sábado, 4 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11526: Tabanca Grande (397): Luciana Saraiva, sobrinha do ex-cap comando Maurício Leonel de Sousa Saraiva, nova tabanqueira, nº 616 (a viver em Floripa, Brasil)

1. Mensagem de Luciana Saraiva Andrade Guerra, sobrinha do ex-cap comando Maurício Saraiva, já falecido (com o posto de coronel), e de que foi dado conhecimento ao Virgínio Briote, nosso coeditor (jubilado) e um dos nossos camaradas da Tabanca Grande que mais privou com Maurício Saraiva, nos anos de 1965/67:

Data: 29 de Abril de 2013, 19:57

Assunto:  P11485 (*):

Prezado Luís Graça,

Que bom saber que tem amigos e familiares em Floripa. Logo vou abrir conta no Google e fazer parte da Tabanca Grande. Parabéns pelo vosso Blog (**).

Obrigado, vossas saudações serão entregues a meu pai. Eu ainda não lhe contei a novidade. Tenho pena de não ter tido a oportunidade de ter convivido mais com meu tio.

Gostaria ainda de agradecer muito a resposta de Virgínio Briote. Espero que se recupere em breve e tudo corra bem. Entrarei de novo em contato para conversarmos sobre este livro que estou fazendo. Tenho a certeza, que o senhor será uma ajuda e tanto quando nos podermos encontrar para analisar toda essa documentação que tem consigo, acrescentando os testemunhos pessoais.

Vou marcar minha passagem para o Porto talvez lá para o dia 23 de maio. Caso nessa altura seja possível o Virgínio Briote se encontrar comigo, ficarei contente. Hoje felizmente podemos digitalizar algumas fotos e documentos, o que facilita muito nosso trabalho, principalmente devido às distancias. Se achar melhor pode me enviar seu endereço de e-mail para eu poder saber mais sobre o tio Maurício.

Mas apesar de todo o oceano que temos a separar estes dois países, Portugal está sempre no meu coração, principalmente as pessoas.

Como o Luís deve saber, Florianópolis é uma cidade muito bonita, tem as 4 estações e assim o clima é um pouco mais parecido com o europeu.

Por hoje é tudo, vou então entrar no vosso Blog,

um abraço a todos


2. Resposta do Virgínio Briote, com data de 29 de abril

Minha Cara Luciana,

Gostei muito de ver a sua mensagem, dizendo quem era e o que queria. E, apesar de estar algo afastado das lides bloguistas, senti-me na obrigação de dizer Presente quando o Professor Luís Graça ma reencaminhou.

De facto, fui um dos Camaradas do seu Tio e tenho muito gosto em ter privado de muito perto com ele. Infelizmente, depois de regressar a Lisboa, vindo da Guiné-Bissau, só voltei a encontrar-me com o então Capitão Saraiva, duas a três semanas depois da minha chegada. Depois sabe como são as coisas. Naqueles anos 65 a 67, éramos meninos, eu tinha feito 23 anos no navio do regresso. A Guiné, para nós, foi um inferno e, como muitos outros, a partir de uma certa altura, resolvi enterrar o assunto e fazer de conta que nunca lá tinha estado. Casei, comecei a trabalhar, fui estudando, nasceram-me filhos e fiz a minha carreira profissional até me reformar.

Ao longo dos tempos fui tendo notícias dele. Soube, é claro, que tinha sido ferido gravemente em Moçambique e, curiosamente, 40 e poucos anos depois reencontrei em Viana do Castelo (aqui no Minho, no Norte de Portugal) um antigo soldado meu na Guiné que fez parte da Companhia de  Comandos do Capitão Saraiva e que assistiu ao rebentamento da mina que o atingiu. Depois veio o 25 Abril, o seu tio saiu de Portugal e fui tendo algumas notícias dele até que soube que já tinha morrido, quando o procurei.

O capitão Saraiva, mais tarde reintegrado, não a seu pedido mas por diligências
 efectuadas por vários Camaradas, e promovido a Coronel, foi uma pessoa que me deixou saudades e que me marcou profundamente e, sem dúvida, foi um dos militares portugueses que mais se distinguiram na guerra colonial, tendo por isso sido louvado e condecorado numerosas vezes [, e em 1970, com o grau de oficial da Ordem Miitar da Torre e Espada].

E pronto, Luciana, acho que já me apresentei o suficiente por hoje. É claro que estarmos a falar do "Capitão" Saraiva levava-nos uma noite ou duas, com os Camaradas vivos que combateram com ele e as recordações iriam surgindo naturalmente. O que lhe posso dizer, para terminar, é que quem com ele contactou na Guiné ainda hoje fala dele como se fosse, e foi, uma figura lendária.

Contacte quando quiser, Luciana. Terei sempre tempo e, julgo, força suficiente para conversarmos e arranjar gente que com ele conviveu.

Cumprimentos daqui!

