 

E assim se passou um ano, naquele ramerrame, com as sem jeito, mas costumadas conversas de café.
No fundo, começava a sentir a saudade dos "meus" da 1422.
E que falta me fazia, aquela adrenalina anterior... a alegria do "acordar" e de continuar vivo...
E que falta me estava a fazer aquela camaradagem que houvera tido e que sabemos quão boa e saudável.

Numa tentativa de alterar qualquer coisa que ainda nem sabia bem o quê, consegui emprego na capital do Império, onde amenizei saudades conversando com a rapaziada amiga e com quem convivera a maior parte dos meus melhores 40 meses da minha vida.

Aqui, Restauradores em Lisboa, acabei por me envolver de novo com tudo o que se ia passando, por lá longe. Primeiro, pelos contactos que começaram a acontecer com os ex-soldados Domingues, Soares e Lavado, com o ex-1º Cabo Fernando Nascimento da minha Secção de Morteiros 60, com o ex-fur. mil. Raul Durão (almoçámos todos várias vezes), com os ex-alf. mil's Macedo e Simões, mensalmente, com o Gualter, com o Formigo (estes dois também ex-furriéis) e mais ainda com alguns camaradas doutras companhias chegantes e com quem ia acabando por me actualizar.

E foi assim que soube do desaparecimento físico, na estrada do Pelundo para Jol*, dos nossos homens (sete ao todo), que desarmados, foram cruel e barbaramente assassinados a sangue frio...
E foi assim que tomei conhecimento da operação a Conakry, que tanto me enche, ainda hoje, de orgulho.

E foi assim, que soube da morte do Amílcar Cabral, cuja causa ainda hoje não esclarecida, embora a versão à época, seja bem diferente das que, de quando em vez por aí circulam.

Elucidado fui mais tarde, do porquê de nos chamarem "Brancos" e refiro-me particularmente aos felupes e futa-fulas com quem convivi no K3, pois que e quanto aos outros chamavam russos, americanos, suecos, e por aí fora. Compreendia finalmente, que aquela generosidade, apenas queria dizer que nos consideravam a raça superior.

************ 

Nem tudo era fácil e lembro-me até daquele dia a que fui assistir à estreia do filme Apocalipse Now, ali no cinema Monumental, e embora posteriormente já o tenha visto... revisto e revisto, na altura saí da sala, enervado, tremente e passados que foram os primeiros dez minutos projectados.

Apanhado pelo clima? Quem disse?

Mas a alegria também aconteceu, como naquela vez que recebi uma carta do Batalhão de Caçadores 1 e pensei cheio de fé que me estariam a convidar de novo a integrar as fileiras (era normal então voltar ao combate, até que fizéssemos 45 anos de idade), mas não... apenas me informavam que havia sido promovido a 2º Sargento.

Como atrás refiro, ia entendendo que tudo estava a mudar para pior para as NT, que agora combatiam ainda e se possível mais aguerridamente, um IN porém mais municiado, com a ajuda de países que ainda agora alguns põem nos píncaros, esquecendo que foram estes os causadores de muitas vidas desfeitas.

Posteriormente, não me foi fácil também, aceitar o acolhimento em Portugal, dalguns exilados chefes inimigos, principescamente recebidos e alguns até desdenhando publicamente das nossas tropas, quando em solo nacional estavam a beneficiar de benesses que deveriam antes, ser concedidas àquelas etnias guineenses que combateram do nosso lado.

Como Portugueses que foram, eram e continuariam provavelmente a gostar de ser, deveriam ter sido melhor tratados.

(Continua)
____________

OBS:
(*) Jol - o mesmo que Jolmete
Negritos e itálicos da responsabilidade do editor
Emblema da CCAÇ 1422 da coleçção do nosso camarada Carlos Coutinho
O editor
____________

Nota do editor

Vd. série anterior de Veríssimo Ferreira: "Os melhores 40 meses da minha vida

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Ora bem, caro Veríssimo, vamos lá tratar de tirar esse cotão.... já é tempo, homem!

Pois é claro que o regresso, os regressos, não foram fáceis, nada fáceis mesmo. Todos diferentes, para cada um, mas muito semelhantes em vários aspectos. Talvez até por motivos diferentes mas as dificuldades, essas, existiram mesmo.

Neste teu relato mostras vários aspectos curiosos, como por exemplo a solidariedade impulsiva do revisor, mas que creio, a esta distância, no tempo e no espaço, que, naquela época não seria tão estranha assim. Havia solidariedade, sim senhor!

Depois, referes o teu 'desencaminho' para a capital do Império e os contactos que refizeste. Nesse aspecto tinhas mais referências que eu, já que fui em 'individual'.

Quando regressaste ainda a guerra estava em desenvolvimento. Quando voltei, em Novembro de 72, tive oportunidade de dizer ao meu substituto que 'estava contente por me vir embora, já tinha a comissão concluída, o meu dever cumprido, etc. e tal (aqui mete umas considerações patrioteiras que ficam sempre bem nestas circunstâncias...) mas que tinha imensa pena por saber que ele ia para a 'liquidatária' e eu tinha pena disso porque nessas circunstâncias ainda poderia ficar com um dos belos gravadores que tínhamos lá na "Escuta". E não é que foi verdade mesmo? Ele tinha chegado no final de Outubro de 72 à 'província' e regressou antes dos 24 meses (que era o que naquele tempo fazíamos...).

Depois, no teu relato, falas, por saltos no tempo, de vários acontecimentos que nos iam chegando ao conhecimento e relembras a dificuldade em aceitar sem reagir ao filme "Apocalipse Now". Sim, concordo contigo, só quem não participou ou esteve perto de situações com alguma semelhança podia 'apreciar' o filme como um entretenimento. Esse filme foi já de 75 ou mesmo de 76, se não erro.

Mas, para além disso tudo, o que mais importa é aquele aspecto que tu mesmo referes de "acordar e continuar vivo". Isso sim.

Abraço
Hélder S.

tony Borie disse...

Olá Veríssimo, bem vindo.
Desde a oferta do "revisor" amigo, ao "Apocalipse Now", simplesmente gostei.
Um abraço e espero a próxima.
Tony Borie.