quinta-feira, 16 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11577: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (49): Respostas (nºs 105/106/107): João Ruivo Fernandes (CART 3494, Xime, dez 1972 / jan 1973; e depois, Nova Lamego, 1973/74), Juvenal Candeias (CCAÇ 3520, Cacine, Cameconde, Guileje, 1971/74); e José Figueiral (CCÇ 6, Bedanda, 1970/72)


Resposta nº 105; João Ruivo Fernandes  [ex-fur mil, de rendição individual, CART 3494, Xime, dez
1972 / jan 1973; e depois, Nova Lamego, 1973/74]

(1) Quando é que descobriste o blogue ?

Em Fevereiro de 2013.

(2) Como ou através de quem ? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada)

 Através da Internet.

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) ? Se sim, desde quando ?

Desde 12 de Fevereiro de 2013

(4) Com que regularidade visitas o blogue ? (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...)

Semanalmente.

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.) ?

Sim, vou enviar brevemente.

(6) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça] ?

 Sim, conheço.

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?

Vou mais vezes ao Blogue.

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?

 As histórias que falam dos locais que me são familiares.

(9) O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook ?

Não gosto nada de menos em especial.

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)

Não.

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?

Representa o manter viva a memória dos locais e tempos que passei na Guiné.

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais ?

Ainda não participei em nenhum.

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

Já pensei nisso mas não conheço camaradas que estivessem comigo no Xime ou Nova Lamego.

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

Penso que sim, mas eu sou um novato.

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer.

Devemos continuar a alimentar o Blogue.

Resposta nº 106 >  Juvenal Candeias
[ex-alf mil,  CCAÇ 3520, Estrelas do Sul, Cacine, Cameconde, Guileje, 1971/74]

Olá,  Luís!
Espero que estejas bem! Vamos lá vencer esta vergonhosa preguicite e, finalmente (já que não desistes!), responder ao teu questionário!



1) Descobri o blogue há cerca de 6 anos!

2) Uma cunhada terá ouvido falar da existência do blogue e, sabendo-me entusiasta das coisas e das gentes da Guiné, anotou e transmitiu-me o endereço.

3) Sou, há precisamente quatro anos, porque coincidiu com o meu 60º aniversário. [, desde 6 de maio de 2009]

4) Varia muito! Por vezes, várias vezes ao dia, outras vezes passo alguns dias, não muitos, sem por lá passar.

5) Tenho mandado alguma coisa, embora nos últimos tempos ande um pouco preguiçoso.

6) Claro que sim, e muitas vezes passo dela para o blogue.

7) Actualmente talvez.

8) Posso passar um dia no blogue a explorar sempre o mesmo tema! O facebook tem a vantagem de ires lá para qualquer outro assunto e acabares sempre na nossa página!

9) No blogue... gosto de tudo! Então? Não é um grande blogue? Verdade! O trabalho e esforço de todos que ali colaboram é demasiado bom para que me permita notar coisas menos boas! Quanto ao fb, ele não te dá para aprofundares os temas!

10) não tenho sentido essa dificuldade [, de acesso ao blogue].

11) O blogue permitiu-me, ao fim de muitos anos, escrever sobre coisas que ao longo dos anos tinha vindo a falar sobretudo com antigos camaradas e com os meus filhos, e sobre algumas de que nunca tinha falado e que estavam camufladas cá bem no fundo! Permitiu-me ainda recuperar antigas amizades e fazer outras com camaradas com quem nunca tinha falado! Enfim, permitiu-me viver e reviver Guiné! A página do facebook é, para mim, essencialmente uma via para o blogue!

12) Participei o ano passado.

13) Estive inscrito, mas a mudança de data caiu em cima de outro evento combinado há muito! Estou ainda a ver se consigo dar a volta para estar presente... e levar mais alguns!

14) Enquanto houver um ex-combatente da Guiné vivo... vai haver blogue!


Grande abraço Luís e vou ver se ainda consigo que nos encontremos no dia 8.
Enviado via iPad


Resposta nº 107 > José Figueiral [, ex-alf mil da CCÇ 6, Bedanda, 1970/72]


1) Suponho que em 2010.

2) Através de um camarada amigo.

3) Sim, desde 2010. [, membro da TG desde 8 de fevereiro de 2011]

4) Inicialmente,todos os dias. Agora, de tempos a tempos.

5) Os meus fracos conhecimentos de informática impedem-me de participar mais.

6) Sim e visito-a diariamente [, a nossa página no Facebook].

7) Ao facebook, diariamente e essa é a razão pela qual vou menos vezes ao Blogue.

8) O Blogue vale pelo imenso conteúdo nele existente.O Facebook é mais fácil de consultar, porque aparece diariamente.

9) Nada tenho a apontar.

10) Efectivamente, considero o acesso lento [, ao blogue].

11) O Blogue continuará a ser o livro aberto ou a Bíblia da Guiné. O Facebook é o jornal diário.
12) Não.

13) Não,mas participei e participarei sempre no Encontro Anual dos camaradas de Bedanda.

14) Continuar, sempre. Acabar,nunca. «Tudo vale a pena,se a alma não é pequena». Um abraço e o meu reconhecimento pelo vosso trabalho e dedicação.

___________________

1 comentário:

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Camarigo João Ruivo, espero conhecer-te em Felgueiras no convívio que a CART 3494 irá realizar no dia 15 de Junho 2013, julgo que terás recebido e-mail nesse sentido.
Um abraço,
Sousa de Castro