segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10980: História da CART 1742 (1): Tudo começou aqui... (Alberto Alves / Abel Santos)



1. Começamos hoje a publicar um trabalho trazido até ao Blogue, em mão, pelo nosso tertuliano Abel Santos [foto à direita] (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" -, Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69).

Esta História da CART 1742 foi elaborada por Alberto Alves, um dos Panteras, em Maio de 2007, para ser distribuída pelos camaradas presentes num dos Encontros desta Unidade.



HISTÓRIA DA CART 1742 (1)


(Continua)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Alberto Alves e Abel Santos: obrigado pela oportunidade de conhecer as aventuras e desventuras da vossa companhia, a CART 1742, pois terras do Gabu.

Gostei de ler o primeiro poste, sendo o texto desenvolto, em estilo de reportagem. Muito bem. Espero pelo segundo. LG

Abílio Duarte disse...

Eu, Abílio Duarte, ex-F.Milic. da C.Art.2479/C.Art.11/C.Caç.11, pertencia á Companhia que vos foi substituir, em meados de 1969, e estivemos aí em intervenção até Agosto de 1970.Agregados ao COMCHEF, e depois ao COP 5/Bafatá.Nova Lamego boa terra e boa gente.Bem hajam a todos aqueles que por lá passaram.

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Interessante este relato.
Em jeito de reportagem, como escreve o Luís, bem agradável de se ler.
Também as fotos ilustrativas ajudam bastante a 'ver' os locais, a paisagem, as gentes e isso é um bom contributo para aqueles que se vierem a interessar pela leitura do artigo.
Parabéns aos autores e também um agradecimento pelo facto de se terem disponibilizado para nos presentearem com o relato.
Acresce ainda o meu interesse pelo facto de ter estado em Piche em 1971 e ter passado pelos locais indicados.

Abraço
Hélder S.

Mário Leitão disse...

No dia da festa de fim de comissão, em Buruntuma, a escassos 15 dias do embarque, quando a Presidente do Movimento Nacional Feminino e o Cmdt do COP 5 se encontravam na unidade, o Sold At Artilharia João Fernandes Caridade sofreu uma queda fatal do Unimog em que andava a fazer a distribuição diária de água (13 bidões). Foi evacuado de imediato pelo seu furriel enfermeiro a bordo da DO27 que trouxera aquelas personalidades. D. Cecília Supico Pinto e o Cmdt do COP 5 também viajaram, naquela que foi uma experiência de guerra terrível, já que o jovem soldado morreu em pleno voo, apesar da respiração artificial contínua e dos hipertensivos e cortisonas que o furriel lhe facultou. O piloto da DO solicitou um helicóptero para mais rápido transporte de Bissalanca para o HM 241. No hospital foi confirmado o óbito (in "HERÓIS LIMIANOS DA GUERRA DO ULTRAMAR", em acabamento)