quarta-feira, 29 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11651: Tabanca Grande (401): Joaquim Moreira Cardoso, ex-Soldado TRMS do Pel Mort 4574 (Nova Lamego, 1972/74)

Vista aérea da tabanca de Nova Lamego

Foto: © Manuel Caldeira Coelho (2011). Todos os direitos reservados.


1. No passado dia 19 de Abril de 2013, recebemos do nosso camarada e novo tertuliano Joaquim Moreira Cardoso, ex-Soldado de TRMS do Pel Mort 4574, Nova Lamego, 1972/74, esta mensagem:

Sr. Luís Graça
Porque não nos conhecemos, tomo a liberdade de o tratar desta forma para lhe solicitar o seguinte:
- Desde há pouco tempo atrás, venho pesquisando os vossos blogs da Tabanca Grande, encontrando fotos inseridas no blog, (A.Santos Gabu Sara - Guiné-Bissau 1972/74), que me são "familiares".

A foto que retrata o Posto de transmissôes por Rádio e três militares, o que se encontra a ler algo, sou eu. Como são colegas, (entre outros), que tanto prezo e jamais voltei a encontrar, "aguçou-me o apetite" de, ( se houver lugar e mo permitirem ), entrar na vossa Tabanca, tentando desta forma alguma aproximação com amigos de longa data.

Agradeço que me informe o que se torna necessário para a minha entrada. Aproveitando a oportunidade, ficaria-lhe também muito grato que este assunto fosse levado ao conhecimento do bloguista A.Santos, soldado de transmissões do Pelotão de Morteiros 4574 já acima referido, mais o humorístico complemento.

Porque a Guerra agora é outra, disparei este pacífico foguetão que tem como único objectivo, (se explodir no local pretendido), noticiar a um amigo que não vejo há mais de 40 anos, principalmente duas coisas: 
- a primeira é que ainda sou vivo e com forças para lhe dar um abraço "do tamanho do mundo"; 
- a segunda, disponibilizar os meios através dos quais me poderá contactar, sabendo algo mais acerca deste intruso que está ansioso por lhe falar.

 Esperando ter sucesso, é tudo de momento. 
Obrigado a todos, um forte abraço e até breve.
Joaquim Moreira Cardoso


2. Cabe aqui uma lamentável nota. O camarada Cardoso nunca obteve resposta à sua mensagem porque o editor de serviço a perdeu de vista.


Zona Leste > Sector L3 > Nova Lamego > Na foto, António Santos a "transmitir" e o Joaquim Cardoso, em primeiro plano, a ler

Foto: © António Santos(2006). Direitos reservados. Legenda: CV


3. Assim, e felizmente, o Cardoso insistindo, mandou-nos esta mensagem no passado dia 27 deste mês de Maio:

Caro Sr. 
Com os meus cumprimentos envio este mail para o seguinte: 
- Há tempos atrás, ao pesquisar algo relacionado com história de Portugal, encontrei muito casualmente o vosso blog tabanca grande e, ao abri-lo, deparei-me com uma agradável surpresa! Ali são expostas entre outras coisas, fotos dos meus ex-camaradas do Pelotão de Morteiros 4574 tiradas no Gabu Sara - Guiné nos anos 1972/74 nomeadamente, o Santos, o Graça e o Vasco. 
Éramos os quatro das transmissões que, por ironia do destino, não nos vemos há mais de 40 anos. 
Com esta "descoberta" ficou-me na cabeça a ideia de um dia formalizar o pedido de entrada na vossa tabanca, o que hoje concretizo, será aceite? 
Caso afirmativo anexo duas fotos, uma antiga vestido de militar e outra actual à civil.

Segue o meu nome, residência e contactos:
Joaquim Moreira Cardoso 
Ex-soldado de transmissões de Infantaria
NM 19453071 
Residente em Castelões - Penafiel 

Aguardando notícias, renovo os meus cumprimentos e subscrevo-me 
J. Cardoso.


4. Comentário do editor

Caro camarada Joaquim Cardoso
Tivesse eu a têmpera do Egas Moniz e apresentar-me-ia perante ti com uma corda ao pescoço, mas como não sou nenhum valente nem gosto de gravata, limito-me a pedir-te publicamente desculpa por ter perdido de vista a tua mensagem de 19 de Abril, logo não te ter dado resposta.

Em boa hora resolveste insistir e agora sim vais ser apresentado formalmente à tertúlia.
Podes perguntar porque não é o editor Luís Graça a responder-te, já que até te dirigiste a ele? Respondo eu, porque, como trabalho por estes lados é coisa que não falta, tentamos distribuir tarefas e algumas funções. É suposto eu responder aos camaradas que se querem juntar a nós, só que desta vez falhei.

