quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11071: Em busca de... (214): Carlos Botto, ex-Condutor Auto da CCAV 3404/BCAV 3854, Cabuca, 1971/73 (José António Sousa)

1. Mensagem do nosso camarada José António Sousa (ex-Soldado Condutor Auto da CCAV 3404/ BCAV 3854, Cabuca, 1971/73), com data de 2 de Fevereiro de 2013:

Caros camaradas da Guiné:
Hoje gostaria de falar do Carlos Botto.

Este camarada era condutor e foi integrado na CCav 3404 nos finais de 1972 (desconheço a data certa), era filho de um oficial do exército e talvez por ter estado sujeito a alguma disciplina militarista (digo eu) na sua adolescência e juventude tornou-se um jovem um tanto ou quanto irreverente, não é que fosse mau rapaz, mas era um pouco rebelde o que lhe terá custado algumas sanções disciplinares na tropa, e apareceu em Cabuca por isso mesmo.

O Botto era um indivíduo muito criativo, organizava todo o tipo de actividades para combater o isolamento a que estávamos sujeitos dentro daquelas duas fiadas de arame farpado.

Desde o futebol ao basquetebol passando pelo voleibol, lá estava a assinatura do Carlos Manuel Marques Botto, chegou até a organizar um gincana com bicicletas que convenceu alguns nativos emprestar-lhas embora algo desconfiados, até que um dia resolveu criar uma emissora de rádio, um radialista por excelência, tinha que passar por tudo para conseguir os seus intentos.

Foi escolhida uma pequena casa que havia sido construída com a finalidade de substituir a velha enfermaria mas que nunca foi utilizada, com a colaboração do pessoal das Transmissões,

Lá conseguiu arranjar o equipamento necessário para o sua emissora de rádio, pôde também contar com a minha colaboração, pois para alimentar os equipamentos era necessária corrente eléctrica e esta era fornecida através de uns cabos ligados à bateria do “meu" Unimog estacionado nas traseiras da “emissora”, também lhe dava assistência no som. O genérico de apresentação era o POP CORN, na época muito em voga. Para além da música emitida por um gravador de cassetes, organizavam-se os mais diversos concursos que sempre divertiam o pessoal.


Fiquei surpreendido quando há cerca de dois ou três anos atrás soube que o meu amigo Carlos Botto havia regressado a Cabuca, já no tempo da 2ª Cart do Bart, 6523, provavelmente pelos mesmos motivos da primeira vez, e como não podia deixar de ser, mais uma vez uma emissora de rádio a “Rádio Nos Tera”.

Passei muitos bons momentos com este camarada que nunca mais vi, soube que apareceu num dos convívios da CCav 3404 mas eu não estive presente. Gostava muito de o rever.

Quero enviar um forte abraço a todos os camaradas da Tabanca Grande.

Em anexo vou enviar duas fotos do Botto que compilei do Blog dos Abutres de Cabuca que espero eles não fiquem zangados, vou enviar também uma foto da casa onde funcionava  a emissora mas esta foi obtida em 2010 quando visitei Cabuca.

Carlos Botto, à esquerda

Carlos Botto em plena actividade, entrevistando, se não estou em erro, o nosso camarada António Barbosa

Rádio Cabuca em 2010
____________

Nota do editor:

(*) Vd. poste de 24 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10995: Tabanca Grande : José António Gomes de Sousa, ex-Soldado Condutor Auto da CCAV 3404/BCAV 3854 (Cabuca, 1971/73)(383)

Vd. último poste da série de 1 DE FEVEREIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11038: Em busca de... (213): Camaradas de Buba, 1972/74 (Aníbal Silva, através da sua filha Nilza Gonçalves)

2 comentários:

Anónimo disse...

De: Augusto Silva Santos
Para: José António Sousa

Camarada e Amigo, antes de mais, bem vindo ao blogue.
Somos do mesmo tempo na Guiné, embora eu tenha pertencido ao BCaç.3833 / C.Caç.3306. O Batalhão estava sediado no Pelundo, e a minha Companhia em Jolmete. Fui ali colocado em rendição individual pelo que, finda a comissão daquela unidade, fiquei colocado no Depósito de Adidos em Brá. É aqui que eu penso ter conhecido o teu camarada Carlos Botto, se não estou enganado, isto tendo em conta que já lá vão 40 anos. Se é a mesma pessoa de que estamos a falar, acabei por o conhecer em circunstâncias pouco normais, visto ele estar recluso na Casa de Reclusão Militar, onde eu habitualmente fazia Sargento da Guarda. Repito, não sei se tratará da mesma pessoa, mas tenho uma vaga ideia de que sim, pelo nome e pela figura. Possuo inclusive duas fotos que talvez permitam a sua possível identificação. Essas fotos estão datadas de Março de 1973. Caso estejas interessado, envia-me o teu e-mail para fazermos a confrontação. O meu e-mail é: augusto.d.s.santos@gmail.com
Um abraço.

Anónimo disse...

Boa tarde,Também eu ando a tentar localizar o Carlos Botto ! Na verdade dei a minha colaboração para ele criar a Radio NO Tera e cheguei também a fazer parte da equipe redactorial da mesma-O Carlos era um bom rapaz ! Todavia , em dia que não posso precisar e após ter emborcado uma garrafa de wisky, desatou aos tiros e acabou por ser detido e enviado sob prisão para Bissau , sem nunca mais lhe termos posto a vista em cima. É pois natural o que afirma o anterior comentador.Pela minha parte , continuo a desenvolver esforços para o encontrar.Abraço,Ricardo Figueiredoex Fur Mil dos Abutres de Cabuca