V Briote


3. Comentário de L.G.:

Querida amiga: Obrigado por ter aceite o nosso convite para integrar a Tabanca Grande, ou seja, a comunidade virtual de amigos e camaradas da Guiné que se reúne à sombra de um mágico, secular, fraterno, mágico poilão (como se diz no Brasil ?)... Costumamos dizer, aqui,  que os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são... Pensando em pessoas como você (e temos mais "sobrinhos" no nosso blogue), poderíamos acrescentar:  os/as sobrinhos/as dos nossos camaradas nossos/as sobrinhos/as são...

A Luciana passa a ser a "tabanqueira" nº 616 (**) A sua presença muito nos honra, a todos nós, ex-combatentes da Guiné.  Vamos publicar a mensagem que mandou ao Virgínio Briote e em que acrescenta mais informação sobre o seu tio, e nosso camarada, Maurício Saraiva. Pessoalmente,. não o conheci. Sou mais "pira", mais novo, do que ele e o Briote, estive na Guiné na  época de 1969/71, sob o comando do gen  Spínola.

Quanto a Floripa,. tenho lá amigos e parentes. Também em Itapema (onde vive um velho amigo, o Zeca Ferreira Cardoso) Mas não conheço o Brasil. Há uns anos estive para ir a um Congresso Mundial da Medicina do Trabalho, em Iguassu, mas acabou por não ir. Sei que é um belo estado, Santa Catarina. E que Floripa foi fundado por açorianos... Pode ser que um belo dia destes a gente se encontre em Floripa. Mas o mais provável aqui, no "Puto", um dia destes... Vá dando notícias, nomeadamente do seu livro e das suas pesquisas sobre o tio Maurício.

PS - O Brasil é, a seguir a Portugal, o país onde temos mais leitores/visitantes do nosso blogue. Vários "tabanqueiros" nossos, antigos combatentes da Guiné, vivem no Brasil, há décadas...Obrigado por estar a seguir o nosso blogue que passa também a ser seu. Entre camaradas, tratamo-nos por "tu" e não por "você".  Faz parte das nossas regras. Mas os/as amigos/as têm direito a maior defeência... Ah!, não se esqueça de nos mandar um foto com melhor resolução do que aquela que publicamos acima. E diga-nos como quer ser conhecida aqui, na Tabanca Grande: Luciana Saraiva ?  Luciana Saraiva Andrade ?  Luciana Saraiva Andrade Guerra ?

_______________

Notas do editor

(*) Vd. poste de 27 de abril de 2013 >  Guiné 63/74 - P11485: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (68): Luciana Saraiva Guerra, sobrinha do cor comando, já falecido, Maurício Saraiva, está a escrever um livro sobre a família, natural de Valpaços, e o tio paterno, nascido em Angola

(**) Último poste da série > 25 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11464: Tabanca Grande (396 ): Novo membro, o nº 615: Mário Vasconcelos (ex-alf mil trms, CCS/BCAÇ 3872, Galomaro; COT 9, Mansoa, CCS/BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1973/74)

3 comentários:

Tony Borie disse...

Olá Luciana.
Se não estou em erro, penso que não, eu conheci o seu tio, creio que nunca falei para ele, mas vi o capitão Saraiva, em 1964 ou 1965, que passou por Mansoa, antes de uma operação na região do Oio, na Guiné.
No meu P 10.419, que é o texto # 11 dos meus escritos, com data de 22 de Setembro de 2012, eu descrevo um pouco do que parece ser o seu tio, embora não mencione o seu nome, mas paece-me ele pela fotos que tenho visto de escritos seus recentes, lá menciono o que eu vi e o que me disseram na altura a respeito dele.
Era um militar que sobressaia dos demais, pela maneira algo aprumada, (mas parecendo sempre um guerreiro à espera de luta), como se vestia, um pouco exagerada para o que estáva-mos acostumados a ver, e depois em combate, contaram-me que mantinha uma calma que também não era normal.
Se poder leia o post até ao fim, pois às vezes tem algumas partes onde também entra alguma "graça", pois contavam histórias dele, e dos feitos que ele fazia!.
Um abraço, Tony Borie.

José Botelho Colaço disse...

Em 1964 participei na operação Tridente Ilha do Como com o então alferes Sarava comandante do pelotão de comandos nesta altura o então alferes Saraiva já era famoso pela sua destemida acção à frente do pelotão de comandos. Voltei a encontrar o ex-alferes Saraiva em Bissau fins de 1964 e início de 1965, certo dia deu-me boleia para o Hospital 241 no jipe que ele próprio conduzia e relembro umas das palavras que ouvi da boca dele ao comentar com o oficial que ia ao lado dele. As palavras foram estas (quando eu tive aquele dia grande)Então qual era o dia grande foi um dia em que o pelotão de morteiros deve ter tido o dia mais triste de toda a sua participação na guerra da Guiné a viatura em que se deslocava uma secção rebentou uma mina anticarro e morreu a secção quase toda, este acidente o Virgínio deve-se lembrar de ouvir falar dele.
Pelo pouco que conheci dele pareceu-me um homem muito frontal sem receios de as suas palavras serem ouvidas porque quando a conversa virava para certos comportamentos femininos era um prazer ouvir os seus comentários.

José Botelho Colaço disse...

Errata: Onde se lê pelotão de morteiros deve-se ler pelotão de comandos.