sábado, 20 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11430: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (18): Resposta nº 33: Henrique Cerqueira & Maria Dulcineia (NI) (Biambe e Bissorã, 1972/74)

1. Resposta nº 32 ao nosso questionário (*) >  Henrique Cerqueira, ex-Fur Mil da 3.ª CCAÇ / BCAÇ 4610/72, Biambe e Bissorã, 1972/74), a que se associa também a sua Dulcineia (Ni), igualmente nossa tabanqueira:


(1) Quando é que descobriste o blogue ?

Quando senti necessidade de saber coisas de outros camaradas da Guiné. A data? Foi há bué de tempo.

(2) Como e através de quem ? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada)

Através de pesquisa no Google.

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) desde quando ?

Sei lá mas já é á uma "porrada de tempo"

(4)  Com que regularidade vês/lês o blogue ? (diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...)

Geralmente todos os dias e certos dias várias vezes.

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.)

Sim tenho mandado algum material e gostaria de continuar a mandar mais.

(6) Conheces também a nossa página no Facebook ? (Tabanca Grande Luís Graça)

Sim conheço a página no Facebook

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?

Raramente vou ao Facebook até nem tenho página e esporadicamente utilizo a página da Ni

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?

 Como não gosto muito do facebook .Adoro o Blogue

(9)  O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook ?

Gosto tanto do blogue que tenho dificuldade em dizer o que gosto menos. Do facebook, não sei comunicar ,daí não gosto do dito

(10) Tens dificuldade, ultimamente, de aceder ao Blogue ? ((Tem havido queixas de lentidão no acesso...)

Houve aí umas dificuldades, mas quanto a lentidão não há problemas agora tenho todo o tempo necessário. Verdade que não stresso com essas lentidões e ponho sempre culpas á Net.


[ Foto à direita:  "Este era o meu grupo na CCAÇ 13,  em Bissorã,  1972/74. Eram "Os Cobras".
Foto e legenda: © Henrique Cerqueira, 2013]


(11) O que é o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?

Olha,  Luís,  o Blogue hoje em dia para mim é como um "complemento alimentar". É mesmo um espaço que me faz feliz e que no momento que abro a página eu só "vejo" jovens de vinte e tal anos. Deixa ver se me explico: É como se estivesse naquele ambiente em grupo, comunidade, camaradagem com mais ou menos problemas (mas achando que consigo viver melhor e com mais conhecimentos). Ou seja,  estou lá mas com a experiência e sabedoria de hoje. Bom,  numa palavra,  o blogue "Luís Graça & Camaradas da Guiné" representa para mim o oxigénio que se junta ao ar que respiro. Deve haver uma explicação lógica para esse sentimento.

(12/13) Já alguma vez participaste num dos nossos sete anteriores encontros nacionais ? Estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

Não e por diversas rasões. Certa vez porque achava que ainda não estaria integrado no "grupo", outra porque não foi possível e ainda - quem sab e? - porque me custará ver que afinal não será a mesma imagem que tenho quando estou no blogue. Olha,  Luís,  em alguns (poucos) encontros da malta da minha companhia foi para mim muito penoso andar a perguntar a alguns camaradas como se chamavam e o que faziam. É que já não conhecia a maior parte da malta com quem convivi. Quando estou no blogue é como se conhecesse e reconhecesse toda a gente,  mesmo aquela malta que nunca vi e que até são mais "antigos". Quanto a ir este ano a Monte Real ? Nem calculas como tenho "ganas" de estar presente mas ainda não consigo para já confirmar a presença.

(14)  E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

TEM,TEM,TEM , Claro que TEM

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer:

Sugestão/Comentário: Continuemos com este blogue, nem que tenha de haver "invenção ficção ou outro (ão) qualquer"  e já agora obrigado pela oportunidade de ser amigo e camarada de todos os participantes deste Blogue.

Camarada Luís e restantes editores,   resolvi aderir ao vosso questionário no formato apresentado porque achei mais fácil escrever as respostas às questões apresentadas. Quero ainda acrescentar que tudo o que escrevo é sentido e sincero e em alguns casos pecará por defeito e nunca por excesso.

Um abraço a todos e parabéns por esta data querida e como sempre desejo aos aniversariantes: "Que esta data se repita por BONS ANOS".

Henrique Cerqueira e Ni

2. Mensagem da Maria Dulcinea (NI), com data de 28 de março, agradecendo aos editores e demais pessoal da Tabanca Grande que se lembraram da sua data de aniversário:


Olá, Luís Graça

Quero aqui expressar os meus agradecimentos pelos votos de Parabéns no meu aniversário. Muito me honrou verificar que todos os camaradas da Guiné e meus camaradas do blogue em que por afinidade fui admitida, me presentearam com os seus votos no blogue.

É bom, muito bom,  sentir essa proximidade com pessoas que têm em comum uma vivência passada durante uma determinada época da nossa vida.

Não sou uma participante muito ativa em termos de escrita ,mas na verdade sou leitora assídua do também meu blogue “Luís Graça & Camaradas da Guiné”. Considero-me talvez uma espécie de “retaguarda", junto do Henrique, sempre que estamos a ler e a comentar tudo que se tem escrito no Blogue. É claro que todos os assuntos tratados não me são absolutamente estranhos,  mas como será entendível quando estive em Bissorã o meu espírito naquele território era bem diferente do meu marido assim como dos restantes camaradas da altura. Não deixei no entanto de viver ativamente os momentos bons e menos bons dessa altura.

Por acaso até me envolvi bastante com vários elementos da população,  na ajuda e aprendizagem de alguns usos e costumes das pessoas de Bissorã . Assim como me interessei por acontecimentos passados entre o meu marido e seus camaradas militares .

Tenho muito gratas recordações, em especial do Natal de 1973,  passado em Bissorã, pois me dediquei a fazer rabanadas e aletria para os camaradas que nos visitaram essa noite. Creio até que essa noite teve um pouco de “magia” amenizando a carência da falta de familiares na noite tão importante da vida de qualquer português. Até porque era uma altura de grande incerteza e “medos” porque o Henrique já tinha sido avisado que possivelmente nós teríamos de vir embora porque a situação de guerra estaria ameaçada de piorar daí para a frente, o que de certo modo aconteceu, pois logo no dia 30/12 /73 sofremos um ataque com alguma violência . Felizmente as coisas não pioraram muito em Bissorã, mas tínhamos informação de outras localidades com gravíssimos ataques.

Finalmente o 25 de Abril chegou e foi um ”espiral” de acontecimentos. E finalmente regressamos,  sãos e salvos,  ao nosso lindo Portugal.

Luís Graça, já me alonguei um pouco, mas tudo isto é para reafirmar o meu agradecimento especial ao Luís e com o mesmo sentimento a todos os Tertulianos a quem  desejo sinceramente tudo de bom enquanto a vida permitir. E acreditem que o blogue tem sido a maior terapia para o Henrique assim como para mim. Jamais esqueceremos estes nossos amigos,  independente de qualquer cor,  raça ou religião. "NÓS ESTIVEMOS LÁ»

Um beijo muito grande a todos.

Maria Dulcinea Rocha

Sem comentários: