sexta-feira, 10 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11547: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (44): Respostas (nºs 90/91/92): José Rodrigues Firmino (CCAÇ 2585, Jolmete, 1969/71); Fernando Chapouto (CCAÇ 1426, Geba, Camamudo, Banjara e Cantacunda, 1965/67); José Manuel Carvalho (CCS/BCAÇ 4612/74, Cumeré, Mansoa e Brá, 1974)


Resposta nº  90 >  José [Rodrigues] Firmino [, ex-sold atir, CCAÇ 2585/BCAÇ 2884, Jolmete, 1969/1971}


1 Descobri o blogue já há algum tempo não tendo presente a data.

2 Pesquisando no google, depois através do nosso camarada Sousa de Castro.

3 Sou membro da Tabanca Grande, não tenho presente a data. [14 de setembro de 2007]

4 Gostava visitar mais vezes, outras tarefas por vezes impedem.

5 Sempre que possível envio [material para o blogue].

6 Conheço [a nossa página no facebook] embora não vá la muito.

7 [Vou] mais vezes ao blogue.

8 No blogue [gosto de] tudo o que sejam notícias, aniversários.

9 De um modo geral gosto do que vou vendo no blogue.

10 De minha parte sempre quero vir ao blogue entro sem dificuldade.

11 O blogue para mim representa o podermos dizer algo sobre nossa passagem enquanto militares pela Guiné Bissau, muito importante o contacto entre nós

12 Nunca estive presente [em nenhum encontro], embora nada tenha contra, dou mais valor aos encontros de Batalhão ou Companhia

13 Não, pelo que disse atrás, depois no mesmo mês ou seja dia 1 de Junho do corrente ano temos o do nosso Batalhão 2884 ("Mais Alto").

14 Quero acreditar que sim, abandonar todo um trabalho feito que acredito não ser fácil, seria.

15 Não tenho criticas a fazer, já que entendo todos dão o seu melhor, a nós resta-nos apoiar visitar participar, de minha parte deixar um bem haja ao Luís Graça, Pai deste magnífico blogue e claro a todos seus colaboradores.


Resposta nº 91 > Fernando Chapouto [, ex-fur mil op esp, CCAÇ 1426, Geba, Camamudo, Banjara e Cantacunda, 1965/67]


1) Quando é que descobriste o Blogue?
Descobri em Junho de 2005.

(2) Como ou através de quem?

Pelo meu companheiro e grande amigo da minha Companhia Fur Mil Vaqueiro. Também com a ajuda do nosso grande tabanqueiro Marques Lopes.

(3) És membro da nossa Tabanca Grande?

Sou membro da Tabanca Grande desde 30 de junho de 2005]

(4) Com que regularidade visitas o blogue?

Todos os dias uma ou duas vezes quando estou em Lisboa.

(5) Tens mandado material para o Blogue ?

Afirmativo, enviei várias histórias reais e fotos.

(6) Conheces também a nossa página no Facebook?

Não, não sou grande admirador, mas respeito.

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?

Esta resposta está bem patente nas duas perguntas anteriores.

(8) O que gostas mais do Blogue ?

As histórias verdadeiras dos companheiros Ex combatentes pelo sofrimento que passaram na guerra colonial.

(9) O que gostas menos do Blogue ?

Publicidade que em nada dignifica o nosso blogue.

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue ?

Não.

(11) O que é que o Blogue representou para ti?

Em boa hora tive a notícia do Blogue, pois libertei da minha cabeço o estado psicológico que me afetava, pois os macacos da guerra pairavam todos os dias na minha mente, com as histórias dos tabanqueiros e as minhas desanuviei parte, porque ainda anda por cá algum stresse.

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais ?

Já, em Montemor e Pombal.

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

Não.

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

Grande  Comandante, Deus te dê muita saúde para continuares com o Blogue.
porque com o Blogue Luís só há um o Graça e mais nenhum.

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer.

Teria algumas notas a escrever mas não o faço para não ser mal interpretado como já o fui no passado. Talvez para quem não tenha o memória curta fui alcunhado como “racista”, porque não souberam interpretar a minha versão, sendo o meu 1º. Cabo a preferir a frase (não são terroristas foi o “preto” que ficou-se a dormir). Tudo isto está escrito nas minhas memórias da Guiné. Fiquei triste pois foi para mim uma provocação, mas já lá vao. Quantos daí para cá proferiram frases piores e não vi ninguém escrever alguma coisa a cerca das suas frases. Fico por aqui para não entrar em polémicas que só me são prejudiciais. Só lamento não hajam mais ex-combatentes a escrever sobre Banjara.



Resposta nº 92 >  José Manuel Carvalho [, ex fur mil trmsl trms,  CCS/BCAÇ 4612/74, Cumeré, Mansoa e Brá, 1974]

De acordo com o solicitado venho fazer a minha "prova de vida" respondendo ao inquérito (*).

(1) Quase desde a sua criação,  em consultas na Net sobre a Guiné.

(2) Num encontro que tive com o Eduardo Magalhães Ribeiro aquando de uma deslocação minha ao Porto no qual falamos dos tempo da Guiné (ambos integrámos a CCS/BCaç. 4612/74).

(3) Fui apresentado como membro da Tabanca Grande em [26 de ] Maio de 2011.

(4) Leio o blogue quase diariamente, de um modo geral quando acedo ao PC o que acontece quase todos os dias.

(5) Lamentavelmente apenas enviei o post de apresentação e pequenos comentários. O tempo de permanência no CTIG foi reduzido...

(6) Não conheço a pagina do facebook por não ser grande fã/utilizador de redes sociais na Net.

(7) Vd. resp 6.

(8) Tudo quanto contribua para o enriquecimento pessoal me interessa. O sentimento de camaradagem que se verifica é excelente e de enaltecer o sentido de humor de muitos dos autores dos trabalhos apresentados.

(9) Nada a registar.

(10) Não tenho tido dificuldades no acesso ao blogue.

(11) Representa o local de encontro de camaradas que,
de um modo geral, viveram um período da sua vida em situação muito difcil.

(12) Nunca participei em encontros anteriores.

(13) Este ano estou a pensar em ir.

(14) Tem condições para continuar claro, que não falte "a força" aos editores e demais colaboradores.

________________

Nota do editor:

Último poste da série > 8 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11543: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (43): Respostas (nº 87/88/89): Armando Pires (CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70); Alberto Antunes (CCAÇ 2402, Olossato, e CCAÇ 5, Canjadude,1970/72); Ricardo Almeida (CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Farim, K3/Saliquinhedim, Cuntima e Jumbembem, 1969/71)


(...) Questionário ao leitor do blogue:

(1) Quando é que descobriste o blogue ?

(2) Como ou através de quem (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada) ?

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) ? Se sim, desde quando ?

(4) Com que regularidade visitas o blogue (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...) ?

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.) ?

(6) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça] ?

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?

(9) O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook ?

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais ?

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer.

Sem comentários: