segunda-feira, 11 de março de 2013

Guiné 63/74 - P11237: Álbum fotográfico de Abílio Duarte (fur mil art da CART 2479, mais tarde CART 11/ CCAÇ 11, Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70) (Parte VI): De Lisboa a Contuboel...


Foto s/ nº > Lisboa > 1969 > Furrieis da CART 2479 > "Jantar de despedida antes do embarque para a Guiné, com o nosso 1º sargento, Ferreira, que chegou a major e já falecido".


Foto s/ nº > Chegada da CART 2479 ao Xime... "A LDG afastou-se da terra e a GMC foi a banhos"...


Foto s/ nº > "O acidente no Xime"...




Foto s/ nº > "O meu pelotão de instrução [, na recruta,] em Contuboel. Alguns destes soldados foram depois transferidos para a CCAÇ 2590/CCAÇ 12".


Foto s/ nº > s/ l > "Eu e as minhas lavadeiras"...




Foto s/nº > O Abílio Duarte em Contuboel



Foto s/ nº > Em Contuboel, junto à capelinha da vila...


Guiné > Zona leste > CART 11 (Nova Lamego, Piche, Paunca, 1969/1970) > Fotos do álbum do Abílio Duarte.

Fotos (e legendas): © Abílio Duarte (2013). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do Abílio Duarte, ex-fur mil art da CART 2479 (mais tarde CART 11 e finalmente, já depois do regresso à Metrópole do Duarte, CCAÇ 11, a famosa companhia de “Os Lacraus de Paunca”) (Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70) (*).

Estas fotos fazem parte de um segundo lote que o Abílio Duarte nos acaba de mandar, em 7 do corrente, com a seguinte mensagem:

Olá, Luís.

Tomo a liberdade de te enviar mais umas fotos [, 26,] do pessoal da minha companhia, para agregares á série do meu álbum fotográfico, para agora e mais tarde recordar...

Apesar de tuod, passámos bons tempos em Contuboel. Depois é que foi o pior. Mas tudo na vida passa, e o impprtante é recordar os amigos e camaradas com quem convivemos em terras distantes, e longe dos nossos parentes. Tenho muitas saudades daquela camaradagem e bom convívio entre todos.
Vais recordar Co0ntuboel, Bafatá,,, e talvez alguns soldados a quem dei instrução e foram para a tua companhia [, a CCAÇ 2590, mais tarde CCAÇ 12].
Algumas das fotos foram cedidas pelo meu camarada, o fur mil Queiroz da Silva.

Não te incomodo mais, e recorda aqueles tempos.
Um abraço, Abílio Duarte.
______________________

8 comentários:

Luís Graça disse...

Obrigado, Abílio!... Espantosas as vossas carinhas de putos, na foto do "jantar de despedida"... Era também a minha, estou-me a rever ao espelho!...

Quanto aos nossos "queridos nharros", reconheço alguns... É uam foto preciosa, tenho poucas fotos dos meus camaradas guineenses... Como sabes, nunca tive pelotão certo... Mas de Contuboel guardo gratas recordações... Esc revi o seguinte no meu diário (15/7/1969)


(...) Capri, c’est fini!... Ainda te lembras da velha canção do verão de há três anos, em Lisboa ) ? Pois é, estão a chegar ao fim as férias de Contuboel, o dolce far niente da tropa tropical... Cheguei à Guiné há mês e meio. E ainda não vi, não senti nem cheirei a guerra (a não ser talvez no percurso, em LDG, no Rio Geba, a caminho do Xime e depois no troço Xime-Bambadinca, no dia da nossa partida de Bissau para Contuboel: confesso que havia alguma tensão nos rotos dos periquitos...).

Acabámos os exercícios finais da instrução de especialidade, que decorreram entre 6 e 12 de Julho, a 10 km a norte de Contuboel. Recebemos a visita do homem grande de Bissau . Consta que já nos deu destino, a nós e aos nossos queridos nharros.

