sábado, 18 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11586: Estórias cabralianas (77): As bagas da Dona Binta e os seus efeitos... secundários (Jorge Cabral)



Lisboa > 11 de setembro de 2011 > Largo de São Domingos e Palácio da Independência. Memorial às vitimas judaicas de 1506. Este é também um local de encontro dos guineenses em Lisboa.

Foto: © Luís Graça  (2011). Todos os direitos reservados.

1. Através de uma sua querida ex-aluna, Anabela Martins, chegou-nos agora mesmo um "telegrama" do Jorge Cabral,  criador dessa personagem inimitável que é o "alfero Cabral":

Amigos!

Em 14 de Dezembro de 2006, publicaram aí a minha estória “As bagas afrodisiacas do Sambaro....”, não adivinhando que quase sete anos depois, eu as voltava a encontrar através de D. Binta, no Largo de S. Domingos, à beira do Rossio.

Abraços.

P.S – ainda não arranjei boleia para o Encontro, mas estou obrigado a comparecer. 
JC


2. Estórias cabrialianas > As bagas de Bonta e os seus efeitos... secundários

por Jorge Cabral

Não sei porque razão os Guineenses escolheram o Largo de S. Domingos, para se reunirem todos os dias. Logo de manhã, chegam, conversam, discutem, compram e vendem. É um lugar recheado de História. Foi de lá que partiram os quarenta conjurados para, em 1640, restaurarem a Independência, mas foi também ali que se iniciou a grande matança de Judeus em 1506.

Deixo porém para outros a História séria, pois este velho Alfero conta é estórias...

Últimamente tornei-me um assiduo frequentador desta pequena Guiné, até porque o Beja Santos me informou que por lá parava o meu Primeiro Cabo Africano Negado Costa. A verdade é que apesar de toda a gente o conhecer, ainda não o encontrei. Pois era de Bafatá, dizem, mas agora é de Odivelas...Vou continuar a procurá-lo... e entretanto converso com quase todos. Fico a saber que há uma Discoteca em Missirá e vai ser inaugurada outra no Mato Cão, chamada “Beira Rio”.
No Mato Cão?

Num destes dias a D. Binta, que foi lavadeira da tropa e que agora,  abrigada do sol, debaixo de uma árvore, mesmo em frente da Ordem dos Advogados, vende tudo... desde cola a peixe seco, ofereceu-me umas bagas que dão grande poder e o gesto que fez, identificou o poder de que falava...

Ingénuo perguntei:
- E tem efeitos secundários?
- Até mais! - respondeu, e reparando no meu ar espantado, acrescentou:
- Mas pelo menos a segunda, é garantida!

À noite ouvindo as péssimas notícias, penso que nem com quatro milhões de conjurados restauraremos a independência e que com tantos cortes, vou ficar em regime de meia pensão. Pois é, tenho que voltar a trabalhar. E porque não na Guiné? Gerente da Discoteca no Mato Cão, claro. Escrevo ao senhor Sanhá, o dono e espero ser admitido.

Melhor velhice é difícil imaginar. E com efeitos secundários...

Jorge Cabral
_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 15 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10943: Estórias cabralianas (76): Não sei se por distracção ou por preguiça, mas esqueci-me de morrer... (Jorge Cabral)

10 comentários:

Luís Graça disse...

Ah! Ganda alfero!... Há há tempos a encontreo, no largod o Intende, à Dona Binta... Vendia mancarra e as famosas bagas...Abraço, dou-te boleia para Monte Real. LG

Torcato Mendonca disse...

Vim da Poesia da nossa amiga Felismina.

Já por aqui tinha passado e apreciado oteu escrito.

Passa a livro p.f. -Já tarada.

Esta boa disposição tem quem ser e deve ser partilhada por gente fora do blogue.

Começou bem esta minha visita matinal,,,aqui, a este lugar de encontros.

Porque é o "pessoal" - com passagem pela Guiné, assim? -não era pera doce e doce e agradáveis são os encontros...vidas...

Bom fim de semana e um abração T.

Torcato Mendonca disse...

Não é tarada é tarda!
nem quem é que..

As minhas madrugadas são um encaixar de neurónios e outras merdas desconjuntadas...e toca já o telefone,toca,toca...a toda a hora...Ab T

Anónimo disse...

Jorge

Não sei se gostei mais dos efeitos "segundários" se do regime de "meia pensão".
Já andei por lá a apreçar cola e "péticola", mas não encontrei as bagas nem a Dona Binta.
Tenho que ir lá contigo.
Abracinho.
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Pergunta um Lusitano-Lapão (O ÚNICO!):As bagas vendidas ,mesmo em frente da Ordem dos Advogados,terão algo a ver com especial procura "corporativa" dos...efeitos secundários?

jaime filipe disse...

boas tardes
é com prazer que descobri que ha ainda quem se recorde da Guiné
pelo que estive e continuarei a ler hà muitos
eu estive na Guinè de 1961/1963 no aeroporto ou seja aeroporto de Bissalanca fui um dos primeiros paras a estar por essa terra que mata de saudade.
onde parava era no café benfica ou então na praça principal fui conecido por cantor das ruas de Bissau
ha meu numero era 124/61 na base aèrea
meu nome jaimefilipe@live.fr estou na belgica/luxemburgo desde 1964

manuelmaia disse...

Viva Alfero Cabral,

Como de costume, tout court mas mordaz quanto baste.
abraço

Anónimo disse...

ParabénsJorge, é sempre bom ler tudo o que escreve.
Abraços
Filomena

Anónimo disse...

Será que a D.Binta anda a fazer concorrência desleal à medicina tradicional digo científica.

É que eu quando prescrevo Via..Lev..não garanto como efeito secundário a "segunda"..só a "primeira" e já não é mau para quem não consegue nenhuma.

C.Martins

Anónimo disse...

Medicina científica Caro C.Martins? Nos 40 graus negativos das noites no Círculo Polar..... a "TERCEIRA" é garantida pelo tradicional pó de cornos de rena moídos. Um grande abraço.