terça-feira, 14 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11566: Manuscrito(s) (Luís Graça) (2): Humor com humor se (a)paga: RIP... Requiescat In Pace... Lápides funerárias da minha coleção!

1. Um dia lá teremos de morrer...
E é bom pensar no nosso testamento vital:
por exemplo, se queremos ser cremados,
ou dar o corpinho de pasto aos vermes...
Ficam aqui alguns exemplos de epitáfios, de A a Z, que nos podem ajudar a escolher...

É evidente que o propósito é brincar
com a coisa mais séria da vida
que é a morte...Digamos:
mais do que séria, sisuda...




Brincámos com a morte na Guiné,
durante a guerra colonial,
brincamos com ela todos os dias...
"Olha, o meu amigo X,
mais novo do que eu,
zás, já lá está na terra da verdade"...
"Olha, soube ontem que o meu amigo Y,
aos cinquenta e picos,
no auge da sua carreira de gestor,
teve um ataque cardíaco,
e lá se foi"...
"Olha, a minha amiga Z, poetisa,
que morreu de tristeza e solidão"...

Os cemitérios são agora sítios 
que visitamos mais amiudadas vezes.
Por obrigação e devoção.
Estão lá os nossos avós, pais e irmãos mais velhos,
os nossos maiores,
e já muitos dos nossos amigos e camaradas.

Saibamos olhá-la de frente,
à morte 
e à sua gadanha,
quando ela vier ter connosco...
E se possível saibamos fintá-la...
Ainda por muitos e bons anos.

Alguns dirão que isto é humor negro,
e de mau gosto.
Não, é apenas humor, 
e o humor... com humor se (a)paga...

A morte e os cemitérios são, para sociólogos e antropólogos,
também objeto de estudo,
como a guerra, o poder ou o amor.
Nada do que é humano nos é estranho,
incluindo as mil e maneiras de lidar com a vida e a morte.

Podem achar mórbido,
mas cultivo epitáfios funerários
(não de animais de estimação,
como os cães e os gatos,
mas de seres humanos,
meus irmãos, meus amigos, meus camaradas)....
Quem os escreve são os vivos,
que estão na calha da morte.
Nomeá-la é exorcizá-la.
A morte é o último dos tabus
da nossa civilização.

Mais do que uma coleção,
é um mo(n)struário.
Estes epitáfios estão a preço de saldo.
A maior parte são da minha lavra.
Aceitam-se encomendas e trocas,
críticas e sugestões.

E, no fim, como diriam os antigos romanos,
só desejo que um dia,
quando chegar a nossa vez,
que a terra nos seja leve...

LG

PS - Espero não ferir as suscetibilidades de ninguém, 
seja crente ou não crente.
O humorista não pertence
a nenhuma destas duas categorias.


Alentejano: Eu sou devedor à Terra, / A Terra me ‘stá devendo, / A Terra paga-m’em vida, / Eu pago à terra em morrendo.
Amigo do Peito: À volta cá te espero!
Apaixonado: Voltaria a morrer por ti, meu bem!
Astrónomo: O céu está escuro como breu!
Agnóstico: Não penso, logo não existo.
Agricultor Biológico: Nada se perde, tudo se transforma.
Ateu: Logo eu que nem sequer acredito em Deus!

Banqueiro: Só para a morte não há casa forte.
Barqueiro de Caronte: Viagem sem retorno.
Bombista Suicida (Muçulmano): Virgens, cheguei!
Boticário: Para tudo tive remédio, menos para a morte.

Calceteiro: Erros de médico a terra os cobre!
Caloteiro (1): Deus te pague!
Caloteiro (2): Aqui não se pedem contas.
Cangalheiro: Falido!... Eu que sempre dizia: "Não quero que ninguém morra, só quero que a minha vida corra".
Capitalista: Confesso que vivi bem...no outro mundo! Espero que continue a viver bem, neste!
Católico (praticante): Obrigado, Pai, vou por fim conhecer-Te, pessoalmente!
Católico (rico): Dei aos pobres, emprestei a Deus, vou buscar os dividendos.
Católico (pobre): Trocaria a reino dos céus por um prato de sardinhas e um copo de tinto!
Cientista: Que pena não ter respondido à derradeira pergunta: "Afinal, para que serve a Ciência?!"
Cirurgião: Erros meus a terra os cobre.
Claustrofóbico: Por favor, tirem-me daqui!
Cobarde: Em homem forte não se bate.
Columbófilo: Finalmente, pombinhas minhas, cagai em mim!
Combatentes (Talhão dos): Uma vez camaradas, camaradas para sempre!
Comerciante: Liquidação Total. Preços de saldo. Motivo força maior.
Comodista: O último a morrer que feche a tampa do caixão!
Condeando à morte: Prisão perpétua!
Corajoso: Nada teme quem não teme a morte.
Coveiro: Finalmente reformado! Não aceito mais encomendas!

Desaparecido: Procura-se!
Desempregado de longa duração: Desemprego para a vida, emprego para a morte!
Diabo: Não sou assim tão feio como me pintam.
Doente Que Nunca Mais Morre (ou Crónico): 
Mais vale andar neste mundo em muletas 
do que no outro em carretas.

