segunda-feira, 4 de março de 2013

Guiné 63/74 - P11189: Diário de Iemberém (Anabela Pires, voluntária, projeto do Ecoturismo, Cantanhez, jan-mar 2012) (9): O batizado muçulmano da Aminata, a filha do padeiro

1. Continuação da publicação do Diário de Iemberém, por Anabela Pires (Parte IX) (*) 

[,  Foto à direita; créditos fotográficos: JERO]


20 de Fevereiro de 2012

Ainda não são 9 horas e vai uma grande azáfama no terreiro das mulheres. Eu não tinha percebido bem o que se ia passar. A Satu tinha-me dito que iam cortar o cabelo à Aminata, a menina que nasceu há dias e que é filha do meu vizinho padeiro e que, por sinal, nasceu com uma enorme cabeleira, e fazer uma festa. Afinal trata-se do batizado da menina.

Em frente à casa do Abubacar e da Satu está tudo a postos para a cerimónia à qual também vou assistir. Já fui ao terreiro das mulheres tirar umas fotos, ao panelão de arroz e ao tacho onde estão a cozinhar peixe. Ontem à tarde, quando cheguei da pesca, as mulheres estavam a encher saquinhos de plástico com sumo. Bom, hoje verei como é que organizam uma festa de uma família pobre. Claro que a mentora de toda esta azáfama é a Satu pois a mãe da criança, a Cadi [, a esposa do padeiro}, parece-me ser pessoa de nenhuma iniciativa. Mesmo quando ardeu o telheiro do marido ela não mostrou qualquer inquietação e estava aqui na casa da Satu.

O terreiro da frente já está cheio de homens que vêm assistir à cerimónia, o detrás cheio de mulheres.

Ontem voltei à pesca. Hoje dói-me, literalmente, tudo. Fui e vim a pé, com os habituais companheiros. A piroga de ontem tinha banco para me sentar mas saímos daqui às 9 horas e chegámos às 19. Ainda por cima estou adoentada, constipada e com tosse. Por regra dentro das pirogas há sempre uma enorme rede de pesca que só empata! Bem, fiquei com uma dor nos joelhos, por não poder esticar bem as pernas. Entra água na piroga e fica tudo molhado, tudo imundo. Tinha levado sanduíches dentro de uma caixa e outras num saco plástico. Quando fui tirar as do saco de plástico, aqui chamado oleado, estavam ensopadas em água salgada. 

Apanhei uma raia (estou a pensar fazer raia alhada para o jantar), 2 garoupas (aqui chamadas bedandas do mar de fora) e um barbo (o tal parecido com a faneca). O Sambajuma apanhou um charroco, um peixe maior de que não sei o nome e um tipo esquiló (ruivo cinzento) mas que não é esquiló. Isto está a melhorar. Desgosto foi ter perdido um peixe grande que conseguiu partir o fio quando já o estava a tirar da água. Não o cheguei a ver mas que era grande isso era. Para a próxima levo os empates com estralhos de aço pois ontem fiquei várias vezes sem anzol. E vou levar o carreto mais forte. 

O Sambajuma quer levar-me ao “mar grande” mas para isso não pudemos levar o Gassimo pois ele tem medo. Ontem, cada vez que me mexia na piroga o Gassimo refilava pois tem um medo enorme mesmo estando sentado no fundo da piroga. E eu até tenho algum receio de o levar pois já percebi que ele não sabe nadar bem e não temos quaisquer meios de salvação. Quem fica sempre na maior tristeza por não ir é o Alaje. Tenho muita pena de não o levar mas ele tem cinco anos e é responsabilidade a mais. É um menino muito inteligente, com um sorriso lindo. Adoro este menino que a toda a hora se aleija! Ando sempre a fazer-lhe curativos nos pés. Até me parece que ele já se aleija de propósito para eu lhe fazer os curativos. Gosta muito de cantar e aprende rapidamente as canções, que não sei, mas tento ensinar-lhe. Aí minha irmã, cá te espero com a viola para ensinares cantigas ao Alaje.

Por falar em meninos, quero dizer aos meninos de Portugal que, num mês, os únicos brinquedos que vi foram: um peluche às costas de uma menina, fisgas feitas de paus e borracha de câmara-de-ar e um aro de uma bicicleta tocado por um pau. A diferença entre os brinquedos que os meus meninos de Portugal têm e os brinquedos que os meninos da Guiné não têm é abismal. Mas estes meninos são felizes, desde que a barriga esteja cheia e não estejam doentes. O que mais me custa é ver meninos todos ranhosos. Porque sujos já percebi que é impossível não estarem. Aqui os meninos da Satu, como todas as pessoas que aqui vivem, tomam banho diariamente. Meia hora depois do banho as crianças estão sujas da terra.

Vou agora parar para ir ver o que se passa lá fora.


22 de Fevereiro de 2012

Acabei por perder a parte principal do batizado. A Satu, com a confusão, esqueceu-se de me chamar. Espreitei pela janela e vi os homens, rapazes e meninos, já a lavarem as mãos para comerem. Saí e a Aminata já tinha sido batizada e já tinha o cabelo rapado. Na varanda do Abubacar estava o Imã e o seu séquito. Ao fundo das escadas estavam duas mulheres grandes, as mulheres mais velhas, a mãe da criança e a menina. Tinham-lhe rapado o cabelo e numa cabaça havia água, folhas, cola e não sei que mais. Disse-me a mulher grande que era para a menina ficar de cabeça limpa. É curioso como os rituais entre as religiões muçulmana e a católica têm tantas semelhanças.

Foi então servido o pequeno-almoço ao sexo masculino. Grandes tigelas de arroz com peixe e os homens reúnem-se agachados à volta de uma tigela em função, mais ou menos, da idade e comem com a mão (com uma delas, a considerada limpa, creio que é a direita, porque a outra é aquela com que se lavam e por isso é considerada suja). Também havia um grupo de meninos à volta de uma tigela. 

As mulheres, à excepção das três que trouxeram a menina, não saíram do terreiro detrás. Depois foram distribuídos saquinhos de bolachinhas (um pacote destas bolachas custa 50 FCFA, o que equivale a cerca de 8 cêntimos, mas de 1 pacote foram feitos 2 ou 3) e de sumo. Entretanto foi morto um cabrito e, penso que a cada chefe de família, foi oferecido um naco de carne para levarem para casa. Levaram a carne na mão, sem qualquer tipo de acondicionamento. Lembro-me muitas vezes da ASAE e dá-me vontade de rir! Levadas à letra todas as exigências da ASAE por aqui já estaríamos todos mortos! 

E assim terminou o batizado. Os terreiros ficaram pejados de saquinhos de plástico que o Abubacar teve o cuidado de imediatamente mandar retirar. Ainda ontem continuava a retirada de plásticos e de latas de refrigerantes. Como só tinha comido um pacotinho de bolachas do batizado, e talvez por ter dado um contributo para o mesmo, ofereceram-me um pacote de bolacha Maria e 2 refrigerantes. Os contributos não são obrigatórios mas quem pode e quer dá. Assim, no final, havia um homem a contar o dinheiro recebido dos convidados. E assim foi a festa do batizado da Aminata que é de uma família com poucas posses.

Vi na festa, pela primeira vez, uma mulher de burca preta. Já tenho visto algumas de véu mas de burca foi a primeira vez. Estas mulheres são sempre da Guiné Conacri. As mulheres muçulmanas da Guiné-Bissau não usam véu, nem burca. São, aliás, muito “liberais” pois com frequência as vejo de blusas ou vestidos de alças.

[ Fotos, acima, Iemberém, dezembro de 2009:  © João Graça (2009). Todos os direitos reservados]

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Nota do editor:

1 comentário:

Antº Rosinha disse...

Luís disseste que Anabela Pires nasceu em Moçambique.

Nem podia ser de outra maneira.

É que, para um europeu se adaptar a certas carências «exóticas», o que mais custa são os primeiros 20 anos, dizia-se a novatos colonos armados em exquisitices.

Só mesmo quem anda por lá há muitos anos é que distingue o comportamento de uma mulher mussulmana de Bissau ou de outra região.

Às vezes falava-se que quanto mais o islamismo se expandia mais facilmente se liberalizasse, mas parece que não acontece, antes pelo contrário.

Até na europa onde as cristãs já andam de mini-saia no inverno, as mussulmanas usam burca no verão.