quarta-feira, 17 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11412: Agenda cultural (261): No B.Leza, hoje e amanhã catedral da música guineense em Lisboa: (i) hoje, com Bubacar Djabaté, cantor e tocador de balafon, natural de Tabatô; (ii) amanhã, com o Tabanka Djazz, de Micas Cabral & companhia... A não perder! (A Tabanca Grande apoia a música da Guiné-Bissau!)



1. Programação do B.Leza para a 3ª semana de abril de 2013...Hoje   e amanhã temos música da Guiné-Bissau!...Vd. página no Facebook.

(i) Bubacar Djabaté, músico, cantor e tocador de balafon (xilofone africano), natural de Tabatô - o grande viveiro de músicos da Guiné-Bissau - , vai atuar em Lisboa, no B.Leza,  hoje, 4 feira, por volta das 11h30...

A não perder. [Pode-se ver aqui um vídeo dele, a tocar, há uns meses atrás, em Lisboa, junto ao Castelo de São Jorge, como músico de rua].

(ii) Tabanka Djazz estará em palco amanhã, 5º feira, no mesmo sítio, e por volta da mesma hora.

Diz Luis Bastos no You Tube:

"Tabanka Djazz: surgiram nos finais da década de 1980, são um marco da cultura guineense e  aqui interpretam Nha Corçon (Meu Coração). Como músicos destacam-se Micas Cabral, Juvenal Cabral, Jânio Barbosa, Carlos Barbosa e Dinho Silv. I nicialmente também o grupo contou ainda com: Aguinaldo Pina, José Carlos Cabral e Rui Silva.Destacam-se quatro CD gravados pela banda:  Tabanka (1990), Indimigo (1994), Sperança (1996) e Sintimento (2002).


2. A nossa Tabanca Grande apoia a música da Guiné-Bissau e os seus músicos!!!

Eu vou ver se consigo lá dar um salto, pelo menos hoje... Mas antes passo pelo MUSICBOX LISBOA, ali perto no Cais do Sodré [Rua Nova do Carvalho, nº 24, 1249-002 Lisboa, Portugal, telef. 213 473 188] para ouvir, logo à noite, a partir das 22h00, os Melech Mechaya, que vão  tocar 4 músicas no Club Offbeatz!...Entrada livre! [João Graça, nosso tabanqueiro, faz parte desta banda portuguesa, que está a ter um crescente reconhecimento nacional e internacional].

Quanto ao B. Leza,  a catedral da música africana em Lisboa, fica aqui:

Cais da Ribeira Nova, Armazém B
Lisboa
1200-109 LISBOA

5 comentários:

Anónimo disse...

Da página do Bubacar Djabaté, no Facebook:

Bubacar Djabaté e Tamala de Tabato no B.Leza, hoje:


R. Cintura do porto de Lisboa, Armazém B (Cais do Sodré)
Lisbon, Portugal

Entrada: 5€ (não atribui direito de consumo)

Abertura de porta 22H30
Início do concerto 23H30

Bubacar Djabaté é de Tabato, uma aldeia de "griots" no leste da Guiné-Bissau, onde aprendeu com a sua família a cantar e a tocar balafon (xilofone mandinga), djembe e cabaça.

A sua música inclui o repertório tradicional mandinga e composições próprias e traduz a herança da cultura guineense e as suas várias influências musicais.

http://www.facebook.com/events/156398914528620/
______________

Luís Graça

Anónimo disse...

not coment...

Anónimo disse...

Sub17
Tabanka Djaz

Tudo começou assim…
Depois do meu jantar pego no meu carro e dou um giro por aí…
Depois do meu jantar pego no meu carro e dou um giro por aí…
E sem mais intenções vou para uma discoteca me divertir um pouco mais…
Chego aí bebo um copo mais outro repeti e aí vem ela…
Chego aí bebo um copo mais outro repeti e aí vem ela…
Com sua cara mansa, parece uma Santa…
Seu jeito me deixou sem jeito…

Chego aí bebo um copo mais outro repeti e aí vem ela…
Chego aí bebo um copo mais outro repeti e aí vem ela…
E quando dou por mim estou apaixonado e não quero saber de nada…
Se tem alguém ou não…
Convidei a então a um passeio e mal saímos ela me abraçou…
Nossos corpos se uniram foi dia noite com loucura…
Nossos corpos se uniram foi dia noite com loucura…
No final me espanto surgiu assim quando me disse…
"Amor só tenho 15 anos"
Só tenho 15 anos
Amor
No final me espanto surgiu assim quando me disse
"Amor só tenho 15 anos"
Só tenho 15 anos
Amor

Sub 17…
Nós somos as sub 17…
Sub 17…
Nós somos as sub 17…
Sub 17…
Nós somos as sub 17…


Letra (e música) do tema Sub 17, Tabanka Djaz

http://letras.mus.br/tabanka-djaz/1187804/

______________

Luís Graça

Antº Rosinha disse...

Os guineenses ficam extremamente empolgados com os seus músicos e a sua música.

Principalmente com os autores que vinham do "tempo da luta".

De facto a música dos autores,principalmente em crioulo que entendemos melhor, ouve-se maravilhosamente.





Antº Rosinha disse...

Os guineenses ficam extremamente empolgados com os seus músicos e a sua música.

Principalmente com os autores que vinham do "tempo da luta".

De facto a música dos autores,principalmente em crioulo que entendemos melhor, ouve-se maravilhosamente.