domingo, 5 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11530: Homenagem a todas as Mães; às que já partiram e às que ainda estão connosco (Juvenal Amado)

1. Mensagem do nosso camarada Juvenal Amado (ex-1.º Cabo Condutor da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), com data de 4 de Maio de 2013:

Luis, Carlos, Virgínio, Magalhães e restante Tabanca Grande
Poder homenagear as mães é uma alegria vedada aos muitos que já viram partir as suas. Mas penso quando celebramos as que estão junto de nós, homegeamos também as partiram.

Um abraço para todos
Juvenal Amado



Esta mulher deu-me tudo sem lhe pedir nada

Vigiou-me até eu começar a andar, acompanhou-me à escola até eu aprender o caminho, cuidou de mim quase sem eu dar por isso, depois cresci, pensei que tinha saído da sua sombra protectora, mas no fundo ela velou por mim mesmo quando estive longe.

Protegeu-me não medindo o perigo em momentos difíceis.
Hoje não é a mesma mulher, envelheceu, a doença tirou-lhe algum senso e dignidade que sempre lhe conheci.
Faz birras, é vaidosa, troca as coisas, faz confusão com os assuntos, tem sempre as razões dela na ponta da língua, não tem paciência para os outros, fica triste se por alguma razão um de nós a não vai buscar ao fim de semana.

Há dias caiu e partiu a cabeça. Já não é a primeira vez. Ficou com a cara negra.
O que se há-de fazer? É uma criança com 82 anos, em que a aprendizagem se faz em sentido inverso e que perdeu muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida, com mais preocupações do que regalias. Nós mudamos e ela também mudou.

Hoje respeito-a não pela beleza passada ou pela sua autoridade, mas pelo que sou e que nunca seria sem ela. Ela moldou-me, ensinou-me o que estava certo e o errado, indicou-me o caminho, assinalou-me os escolhos e os perigos.

Não evitou que no meu livre arbitro, tenha muitas vezes tropeçado e caído.
Amo-a hoje com sentido de protecção como o que em tempos ela me deu e porque representa um elo de ligação, com todos os entes queridos que já partiram e pelos que felizmente ainda tenho comigo.

Amanhã é dia da Mãe.

Felizmente eu tenho a minha e congratulo-me por para mim e pelos meus irmãos, porque todos os dias para nós o ser. Não vou estar com ela este dia, mas para a semana vou-lhe levar uma flor, sair de braço dado com ela e passear pelas ruas da sua e minha cidade, com um pouco de orgulho quando ela me apresenta como sendo novidade:
- Este é o meu filho mais velho.

Feliz dia da Mãe para todas as mães.

Texto e fotos: © Juvenal Amado (2013). Todos os direitos reservados
 ____________

6 comentários:

Tony Borie disse...

Olá Juvenal.
Simples e bonito.
A pensar na saudosa minha mãe Joana, tive que limpar uma lágrima!.
Obrigado.
Um abraço, Tony Borie.

Anónimo disse...

Muito bem Juvenal, tens um grande coração.

Abraço amigo do

António Graça de Abreu

Miguel Oliveira disse...

Grande Coração o do Filho,que assim escreve em relação à Sua Mãe,neste "Dia da Mãe".Um Abraço meu caro Juvenal,e alguma Saude para a Sua Mãe,para que Ela possa continuar,a apresentá-Lo... "Este é o Meu Filho mais Velho"!!Tal como fazia a minha Mãe..com o Filho mais Velho!!! O meu Irmão

António Tavares disse...

Camarigo Juvenal Amado,

Soberbo texto. A Senhora tua Mãe é bonita. A minha Mãe já me deixou. Hoje já limpei umas lágrimas da cara.

Abraço,
António Tavares
Galomaro 1970/72

Álvaro Vasconcelos disse...

Só hoje li o "post".
Sensibiliza a forma como apresentas um texto com profundo amor e carinho que se pode apresentar como uma aurora boreal a todos os bons filhos.
Já não tenho a minha, mas obrigado pelas mães que sempre estão perto de mim, todos os dias!

Anónimo disse...

Caréssimo amigo Juvenal,

Se me permites:
"Hoje respeito-a não pela beleza passada ou pela sua autoridade, mas pelo que sou e que nunca seria sem ela."

Abençoada mãe que tal filho reconhecido tem.

Abraço,
José Câmara