segunda-feira, 22 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11443: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (22): Respostas (nºs 40/41/42): António J. Pereira da Costa (Cacine, 1968/69; Xime, Mansambo e Mansabá, 1972/74); António Melo (Catió e Bissau, 1972/74); e José Teixeira (Buba, Quebo, Mampata e Empada, 1968/70)

Resposta nº 39  (*) > António José Pereira da Costa
[, Cor Art Ref, ex-Alferes de Art,  CART 1692/BART 1914, Cacine, 1968/69;  e ex-Cap Art  e Cmdt CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, e CART 3567, Mansabá, 1972/74; vive em Mem Martins. Sintra]


(1/2) Quando é que descobriste o blogue ? Como ou através de quem ?

Por acaso. Ao procurar, pelo meu nome a minha posição na net.


(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) ? Se sim, desde quando ?

Não me recordo. Talvez desde 2008.

(4) Com que regularidade visitas o blogue ? (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...)
Quase diariamente.

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.) ?

Tenho mandado, sempre que tenho algo para dizer. Participo nos "comentários" com a minha opinião.

(6/7) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça] ? Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?

Não uso o Facebook

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?
A troca de opiniões e a possibilidade de se comentar o sucedido.
(9) O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook  ?

Ver a resposta à questão 6.

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)

Acedo com facilidade.

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?
Representa um elemento de ligação a alguém que passou pela mesma experiência histórica que eu. Considero o blogue um elemento de investigação histórica para os vindouros.  Creio que as divergências entre os participantes raramente são profundas.

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais ?

Participei em quatro.

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

Irei (iremos) a menos que surja um imprevisto.


(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

Tem força anímica. Deve ser devidamente "espicaçado" através da apresentação de novos temas. Mesmo que sejam "fracturantes". 

Por mim propunha que se abrisse uma frente de "Artesanato". O artesanato que encontrámos e o que praticámos: mobiliário, (de bar, quarto e outros) utilizando restos de armamento (munições, caixas de cartucho, etc.).

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer.

Sei que vamos sendo, cada vez, menos. Por outro lado, a dado momento, forçosamente cada um de nós esgotará as suas histórias e experiências (no fundo, só lá estivemos dois anos e numa fase inicial da nossa vida activa). Por isso acho que deveremos procurar temas e, mesmo que pareçam secundários, fazem parte da nossa vivência. E até pode ser que surjam novos temas. Poderão aparecer novos camaradas, pois ainda somos bastantes (os combatentes) e alguns não conhecem o blog. É necessário divulgar...


Resposta nº 40 > António Melo [, ex-1.º Cabo Rec Inf, BCAÇ 2930, Catió e QG, Bissau, 1972/74; vive em Espanha]
(1) No ano 2009.

(2) Pesquisando, no Google,  temas sobre a Guiné e sobre o BCaç 2930.

(3) Sim,  desde 1 de abril de 2012.

(4) Diariamente,  faz parte do meu alimento literário.

(5)  Algo não tanto como gustaria mas o tempo é escasso.

(6/7)  Sim, conheço o facebook,  mas no o visito muito.

(8) Gosto mais  do blogue,  sem dúvida.

(9) [Do que gosto menos ?... De coisas que não dizem muito respeito ao que aqui se trata, que é a Guine ou os ex-miitares

(10) Nunca tive difilculdades de acesso.
(11) Para mim, é  parte da minha leitura e aprendizagem diárias,  de tudo o que eu fiz parte na minha juventude

(12)  Nunca,  mas não queria morrer sem um dia poder confratenizar com os meus camaradas do nosso blogue.

(13) "Me gustaria".. mas está tudo dependente do meu trabalho
(14)  Tem e muito,  como não poderia ser de outra maneira pois é um jovem.

(15) Que continue como até agora sempre atento a tudo que nos diga respeito,  aos ex militarese, ex-combatentes da Guiné

E agora, para ti, querido amigo blogue, "en hora buena, por tu noveno aniversario", são os desejos deste teu servidor. Que continues a elucidar-nos do que se passou naquelas terras longínquuas, e que me tornas mais jovem quando te leio. Pois tu não és só um blogue, tu és parte da cultura de todos nós, camaradas, e da história de Portugal mais profundo e ocuri. Sem ti, eu e alguns de nós viveríamos sempre n escuro do que foi a guerra de independência, principamente da Guiné. Por tudo, aqui vai os meus parabéns.

Resposta nº 41 > José Teixeira [, ex-1º cabo aux enf, CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/79; uve  em São Mamede de Infesta, Matosinhos]

(1) Descobri o blogue em julho de 2005.

