quarta-feira, 1 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11511: No 25 de abril de 1974 eu estava em... (18): Canquelifá, Pirada, Bissau, Gadamael (Carlos Costa, Carlos Ferreira, Mário Serra Oliveira, C. Martins)



Guiné > Bissau > c. 25 de abril de 1974 > As primeiras manifestações da população local: Abaixo a DGS... Viva o Spínola... Fotos do álbum J. Casimiro Carvalho.

Fotos: © J. Casimiro Carvalho (2013). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: LG]


 A. Comentários ao poste P11470 (*), de 4 leitores (e camaradas nossos):

(i) Carlos Costa, ex-fur mil BCAÇ 4516  

Nesse dia estava eu em Canquelifá, a notícia foi recebida com natural surpresa e curiosidade de saber o que na verdade se estaria a passar. Escutavamos a rádio avidos de saber notícias. 

No dia seguinte o capitão chamou,  a uma reunião, sargentos e oficiais, comunicando-nos que tinha duas mensagens para nos transmitir, um seria dada a conhecer naquele momento e a outra passadas 24 horas. Assim a mensagem lida de imediato anunciava que estaria iminente mais um ataque do PAIGC. 

Passaram-se as 24 horas, debaixo de uma enorme tensão, à espera do primeiro "bum" que não chegou a acontecer. Foi então lida a 2ª mensagem que revelava ter havido os primeiros contactos do MFA com os movimentos de libertação das colónias, tendo sido acordado que as escaramuças seriam evitadas: não haveria mais ataques e, se encontros houvesse no mato, haveria apenas alguns tiros para o ar, sinalizando a presença, seguindo cada força em sentidos opostos. 

Os dias que se seguiram foram calmos,  com uma excepção,  com os paraquedistas em segurança de uma coluna,  um deles pisou uma mina, perdeu a vida. 

Como eu era do batalhão de intervenção da Guiné 4516, passado algum tempo regressámos a Bissau e,  até Setembro, mês do regresso à metrópole,  fizemos segurança à cidade.

(ii) Carlos Ferreira, ex-fur mil at cav,  3ª CCav/BCav 8323

Um dia inesquecível, para mim. Estava em Pirada, em uniforme nº. 2, pronto para embarcar numa aeronave, com destino a Bissau, via Lisboa, para gozar as minhas férias disciplinares. Nesse interim, fomos atacados pelo IN, com um potencial de fogo muito superior ao do ataque que tivemos em Março.

Saltei para a vala mais próxima e aguardei que acabasse a flagelação. Não houve vítimas militares, mas pereceram, creio que 8 senegaleses, que se encontravm ao balcão, de uma loja, de um comerciante local.

(iii) Mário [Serra] de  Oliveira [, ex-1.º Cabo Escriturário, BA12, Bissalanca, Bissau, 1967/68; empresário, vive atualmente nos EUA]

Preados camaradas:

Primeiro, refiro-me á mensagem do camarada Cerqueira (*), por mencionar Bissorã onde, se não estou em erro de nome, um amigo meu de apelidos Lavinas, tinha um café, cervejaria e restaurante. Lá dormi num fim-de-semana bem passado, já depois da independência.

No dia 24 de Abril, corria o "ram-ram" do dia-a-dia, comigo na cidade de Bissau às compras para o meu restaurante "O Ninho de Santa Luzia", localizado na estrada do QG.

No dia 31 de Março tinha feito as escrituras por trespasse (400 contos) na aquisição daquilo que foi inicialmente "A Meta" mas que, na ocasião, se chamava "A Tabanca", junto ao campo de futebol.

O local andava em remodelação, na intenção de abrir no 1º de Maio [de 1974].

Assim, eu ali na cidade, .tendo deixado a minha R4L estacionada junto ao café Bento, em frente da Casa Gouveia", oiço um alarido enorme vindo do lado do Grande Hotell, na estrada que segue para o QG. Olhei e vejo uma enorme multidão de africanos expressando toda a espécie de contentamento e fazendo alguns desacatos (especialmente nalguns carros por ali estacionados),  com gestos e algazarra diversa.

Ora, estando a minha famila para além da multidão, eu não sabia o que se tinha passado até ali, uma vez que o Ninho ficava na rectaguarda da multidão, na direcção do QG. Agarrei, meto-me no carro, entro na avenida e sigo direito ao Palácio. Faço uma direita, logo uma esquerda em direcção ao Ninho.

Chego, dei ordens para não se abrir...(seriam umas 11:30). Ali fui confrontado com uma situação de uma familia,  ainda meus parentes em 3º grau, cujo marido era radiotelegrafista da DGS. A mulher ali a choramingar, porque o marido (meu 3º primo) tinha saído para ir à DGS, passando antes pelo Dr. de crianças. Creio que foi o que lhe valeu porque, horas mais tarde,  a tropa ocupou aquilo, dando ordens a que todos os agentes se entregassem na Amura.

