domingo, 9 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10776: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (18): 19.º episódio: Viva a peluda

1. Em mensagem do dia 5 de Dezembro de 2012, o nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), enviou-nos o último episódio da sua campanha no K3, dias que fazem parte dos melhores 40 meses da sua vida.


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA

19º e último episódio:
A morte do meu Comandante,  
A minha, quase, ida para os Comandos e
Viva a peluda!!!

Aquartelamento do K3 e Rio Cacheu. Vd. Carta de Farim
Foto © de Carlos Silva (2008). Direitos reservados


12 de Junho de 1966
Aconteceu o impensável, embora a morte nos tivesse já levado em 17 de Maio último um camarada FURRIEL MILICIANO e também com a traição duma mina.
Digo impensável, por ter sido ali naquele sítio. A vítima desta vez foi o nosso CAPITÃO, Comandante da Companhia.

E eu estava lá... e eu vi como foi.

O seu jeep e o meu unimog cruzar-se-iam dentro de segundos.

A mina fora preparada, disso continuo convencido, para ser detonada à distância e só mesmo quando da sua passagem, o que até nem era habitual.
Deslocava-se portanto, nesse dia e àquela hora, a título excepcional.

Já passáramos por ali mais de vinte vezes, a estrada fora picada aquando da primeira passagem e depois, de cinco em cinco minutos, voltávamos a fazer o mesmo trajecto com ida e volta, ora levando a água trazida de Farim, ora regressando para nova recolha e a área circundante tinha vasta visibilidade e estava capinada e para além disso tínhamos patrulhas a pé e em constante movimento de vai-vem, vigiando os três quilómetros que separavam o aquartelamento do rio.

Não faltou ou faltava portanto a segurança e para mim tratou-se dum atentado traiçoeiro, bem preparado e conseguido pelo IN. Perdi ali uma grande amizade e um amigo inesquecível.

Decidi então, oferecer-me para a 3ª de Comandos, a ser constituída em Brá e apenas para militares já com alguma experiência de mato.
Colaborei assim com o pedido feito para que fossem dispensados até dois elementos voluntários de cada Unidade Operacional.

Feitas as provas de admissão, aguardei a respectiva integração que já me tinha sido confirmada.

Chega entretanto a Bissau, uma verdadeira 3ª CComandos, treinada e preparada na Metrópole e sou dispensado com ordem de marcha para regressar ao meu velhinho K3. Colocado fui na CCS/QG a aguardar transporte. Pedem-me para ajudar administrativamente a Secção de Funerais e Registo de Sepulturas e logo após, dado ter terminado a comissão de serviço da chefia, é-me "oferecida" essa mesma chefia. "Aceitei"... cumpri... modifiquei e melhorei algumas coisas, apresentei propostas para alterar procedimentos, e as aceites, postas de imediato em prática resultaram em pleno.

Até que um dia... um tal de Uíge convida-me a vir com ele. Lisboa engalanou-se para me receber e ali debaixo da ponte e com o cais de desembarque à vista, juntei-me ao enorme coro que ali já deixara a sua voz e também cantei num grito:  
- VIVA A PELUDA.

E hoje quem por ali passa porque o eco ainda se houve desde a foz à nascente do Tejo, tem que saber que esta canção foi entoada por centenas de milhares de COMBATENTES, e que o fizeram em grande momento de felicidade.

E se repararem bem, ouvir-me-ão ali também.

Veríssimo Ferreira
ex-Fur Mil
CCAÇ 1422

 Veríssimo Ferreira, Mansabá, 1965
____________

Nota de CV:

Vd. últimos postes da série de:

11 de Novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10652: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (10): 11.º episódio: Momentos de puro e são divertimento

14 de Novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10668: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (11): 12.º episódio: Uma experiência como Vagomestre

18 de Novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10691: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (12): 13.º episódio: Como 5 dias de licença em Bissau se transformaram em 30 na Metrópole

22 de Novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10705: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (13): 14.º episódio: A estranha ausência da guerra e dos camaradas do K3

25 de Novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10724: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (14): 15.º episódio: Hora de voltar ao palco da guerra

28 de Novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10736: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (15): 16.º episódio: Alô K3

2 de Dezembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10750: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (16): 17.º episódio: O mistério das luzinhas do K3
e
5 de Dezembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10762: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (17): 18.º episódio: Emboscando a morte

3 comentários:

Anónimo disse...

...
A peluda?
Já?
Agora qu'estas crónicas 'tavam a aquecer o blogue?!
Ora, batatas!

Cpts,
Abreu dos Santos

Bispo1419 disse...

Oh Veríssimo, então? P'rá peluda? Faço minhas as palavras do camarada Abreu dos Santos.
Espero que nas tuas gavetas da memória ainda encontres mais alguma coisa de "Os melhores 40 meses da minha vida" e decidas partilhar com a malta. E, neste caso, se possível, mantém o estilo narrativo de que gostei muito neste teu tabalho memorialístico. Vá lá, não te cales!
Um abraço do
Manuel Joaquim

Luís Graça disse...

Camarada, estavamos á espera de um folhetim tipo pilhas Duracell (que diz a publicidade enganosa, dura & dura...).

Parabéns pela tua ousadia e sobretudo generosidade... A "exposição" pública, mesmo num blogue mais "intimista" como este, tem custos, eu sei...

Mas estavas à espera que falasses mais do teu capitão, cujo nome omitiste, se calhar intencionalmente, por pudor ou respeito...

Julgo que seja este:

- DINIS ALBERTO DE ALMEIDA CORTE REAL: Cap Mil Inf / Cmdt CCaç 1422 / Morto em combate em 12 de junho de 1966.

Esta informação consta do poste de 24 de junho de 2010 (que não deves ter lido, por ser muito anterior à tua entrada na Tabanca Grande):

Guiné 63/74 - P6638: Lista alfabética dos 24 capitães que morreram em campanha no CTIG, dos quais 10 em combate, todos comandantes de companhias operacionais (9 Cap QP, 1 Cap Mil) (Carlos Cordeiro)


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2010/06/guine-6374-p6638-lista-alfabetica-dos.html