Acho que o António Santos, um camaradão que eu tenho o prazer de conhecer pessoalmente, vai ficar contente por te juntares a ele neste Blogue e por a partir de agora poderes participar nos Convívios do Pel Mort 4574, o próximo já no dia 1 de Junho. Espero que te tenhas já inscrito. Vê aqui, é só clicares: Guiné 63/74 - P11551: Convívios (519): 9.º Almoço de confraternização do pessoal do Pel Mort 4574/72 em Almeirim no dia 1 de Junho de 2013 (António Santos)

Se quiseres contribuir com as tuas fotos e algumas das tuas memórias escritas, manda-as para a caixa de correio do editor Luís Graça e para a de um dos co-editores, eu ou Eduardo Magalhães.

Por outro lado, se tiveres necessidade de algum esclarecimento adicional não hesites em solicitá-lo.

E por falar em esclarecimento, ficas desde já a saber que na tertúlia não há nenhuma distinção entre os camaradas, que por o serem, se tratam todos por tu.

Recebe um abraço em nome da tertúlia e dos editores.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11641: Tabanca Grande (400): Almiro da Silva Gonçalves, ex-Soldado TRMS de Inf do Pel Mort 4580 (Bambadinca, 1973/74)

4 comentários:

José Saúde disse...

Camarada, sabes que esta "bênção" do nosso blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, associando as virtualidades que este mundo tecnológico permite, abriu-nos caminhos outrora impensáveis. Levei anos procurando antigos camaradas, porém, a minha vida profissional (jornalista) não me permitia enveredar por trilhos que pareciam trancados. Agora, descoberta a nova realidade vou paulatinamente tendo contato com gentes que fizeram parte da minha - nossa - vida militar. Eu sou o Zé Saúde, furriel miliciano (ranger) que estive integrado na CCS do BART 6523, em Nova Lamego (Quartel novo). Possivelmente foste meu companheiro, uma vez que cheguei em Agosto de 1973 e abalei em Setembro de 1974. Vou ao almoço de 8 de Junho, em Monte Real. Espero encontrar-te e dissecámos esses tempos de Nova Lamego. Abraço

José Botelho Colaço disse...

Saúdo o novo camarigo Quim Cardoso mais um a juntar ao forte contingente de transmissões.

Um Alfa bravo
Colaço.

Luís Graça disse...

Joaquim, deixa lá o senhor de lado, vamos lá ao que interessa... E o que interessa é que, pela mão do nosso editor de serviço, Carlços Vinhal, já te juntaste a esta "matulagem" que andou por matos, lalas, bolanhas, rios e braços de mar da Guiné, no século passado, numa guerra que já ninguém sabe como é que começou e acabou... Espero que fiques por cá muitos e bons anos!...

Enfim, é malta que, na maior parte dos casos, já devia ter juízo, calçar as pantufas, sentar-se no sofá, bater umas valentes sonecas, fazer "zapping" no televisor, ir para o jardim jogar à sueca, mas não!... Imagina que tem o péssimo hábito de juntar pedaços de suas memórias de "meninos e moços" que saíram cedo da casa dos papás (, em muitos casos, pais e patrões, quais papás, qual carapuça!) e a quem a Páttria (ou alguém em nome dela) deu um farda verde oliva e uma G3...

Pois bem, ficamos mais ricos com a tua participação neste blogue. Senta-te aqui "c'a gente" e conta lá uma história do Gabu... Somos todos "ouvidos"... Sê bem vindo, camarada das transmissões do Pel Mort 4574, Joaquim Cardoso!...

Luís Graça

PS - GOsto da tua terra, Penafiel, rica de tradições e património... Passo por lá muitas vezes, a caminho do Marco de Canaveses... Há mais camaradas de Penafiel, atabancados.

Sotnaspa disse...

Bom dia
É com imensa alegria que vejo o teu nome e foto aqui na nossa tabanca,não sabes nem podes adivinhar o que já fiz para te encontrar, tudo começou à perto de 10 anos quando procurei de todas as maneiras possíveis para encontrar o nosso pessoal do 4574 com o pensamento em iniciar os almoços de convívio que acabou por acontecer o 1º há 9 anos.
E no sábado dia 01/06/2013 JÁ NO PRÓXIMO, vamos reunir em Almeirim.
se tivesse o teu contacto e se pudesses alinhar.
O meu Tel. é 917752813
Um grande ALFA BRAVO.