domingo, 28 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11491: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (31): Respostas (nº 58 e 59) de Manuel Marinho, ex-1.º Cabo do BCAÇ 4512 (Nema e Binta, 1972/74) e José Martins Rodrigues, ex-1.º Cabo Aux Enf da CART 2716 (Xitole, 1970/72)

1. Mensagem do nosso camarada Manuel Marinho (ex-1.º Cabo da 1.ª CCAÇ/BCAÇ 4512, Nema/Farim e Binta, 1972/74), com as suas respostas ao questionário enviado à tertúlia:


(1) Quando é que descobriste o blogue?

R -  Em 2009

(2) Como ou através de quem? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada) 

R - Por pesquisa no Google, e por causa do cerco a Guidaje, na altura entendi que não poderia ficar calado porque o “filme” dos acontecimentos estava incompleto. 

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia)? Se sim, desde quando? 

R - Desde 2009, quando enviei o meu primeiro texto.

(4) Com que regularidade visitas o blogue? (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...) 

R - Diariamente, às vezes mais do que uma vez 

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.)? 

R - Ultimamente não. Estou a ultimar um trabalho sobre Guidaje, tentando sistematizar tudo o que se passou, não sei se terei fôlego para chegar ao fim.

(6) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça]? 

R - Conheço, mas não lhe dou atenção. 

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue? 

R - Naturalmente ao Blogue. 

(8) O que gostas mais do Blogue? E do Facebook ? 
R - Gosto das estórias que vou lendo sobre a nossa presença na Guiné, e tenho a impressão que já conhecia muitos destes camaradas, é uma aprendizagem constante, de facto este Blogue é um caso único de afectos e camaradagem. 

(9) O que gostas menos do Blogue? E do Facebook? 

R - No Blogue, não gosto de escritos que nada têm a ver com a Guiné, não gosto de ver fotos de camaradas nossos aos abraços com elementos do PAIGC, não gosto de escritos sobre quem nos traiu, estou a referir-me a desertores, (o lugar deles não é neste Blogue), não gosto de elogios ao PAIGC, porque não lhes devo nada, e não gosto da ficção de muitas das estórias contadas, devemos fazer um esforço para escrever (contar), com os nossos 20 anos de então, e não com os olhos e a experiência de hoje. 

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...) 

R - De vez em quando à mais lentidão, mas não será culpa do Blogue. 

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti? E a nossa página no Facebook? 

R - O blogue para mim foi e é, um sitio onde me sinto bem, devo-lhe amizade e lealdade, nele encontrei camaradas que de alguma forma me ensinaram a conhecer melhor a guerra na Guiné, e parece-me que encontrei amigos que sempre conheci. 

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais? 

R - Não, com pena minha.

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de Junho, em Monte Real? 

R - Não, até pelo facto de andar atarefado com a preparação do almoço da minha 1ª Ccaç.

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar? 

R - Acho sinceramente que sim, enquanto manter a matriz para que foi criado, isso dependerá da vontade que os editores lhe derem, que já é muita, bem hajam.

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer. 

R - Na continuação da resposta anterior, há mais quantidade mas menos qualidade, e isso reflecte-se na participação de alguns camaradas que eram mais intervenientes.

Um abraço
Manuel Marinho

********************

2. Respostas ao questionário do nosso camarada José Martins Rodrigues (ex-1.º Cabo Aux Enf da CART 2716/BART 2917, Xitole, 1970/72): 


 1 – Aí por volta de 2008

2 – Através do camarada David Guimarães

3 – Sim, sou membro mas já não me lembro desde quando 

 4 – Várias vezes por semana

5 – Não tenho mandado, mas autorizei a publicação de crónicas escritas no Blogue da Tabanca Pequena

6 – Não tenho especial apetência pelo facebook 

7 – Só vou ao Blogue 

8 – Os relatos de experiências vividas e as fotos das nossas recordações

9 - Não aprecio nada quando o blogue serve de púlpito ou de local de comícios

10 – Não tenho sentido dificuldades 

11 – Um grande e indispensável elo de ligação ás pessoas e locais que marcaram a nossa juventude 

12 – Já 

13 – Não vou poder estar presente 

14 – Tenho a certeza que sim, apesar das dificuldades que o avançar dos anos vão trazer 

15 – Penso que se devia “rodar” o local do Encontro Nacional
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 27 de Abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11482: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (30): Respostas (nº 56 e 57) de José Manuel M. Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71) e de António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493, Mansambo e Fá Mandinga, 1972/74)

Sem comentários: