segunda-feira, 3 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11668: Blogoterapia (227): É por tu que se entendem os tabanqueiros (Joaquim Cardoso)

Penafiel - Jardim do Sameiro
Com a devida vénia ao site da CM


1. Mensagem do nosso camarada Joaquim Cardoso (ex-Soldado de TRMS do Pel Mort 4574, Nova Lamego, 1972/74), com data de 31 de Maio de 2013:

Caríssimos amigos,
Luís Graça e Carlos Vinhal:
Dando cumprimento à regra, (é por tu que se entendem os tabanqueiros), escrevo com o total à-vontade que por vós me foi dado, para agradecer terem-me aceite como novo tabanqueiro*.
O meu muito obrigado a todos.

Dirijo-me agora ao Luís Graça para dizer que fico contente em saber que conhece e gosta de Penafiel. Não é a minha verdadeira terra, (nasci em Carvalhosa-Marco de Canaveses) mas, vivendo há cerca de 37 anos em Castelões-Penafiel, (Terra do Zé do Telhado!) e, sendo estas duas freguesias separadas apenas pelo pequeno rio Odres, é propriamente a mesma coisa.

O conteúdo seguinte é para o C.Vinhal
Compreendo a frustação de quem, tem por norma estar sempre atento ao "serviço," perca de vista algo que, não sendo nada de especial, lhe tenha passado despercebido. Porém, o simbolismo do velhísssimo episódio de Egas Moniz a que recorreste, trazido ao caso, só se tornaria aceitável por mim se invertidas as personagens, ou seja: tu o rei Afonso VII de Castela e eu, Egas Moniz aio do primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, que já de corda ao pescoço, te dava toda a liberdade para a apertares, não como resgate da falta à palavra dada mas sim, como merecido castigo de ter sobrecarregado com mais trabalho alguém já de si muito carregado.
Peço desculpa a todos, especialmente aos professores de história que certamente na tabanca os haverá, por estar a brincar com coisas sérias mas, aproveitei o momento para exercitar a minha fraca memória.

Mudando para outros assuntos, quero também agradecer o facto de teres enviado o meu primeiro mail ao amigo A. Santos que prontamente me ligou e com muito entusiasmo trocamos as primeiras impressões. Falámos dos convívios para nos encontrarmos, mas desta vez não me é possível por motivos que lhe expliquei. Ficará para outra vez.

Aproveito para dizer que tenciono brevemente escrever a minha historieta militar para vos enviar.

E por hoje acho que chega de conversa.
Despeço-me com um abração para todos não esquecendo os amigos José Saúde e José Colaço que me enviaram e-mails de felicitações pela minha entrada na tabanca.

Até breve.
J.Cardoso
____________

Nota do editor

(*) Vd. poste de 29 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11651: Tabanca Grande (401): Joaquim Moreira Cardoso, ex-Soldado TRMS do Pel Mort 4574 (Nova Lamego, 1972/74)

Último poste da série de 10 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11368: Blogoterapia (226): Aos 60 regressam em força as amizades, principalmente entre combatentes (Joaquim Mexia Alves)

Sem comentários: