terça-feira, 30 de julho de 2013

Guiné 63/74 - P11888: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (13): Fotojornalista famoso, Daniel Rodrigues, prémio 'World Press Photo 2013', quer fotografar alguns de nós, antigos combatentes, nos sítios originais onde tirámos as nossas melhores fotos no tempo da guerra


Foto mundialmente famosa, tirada em Dulombi, Guiné-Bissau, em 2012, pelo Daniel Rodrigues, fotojornalista, "freelancer", natural de  Vila Nova de Famalicão, que  ganhou o "óscar" da fotografia, na categoria "Daily Life" [, Vida quotidiania], no âmbito do concurso de 2013 da World Press Photo.

Foto: © Daniel Rdorigues (2013). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem de Daniel Rodrigues, fotojornalista, com data de 26/ do corrente:

Boa tarde,  Luís Graça,

O meu nome é Daniel Rodrigues. Sou aquele jovem que ganhou o World Press Photo com uma fotografia tirada na Guiné Bissau.

Estou a preparar um projeto com ex-combatentes da Guiné Bissau. Gostaria de saber se era possível falar consigo para explicar melhor o projeto e se podia me arranjar contatos de ex-combatentes.

Cumprimentos,


2. Resposta de L.G., na mesma data:
Daniel: 

Muito obrigado pelo seu contacto. É uma honra poder acolhê-lho na nossa Tabanca Grande. Terei muito gosto em apresentá-lo. E se aceitar o convite,  isso facilita contactos e abre portas. Você já é "um dos nossos", ou seja, um amigo da Guiné. Fique com os meus contactos e telefone-me (...)


3. Mensagem do Daniel Rodrigues, com data de hoje:

Olá Luís,

No seguimento da nossa conversa ao telemóvel,  envio a fotografia [, premiada,] e o texto para você publicar no blogue  e assim conseguir o máximo de ex-combatentes para o projeto.

Eu escrevo um texto pequeno e depois assim os interessados podem me pedir directamente as informações.

Apresentação do autor e do projeto:

O meu nome é Daniel Rodrigues. Sou aquele jovem que ganhou no início do ano o mais prestigiado concurso de fotografia do mundo, World Press Photo, na categoria vida quotidiana com uma fotografia que tirei durante uma missão humanitária, Missão Dulombi, no ano 2012 na Guiné Bissau mais concretamente em Dulombi
.
Desde do ano passado que fiquei com o "bichinho" da Guiné e quero lá voltar. Principalmente agora depois do prémio. É por isso que o meu próximo projeto vai ser na Guiné. E vou precisar da vossa ajuda. 

A ideia é reunir o máximo de ex-combatentes, que tenham tirado lá uma foto e voltar à Guiné para voltar a tirar exactamente a mesma foto passados esses anos todos. 

É um projeto pessoal que depois daria numa exposição e,  quem sabe,, um livro. O projeto é para ser realizado em Outubro e/ou Dezembro. 

Os interessados em participar neste projeto podem entrar em contacto comigo através do meu email: 

mail.danielrodrigues@gmail.com 

ou através do meu telemóvel:  913057599.

Muito obrigado. Cumprimentos, Daniel Rodrigues

Contactos:

www.danielrodriguesphoto.com

https://www.facebook.com/danielrodriguesphoto

mail.danielrodrigues@gmail.com

telemóvel: +351 913057599


4. Comentário de L.G.:

O nosso blogue é hoje uma importante fonte de informação e de conhecimento para todos nós, portugueses, guineenses, caboverdianos e outros, lusófonos e não lusófonos,  combatentes e não combatentes, familiares, estudiosos, investigadores, público em geral... 

É já um repositório, valioso, talvez único (pela quantidade e qualidade da documentação publicada, desde testemunhos pessoais a vídeos, de histórias de vida a fotografias, sobre a guerra colonial na Guiné e a Guiné do tempo colonial, abarcando grosso modo o período de 1961 a 1974, mas também sobre a Guiné-Bissau de hoje, país lusófono que acarinhamos e cujo povo procuramos ajudar, fraterna e solidariamente, na medida das nossas possibilidades).

A proposta do Daniel Rodrigues parece-me magnífica, original e entusiasmante: (i)  selecionar fotos do nosso passado de combatentes;  (ii)  voltar lá, ao antigo TO da Guiné, 40, 50 anos depois;  e (iii) fotografar os mesmos protagonistas nos mesmos lugares...

Ele falou-me, ao telefone, com o entusiasmo próprio do jovem e talentoso fotojornalista para quem se começam a abrir portas, depois do prémio da World Press Photo 2013. Não discuti com ele pormenores de lana caprina. Mas alguns têm de ser esclarecidos: por ex.,  não sei quais são os critérios de seleção das fotos antigas que ele vai usar (se é que já os definiu); há muitos sítios e instalações que não já existem (por ex., Gandembel) ou foram transformados (por ex., Guileje)...