(2) Através do Xico Allen, meu companheiro de viagem numa romagem em Abril desse ano à Guiné-Bissau.

(3) Em Novembro de 2005 entrei para a Tertúlia. Logo em Dezembro pelo Natal o Luís Graça recebeu-me em casa de familiares na Madalena em Gaia,  juntamente com vários elementos da tabanca de Matosinhos, nascida em fins de Abril de 2005. Logo se firmou entre nós uma amizade profunda que perdurará até aos confins do nosso tempo.

(4) Tomo a Tabanca Grande ao pequeno almoço e volto a espreitar ao fim do dia, no mínimo.

(5) Estão registados 155 postes sem contar grande parte dos que escrevi na primeira série ( O Luís teve a graça de estar a repor o "meu diário",  um pobre conjuto de escritos que fui registando a quente durante a minha permanência no teatro de guerra), Obrigado,  Luís,  pela tua persistência.

(6) Conheço o Facebook mas não sou muito adepto.

(7) Vou mais vezes ao blogue, claro está.

(8) O que gosto mais do Blogue ?... Das estórias de acontecimentos reais vividos pelos combatentes – estamos a escrever a nossa história.

(9) Apenas me aborrece quando alguém em defesa da sua dama, leia-se conceitos e preconceitos, ou pontos de vista, provoca discussões estéreis,  por vezes numa toada agressiva.

(10) Está lento, mas compreende-se.

(11) Para mim, o blogue possibilitou o desabafo a redescoberta de "fantasmas no sotão" que se forma dissipando, ou seja,  uma espécie de catarse que só me fez bem. A descoberta de muitos amigos de hoje, que ontem nem sabia que existiam. A sensibilização para a realidade do sofrimento de tantos camaradas, que afinal viveram uma guerra muito mais difícil que a minha. Eu,  ao lado de alguns camaradas, considero que afinal passei umas "férias" na Guiné entre 1968 e 1970.

(12/13) Sim, fui a Monte Real em 2011. Este ano, ainda não me decidi. Parto para a Guiné-Bissau no próximo dia 29. Quando regressar decido.

(14)  Nota-se algum cansaço (é a velhice) por parte dos escrivas e talvez alguma redução na procura. Quanto ao cansaço, creio que temos de incentivar os novos (velhos) guerreiros que vão aparecendo a escrever, escrever, escrever. Quanto á redução de procura se é que a há pode ser interpretada positivamente. Para mim é sinal de que algo se acalmou na mente e já não há tanta necessidade de ler e reler a guerra que vivenciamos e nos marcou para sempre.

(15) Outras críticas, sugestões, comentários... Força, força companheiros que a viagem ainda não terminou.


Creio que o blogue tem sido o motor de toda uma relação entre os combatentes do principio ao fim da guerra, gerador de amizades, convívios, encontros, debates, desabafos,choros, etc. talvez curas.

Não pode deixar-se morrer. Confesso que já não me sinto tanto motivado a escrever. As minhas estórias já estão a passar segunda vez, graças ao Luís Graça, que viu nos meus escritos durante a guerra algo que nem tinha pensado.

Para mim eram o resultado de um esforço de me encontrar comigo mesmo e não me perder na "barafunda" de uma guerra que não queria, num meio hostil em vários aspetos, com uma população maravilhosa vítima tanto quanto eu da guerra, onde eu era um estranho na cor, na mentalidade e forma de ser e estar na vida, mas que tinha uma arma ( por acaso não tinha porque a entreguei ao cabo quarteleiro ao fim de dois meses de guerra), mas tinha as armas do meu lado e quem tem as armas é que manda, bem ou mal, mas quase sempre mal.

Gosto de ler e continuo a ler todos os dias os postes que vocês amavelmente e com que sacrifício lá colocam. Bem hajam.

Estou muito grato a todos vós os editores pelo trabalho coletivo que desenvolveram e que tanto tem ajudado os combatentes a reencontrar-se.

A amizade que me une a cada um, nomeadamente ao Luís e família, ao Carlos e à Dina e ao Pira de Mansoa [, o MR,] é gratificante. Abraço fraterno do Zé Teixeira

______________

Nota do editor:

(*) Vd último poste da série > 22 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11443: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (21): Resposta (nº 36/37/38): José Marques Ferreira (ex-sold apontador armas pesadas inf, Ingoré, 1963/65), António Eduardo Carvalho (, ex-Cap Mil, CCAÇ 3, Bigene, e CCAÇ 19, Guidaje (1974) , António Sampaio (, ex-Alf Mil, CCAÇ 15 e Cap Mil, CCAÇ 4942/72, Barro, 1973/74)

Sem comentários: