domingo, 6 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10905: O Nosso Livro de Visitas (155): Resposta ao pedido do António Bastos no poste P10630, de 7/11/2012 (José Ribeiro, CART 566, Bissorã e Olossato, 1964/65)







Guiné > Região do Oio > Olossato > Maio de 1965 > CART 566 (Bissorã e Olossato, 1964/65) > Material apreendido ao IN numa grande operação ao Morés, realizada em Maio de 1965, segundo informação do José Ribeiro.

Foto: © António Bastos (2013). Todos os direitos reservados. (Editada e legendada por L.G.)

1. Mensagem de  José Augusto Miranda Ribeiro, com data de cinco do corrente

Assunto - Resposta ao camarada António Silva Bastos do Pel Caç 953

Camarada António Silva Bastos do Pel Caç 953


Li as tuas intervenções sobre uma grande operação a Morés (*). Vi as fotografias em anexo e não reconheci ninguém.

Pertenci  à CART 566, que foi a 1ª companhia que se instalou no Olossato, improvisou um aquartelamento e construiu os abrigos em 1964.

Lembro-me que em Maio de 1965, no início do mês, participámos numa operação a Morés, a qual envolvia 7 companhias, tendo sido, ao logo da noite, detetadas todas as companhias, exceto a CART 566. Um caso de sorte. Na escuridão da noite capturámos um guarda (sentinela) e depois um ronda do lado do inimigo. Foram eles que nos indicaram (voluntariamente ??) a única entrada não armadilhada para aquela grande casa de mato. Foi um bom trabalho.

Mesmo com morteiradas a caírem sobre nós lá fomos entrando. Encontrámos muito material de guerra, e um subterrâneo que era um hospital com diverso material relacionado com a saúde. Foi necessário o helicóptero deslocar-se meia dúzias de vezes para levar o referido material. Nós também carregámos muito material.

Por isso,  meu caro camarada Bastos, foi a CART 566 que estava no Olossato nessa data, mas, que eu me lembre, não nos encontrámos com qualquer outra companhia.

Agora, eu com quase 74 anos, só estou bem sentado à mesa, e a minha barriga vai crescendo, crescendo... É preciso ter boa disposição, saúde e paz, porque a Guerra Colonial já acabou.

Um abraço do teu camarada que desde já te considera um amigo.

Um abraço.
JRibeiro (José Augusto Miranda Ribeiro)

2. Comentário de L.G.:

Camarada J. Ribeiro: Costumamos dizer, sem ironia, que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!... Porque é mesmo verdade: repara como o pedido do António Bastos, há quase dois meses atrás, acabou de ter uma feliz resposta por parte de um camarada da CART 566, de seu nome completo José Augusto Miranda Ribeiro, de 73 anos, e que eu convido deste já a integrar, de pleno direito, o nosso blogue... Para tal, basta-nos mandares as duas fotos da praxe, uma antiga e outra atual.

Camaradas com a tua veterania ainda são poucos, a escrever no nosso blogue. A idade não é desculpa, muito menos a barriguinha. Junta-te a nós, até porque não temos até agora nenhum ilustre representante da CART 566. Fala-nos da tua unidade e da vossa atividade operacional na região do Oio. Manda-nos fotos (digitalizadas) do tei álbum. Partilha connosco as tuas memórias. Um bom ano igualmente para ti. (**)
____________

Notas do editor:


(...) As fotos foram-me dadas em 1965 em Jumbembem por companheiros da CArt 730, e disseram-me que eram de uma operação que foi feita em Morés em 1964 com a Companhia do Olossato e a 730. Será que haverá alguém da nossa Tabanca que estivesse na dita operação, ou até, quem sabe, esteja nas fotos? (...)

(**) Último poste da série > 30 de dezembro de 2012> Guiné 63/74 - P10881: O nosso livro de visitas (154): Joaquim Nunes Sequeira, ex-combatente da Guiné

10 comentários:

Rogerio Cardoso disse...

Caro José Ribeiro
Li com atenção o relato da operação a Morés pela Cart.566, companhia que eu coheci muito bem, pois eu pertenci à Cart.643-Aguias Negras, que estivemos convosco em Bissorã, e nos encontrá-mos muitas vezes no Olossato. Eu na resposta ao camarada Antonio Bastos, mostrei fotos do Heli a descarregar material no Olossato, fotos tiradas por mim. Concerteza foi outra operação a Morés, mas mais ou menos na mesma altura. O nosso Comandante, que acho que era o vosso também, já que voçês passaram a pertencer ao Bart.645- Cor.Brancamp Sobral, previu a captura do material e requisitou os Heli, o que em principio as chefias acharam que era improvável.
Agora outra pergunta, quem é o personagem que está na foto em primeiro plano, de óculos e de cócoras? É que tenho a impressão que sei quem é.
Um abraço
Rogerio Cardoso
Ex Fur.Mil.Cart.643.

Tony Borie disse...

Olá José Ribeiro e Roger.
Eu já mencionei em textos anteriores esta operação a Morés em Maio de 1965, pois envolveu grande número de militares, foi organizada, pelo meu Agrupamento, juntamente com o Batalhão de Artilharia "Águias Negras", muitos militares, saíram de Mansoa, foi um dia de muita azáfama em Mansoa, e foi onde um amigo, que era paraquedista, mais tarde recebeu também um medalha cruz de guerra, igual à que o Roger recebeu, por actos de bravura nessa operação.
Tenho só recordações na memória, não fotos, ou qualquer documentação, a não ser uns rabiscos no meu diário.
Um abraço para ambos, do amigo Tony Borie.

Tony Borie disse...

Olá José Ribeiro e Roger.
Volto de novo para vos dizer, que mais à frente no meu diário, diz precisamente a data da operação, que é em 5 de Outubro de 1965, e não em Maio, como disse no comentário anterior, fala em Morés, e que envolveu quase dois mil militares, e a operação, e movimentação de tropas, prolongou-se por mais de dois dias. Envolveu a Força Aérea, Marinha e Exército, onde já havia comandos formados em Bissau, e foi organizada em Mansoa, onde havia a tal azáfama com a movimentação de militares.
Um abraço, Tony Borie.

A. João Soares disse...

Caros Amigos,

Penso que terão interesse em ver o seguinte post. Se desejarem podem transcrever para este vosso belo blogue



Cumprimentos
A.João Soares

Tony Borie disse...

Olá José Ribeiro e Roger.
A minha intenção é clarificar, e a data é 5 de Outubro, que pode ser de 1965, ou 1964, pois os rabiscos no diário, que mais parece um livro de apontamentos, não diz a data, mas diz 5 de Outubro.
Um abraço, Tony Borie.

Torcato Mendonca disse...

Manga de patacão...

Quando valia uma mina, uma pistola metralhadora etc...nesse tempo?

Ab. T.

Luís Graça disse...

João Soares:

Obrigado, mas falta a indicação do link do poste em questão...

LG

Luís Graça disse...

João Soares: Será este ?


http://joaobarbeita.blogspot.pt/2009/03/cart-566-rap-2-por-vicoso-caetano.html

Rui Silva disse...

Ora aqui está o elo que faltava.
Alguém da 566, Companhia com que a minha(CCaç.816) teve o previlégio e a satisfação de trabalhar.
Concerteza, caro José Ribeiro, que te lembras de irmos a Iracunda (2 Grupos de cada Comp.ª) em Junho de 1965 e de irmos à estrada Olossato-Farim:a aminha Companhia completa mais um Grupo da tua em que tivemos um morto e vários feridos e que ainda depois, ao fim da tarde, saiu do Olossato mais um Grupo vosso para nos ajudar pois já estávamos a ficar sem munições.
Foi em 1 de Agosto de 1965.
O nosso "cadeado" começou com os Águias Negras da 643 -olá(!) amigo Rogério Cardoso- e depois fomos substituir, em Outubro, a tua Companhia no Olossato, porque vocês estavam de regresso à metrópole.
Tal como a 643 temos das melhores
recordações da 566 pois foram Companhias muito amigas.
Tens aqui um bom sítio (site) para recordar Bissorã e Olossato com os amigos de então e, de agora, claro.
Passa bem caro amigo
Rui Silva

Luís Graça disse...

Caro Rui Silva, mais uma boa razão para o José Ribeiro se juntar a nós...