Acabei agora mesmo de esclarecer, ao telefone,  mais alguns pontos: (i) os interessados serão voluntários que irão integrados na próxima Missão Dulombi, deslocando-se uns de jipe, e outros de avião (TAP);  (ii) todos os pormemnores (deslocação, estadia, etc.) serão discutidos, caso a caso, por telefone ou mail, com ele, Daniel Rodrigues; e (iii) está a negociar também patrocínios e outros apoios para este projeto e esta missão, não podendo (nem querendo agora) entrar, aqui,  em promenores sobre a parte logística da operação.

O que ele pede é que, da nossa parte,  haja voluntários, de preferência autores de  algumas das fotos mais emblemáticas do nosso blogue. Numa segunda fase, haverá que negociar a cedência de direitos de autor para uma eventual exposição e/ou publicação em livro, reunindo as fotos de ontem e de hoje. 

Gostaria, desde já, que o Daniel Rodrigues passasse a integrar a nossa Tabanca Grande e esclarecesse eventuais dúvidas dos potenciais interessados em participar neste projeto (incluindo a deslocação à Guiné-Bissau). Para esse efeito, devem desde já contactá-lo através do seu endereço de email:

mail.danielrodrigues@gmail.com 

ou através do  telemóvel:  913057599.

 Quanto aos nossos camaradas da Tabanca Grande, autores de fotos publicadas no blogue, só podemos contar com a sua melhor atenção, colaboração, camaradagem e generosidade em relação a este projeto que, pensamos nós, é também do nosso interesse e do interesse geral.

4 comentários:

Luís Graça disse...

Leio na página do Facebook, da Missão Dulombi, notÍcia de hoje:



Voltamos a casa. Nos próximos dias publicaremos imagens, relatos e informações sobre a visita ao NAD - Mauritânia.

A partir de hoje, começamos a preparar a missão à Guiné-Bissau (NOVEMBRO).

Qualquer informação sobre essa viagem, por favor contactem-nos:

missaodulombi@gmail.com

https://www.facebook.com/missaodulombi.pt



Missão Dulombi

A Missão Dulombi é uma organização sem fins lucrativos, de ajuda humanitária à Guiné-Bissau.

Focamos a nossa actividade nas aldeias de Dulombi e Galomaro, locais onde a presença dos portugueses deixou marca na altura colonial.

Página: 4.013 gostam disto

Luís Graça disse...

DANIEL RODRIGUES
eis o que diz o "site" da World Press Photo sobre o nosso jovem Daniel Rdorigues:

(...) Daniel Rodrigues, fotojornalista, Portugal

Depois de se formar no Instituto Português de Fotografia em 2010, Daniel Rodrigues trabalhou como fotojornalista para um jornal diário Português e Free Imagens globais, uma agência de fotografia.

Desempregado desde setembro de 2012, ele fez sua primeira foto premiada durante uma missão humanitária à Guiné-Bissau.

http://www.worldpressphoto.org/people/daniel-rodrigues


FUTEBOL NA GUINÉ-BISSAU

03 de marco de 2012

Dulombi, Guiné-Bissau
Jovens jogam futebol em um campo que fazia parte de um quartel militar, na aldeia de Dulombi, Galomaro, Guiné-Bissau.
O quartel abrigou membros do exército Português, antes de Guiné-Bissau ganhou sua independência em 1974.

O futebol é o esporte amador mais popular do mundo, e algumas das estrelas da África do esporte começaram suas carreiras em apenas esses ambientes informais.

http://www.worldpressphoto.org/awards/2013/daily-life/daniel-rodrigues

Torcato Mendonca disse...

Olá Luís Graça
Ainda não estou ON...estou a sair do OFF.
Foi quase um mês fora do "circuito". Ontem já falei com o Carlos Vinhal e tento arrumar, além dos obrigatórios, os "postes" do Blogue, comentários e e-mails.
Os do Blogue são uma resma e os restantes estão seleccionados...por alto. Vai com calma e não esqueci a tal lança afiada.
Quanto á foto do Daniel Rodrigues já falei nela com o Luìs Dias, se me não engano, ou com outro "Dulombi".Além disso tenho o Blogue do Daniel na minha "Pasta Fotografia". Acho a ideia gira, como giro seria fotografar os meninos de Candamâ e outros das Fotos Falantes e outras que nem sei aonde estão (disco externo? Talvez.)São do Blogue claro e tiradas por mim.
Escrevi porque estas fotos do Dolombi me impressionaram e trouxeram-me, com emoção, outras aqui saídas e a questão: quantos meninos que demos aulas, alguma comida, ensinamentos etc estarão vivos? Agora vou fechar isto e tentarei ver da varanda as estrelas...Abraço Camarada T. .....ainda doi, não é?...Vidas!!!!

Joaquim Tinoco disse...

Sou o ex- Alf Mil. Joaquim Passos Tinoco, da 1ª C.Caç. 4518/73, no Dulombi. Tenho acompanhado a Missão Dulombi, com a qual vou colaborar, já em Novembro, enviando a minha biblioteca pessoal para aquela aldeia da Guiné Bissau, onde fiz a minha comissão de serviço. Estou também a acompanhar a proposta do meu conterrâneo, o fotógrafo Daniel Rodrigues, pois gostava de tirar uma foto na antiga parada do Dulombi, onde ainda existe em ruinas, o monumento aos mortos, junto ao qual tenho uma fotografia, tirada em 1974.