Ecologista: Espécie extinta!
Economista: Não há vidas grátis!... Nem mortes de borla!...
Egoísta: Finalmente uma cama só pra mim!
Epicurista: Qual o programa das festas ?
Escritor: Ponto final parágrafo. Fim da história.

Fadista: Fado meu!
Fatalista: Morreu quem tinha de morrer.
Folião: A vida foram dois dias, mas o carnaval  foram três!
Forreta: No morrer é que está o ganho!
Filósofo: Morrer ou não morrer, eis a questão.
Fuzilado: Dei o peito às balas!

General: A última batalha de uma guerra perdida!
Gourmet: Acabou-se o que era doce!

Herói: Saltei para o lado errado da barricada!
Hipocondríaco: Eu bem avisei que estava a morrer!
Homem Mais Velho do Mundo: Custou... mas foi!
Homo Sapiens Sapiens: De nada me valeu ser o mais inteligente.
Humorista: Humor com humor se (a)paga!

Informático: Vítima do pior vírus do mundo!
Ingrato: Porra!, não há mais uns anos de borla?!

Jogador de Futebol: Arrumei as botas!

Latinista:  Memento, homo, quia pulvis es, et in pulveris reverteris! [Lembra-te, ó homem, que és pó e em pó te hás-de tornar!]
Louco: A maior loucura que um homem pode fazer, é deixar-se morrer.

Malcriado: A vida é uma merda!
Marido Fiel: Até que a morte, por fim, nos separou!
Médico: Filhos da p..., o cangalheiro e o coveiro são sempre os últimos a rir!
Metereologista: No inferno deve estar um frio de rachar!
Morto da aldeia da Pena: Coroa de glória: sou o morto que matou dois vivos.


Optimista: Só um momentinho, por favor!

Padre: Meu Deus, mas por que é que fui o Eleito ?
Parteira: Só uma porta a vida tem, enquanto a morte tem cem.
Papa: À morte ninguém escapa, nem o Rei nem o Papa!
Paleontólogo: De fóssil em fóssil, até à escavação final!
Pedófilo: Anjinhos, cheguei!
Pessimista: Nunca mais vou sair daqui!
Poeta: Saudade eterna!
Poeta Bocage: Já Bocage não sou...
Poeta Camões: Apagada e vil tristeza.
Poeta Pessoa: Aqui jaz e apodrece o menino de sua mãe.
Polícia: A esta  ladra [, a morte,] é que eu já não agarro!
Politicamente Correto: Tudo acaba!
Politicamente Incorreto: Não pedi para nascer, não pedi para morrer.
Portuga (Pobre): Nunca mais verei a tal luz ao fundo do túnel!
Portuga (Rico): Uma suite para a eternidade!
Português à Beira Mar Plantado: Mais vale a morte que tal sorte.
Preguiçoso: Descanso eterno!
Promotor de saúde: Ontem com saúde, hoje no ataúde.

Quarteleiro: Acabou-se a guerra... sem quartel!

Reformado (da função pública): O último resistente!
Revolucionário: Os vermes ao poder! A terra a quem a trabalha!
Romancista: Aqui acaba a ficção, e começa a realidade.

Sem abrigo: Morada definitiva.
Sobrevivente: Nunca abuses da sorte!
Sociólogo: Campo da igualdade.
Soldado (1): Levantado do chão.
Soldado (2): Morri pelo rei, nunca mais o verei!
Soldado Desconhecido: Morto duas vezes!
Soldado de transmissões: Foxtrot Oscar Delta India Mike Echos!
Suicida: Quem não se mata, morre.
Suicida Arrependido: Porra, esqueci-me de comprar bilhete de ida e volta!

Toxicodependente: Enfim, meu, és pó e  só pó!

Utente da ServiLusa: Reclamação: tenho o ar condicionado avariado!

Verme: A desgraça de uns é a sorte de outros.
Virgem (Resistente): Maldita terra que me hás de comer!

Zulu: Sempre o último... da turma, do pelotão, da fila, do alfabeto!

____________


Nota do editor:

Último poste da série > 6 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11350: Manuscrito(s) (Luís Graça) (1): Amigos de infância, camaradas da diáspora: o Zé Pê, que foi para o Canadá

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois eu que partilho a teoria do católico pobre, acho que o n/poeta que afirma até, não ser crente, deveria pensar melhor. Já que temos de "ir" mas quanto mais tarde melhor, será sempre reconfortante sabermos que pelo menos temos à nossa espera uma refeição completa.
De Veríssimo Ferreira
CCAC1422

Luís Graça disse...

Veríssimo: Estou plenamente de acordo contigo. Para tão longa viagem, é bom aviarmo-nos em terra, quer dizer, em vida. Veja-se os túmulos dos egípcios antigos, recheados de todas coisas necessárias (incluindo enxoval e comida!) para a vida no outro mundo.

Por outro lado, crentes e não crentes, não temais a morte, isso tira-nos o prazer e a alegria da vida... Como diziam os romanos, "carpe diem!", goza os dias (que te restam)!

Anónimo disse...

faltou o do carteirista:

- quem foi o gatuno que me roubou a carteira?...

joaquim

Anónimo disse...

e do sacristão...

...tanto toquei...apanhei com o badalo...