Já contei antes, noutra mensagem, que dali fui ao consultório do Dr. à procura de pai e filho, para acalmar a mulher e mãe. Encontrei-os e trocamos de carro porque o dele era conhecido como sendo da DGS e o meu não. A ideia seria...se atacassem o carro pensando que ia lá dentro um da DGS, eu mostrava a cabeça dizendo que era eu.

Porquê? Não era porque não tivesse medo mas sim porque eu tinha "boa reputação" entre o pessoal local. Ao mesmo tempo, com o meu primo na minha carrinha, confiei - e saiu certo - que não iriam atacar uma "coisa" minha, pela reputação do dono. 

Entretanto, eu tinha as chaves de um armazem que antes tinha sido a "fábrica das malas" na Estrada de Antula, junto ao Ninho, saindo da estrada de Sta Luzia, junto ao QG.

Ali escondi o carro do meu primo a quem dei guarida até o convencermos a entregar-se na Amura. Ele não queria mas lá foi. Depois foi com todos os outros para o Cumuré.

Entrentanto, vou à Tabanca e digo ao pessoal que "nem mais um prego" espetam até se ver como vão ficar "as coisas". Dali em diante..."turbulência" enorme e decisões nem sempre as mais acertadas. E por ali fiquei até 1981. 

Só abri a Tabanca creio que em Novembro de 1974, tal com tinha ficado no dia 25 de Abril de 1974. O 1º jantar foi um calote do Governo que demorou a pagar tanto como um bebé a nascer - não prematuro, mas com dias de atraso. Recordo que foram ter comigo ao Ninho para que abrisse "aquilo" para receber a 1ª delegação estrangeira à Guiné depois da Independência. Era da Argélia. Na ocasião, era o único local com ar condicionado, porque o resto ainda não estava nada a funcionar com deve ser. Só eu é que tinha algo operacional, excepto o Grande Hotel. O Pelicano não tinha ar condicionado que eu saiba. Ventoinhas, sim. Enfim, uma longa história já contada em parte.

Hei-de tentar arranjar as memórias para publicar no bloge "http://pidjiguiti.blogspot.com

Abraço a todos e Viva o 25 de Abril.

(iv) C. Martins [,ex-cmdt Pel Art 23, Gadamael, 1972/74]

Bem,eu estava em Gadamael,e após fazer a minha ronda higiénica,  liguei o rádio em onda curta e percorri as ondas do "éter"..."rádio Habana, Cuba, território libre in America", nada; "rádio Moscovo", nada; "Deutchsvella", nada: "rádio Globo", nada.."BBC.. golpe militar em Portugal, general Spinola, coiso e tal"... O  quê ?... Porra,.finalmente!...

Contactei o Sr. comandante H.Patrício, dizendo-lhe que estava a decorrer um golpe militar,e este pergunta se era o nosso General Spínola que estava à frente... E eu..claro que é.. (eram 7 da manhã e eu não fazia a mais pequena ideia)... Ah, sendo assim eu alinho...BOA.

Não houve a flagelação da ordem, já não saiu uma companhia para o mato  e o resto continuou tudo como dantes... Apenas troca intensa de mensagens com Bissau, que pouco ou nada sabiam,ou não queriam dizer.

Foi assim o meu 25A.

3 comentários:

Unknown disse...

Para todos os membros desta 'Tabanca'
as melhores saudações.
Continuo a ser um visitante mais ou menos regular deste Blogue.
Uma abraço para todos e para cada um.
~~~~~~~~~~

Neste momento a minha presença aqui é para solicitar autorização para a possibilidade de eu utilizar as duas (2) fotos publicadas neste post.
Os meu agradecimentos antecipados a
J. Casimiro Carvalho.

Muito obrigado pela atençaõ. Até uma proxima oportunidade.

Carlos Filipe ex-CCS BCaç3872 1971

Anónimo disse...

RECTIFICAÇÃO

O 23.º pelart foi extinto com a ida do 15.º de Guilege para Gadamael.
A minha estadia involuntária na Guiné foi entre Maio /73 e Junho /74 em Gadamael e umas férias em Bissau de Junho /74 a Set./74.

C.Martins

Anónimo disse...

No 25A, eu estava em Gadamael Porto. Durante o dia 25, só "correu" o boato de que tinha havido "qualquer coisa" no Continente. Ora, como o Major Monge tinha sido detido cerca de 1 mês antes no Movimento das Caldas, toda a gente ficou muito apreensiva por não haver informações oficiais sobre o que se estava a passar. Já no dia 26 e porque as notícias eram quase nulas, peguei no meu "6 transístores", que até tinha ondas curtas, e comecei a procurar noticiários. Como a sintonia era fraca, cheia de ruídos, procurei um bocado de fio eléctrico, liguei uma das pontas a um arame que servia de estendal de roupa, abri o rádio e há que procurar com a outra ponta do fio, ali perto da antena de grafite, um ponto em que houvesse melhor sintonia. Consegui ouvir o Fialho Gouveia a anunciar que ia ser feito um comunicado ao País.

Carlos Milheirão