Acabaram-se os passeios tranquilos pelo Rio Geba, de piroga. As idas a Sonaco, à civil. As conversas, ao fim da tarde, debaixo do poilão, com os djubis, as bajudas e as mulheres grandes e os homens grandes. As conversas intelectuais com o meu amigo [Renato] Monteiro . Os meus vizinhos aldeões com quem gostava de conversar. As pacatas idas às hortas das proximidades para comprar bananas e abacaxis...

Vou ter saudades de Contuboel, das frondosas margens do Geba, da paisagem luxuriante, das amáveis lavadeiras mandingas, de mama firme, que encontrávamos pelo caminho. Mas, como diz a canção, é muito pouco provável cá um dia voltar. Em contrapartida não penso neste momento em Lisboa nem no meu regresso. Contuboel acabou: há agora muitos milhares de quilómetros para palmilhar, numa prova que é, para mim, para todos nós, o grande teste de resistência... e de sobrevivência.

Vou ter saudades das histórias que a velhice de Contuboel nos contava. Madina do Boé, Fiofioli… Nós, os periquitos, ouvíamos com respeito a velhice e é, com natural apreensão, que nos preparamos para montar a tenda algures no chão fula. Dizem-me que marchamos, dentro de dias, para Bambadinca. Não gostei do sítio quando por lá passei, há um mês e meio. Ainda cheirava a pólvora... Em contrapartida, o aquartelamento é novo, oferecendo boas condições de alojamento, pelo menos para os oficiais e sargentos. (...)

25 DE JUNHO DE 2010
Guiné 63/74 - P6642: A minha CCAÇ 12 (4): Contuboel, Maio/Junho de 1969... ou Capri, c'est fini (Luís Graça)

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2010/06/guine-6374-p6642-minha-ccac-12-4.html

duarte.oiliba.abilio@gmail.com disse...

Olá,
Acabaste de descrever Contuboel,muito bem, era assim mesmo.

Não era de facto CAPRI, mas era bonita e calma, passamos lá bons bocados. Faltava-me relembrar SONACO, também fomos lá algumas vezes ao churrasco de frango. Em Bafatá era mais Bacalhau com todos, e piscina.
Um Abraço.

Luís Graça disse...

Abílio, diz-me quem é quem na foto do "jantar de despedida" ?... Onde é que tu estás ? E o Renato Monteiro, não é o que está à esquerda do 1º Sargento ? A foto foi tirada em Lisboa ?

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Mais um conjunto de fotos que bem ilustram os tempos da nossa juventude.
As fotos do 'banho da berliet' são também interessantes pois mostram uma situação não muito normal e não me lembro de a ver retratada antes.

Abraço
Hélder S.

duarte.oiliba.abilio@gmail.com disse...

Ólá Luis,
Informo que a foto foi tirada num restaurante em Espinho, e estavamos na altura num aquartelamento em Silvalde, que era perto.
Quem é quem na foto?
Da esqª para a direita;
De pé, na última fila: Eu,o Macias, Pechincha,Sousa, por detrás do 1º,Ferreira(Vaguemestre),e o Pais (Mecânico)mais á frente:
O Silva (Transmissões),Abílio Pinto,o Renato Monteiro e o Enf. Edmond.O 1ºsargtº.já está referenciado por natureza.
Sentados: O Canatário,Cunha e o Queiroz da Silva

Hélder Valério disse...

Caro Abílio

Quando passei os olhos pelas fotos não fui capaz de reconhecer os elementos que estavam no grupo de 'despedida'.
Agora que os identificas fico 'zangado' comigo porque não fui 'despertado' pela foto do Pechincha, de que aqui já falámos.

É mesmo ele, sim senhor.

Abraço
Hélder S.

José Marcelino Martins disse...

O quartel que se localizava em Silvalde - Paramos, era o Grupo de Artilharia Contra Aeronaves nº 3. Era uma unidade de instrução básica.
Hoje está lá aquartelado o Regimento de Engenharia nº 3.

José Júlio Nascimento disse...

No Xime também fui várias vezes a banhos no rio Geba, só que lá já havia um cais construído em madeira.
José Júlio Nascimento
Cart 2520