quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10543: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (3): 4.º episódio: Passagens por Amadora, Lamego, Tancos e Lisboa

1. Em mensagem do dia 13 de Outubro de 2012, o nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), mandou-nos mais um episódio da sua odisseia militar, correspondente aos melhores 40 meses da sua vida; diz ele e nós acreditamos.

OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA

4º episódio - Escalas na Amadora, Lamego, Tancos e Lisboa

E em 30 de Agosto de 1964 fui promovido a 1.º Cabo Miliciano, pois então...
Começa aí um percurso agitado, com constantes mudanças, assim estilo "faça férias cá dentro" e foi o que me valeu para ficar bem a conhecer, algum deste País, que eu julgava ser só o Alto-Alentejo.

1º - Amadora (Regimento de Infantaria 1);
2º - Lamego ( Rangers);
3º - Tancos (Minas e Armadilhas)
4º - Lisboa (Grupo C. Trem Auto)
5º - Abrantes (Regimento Infantaria 2)
6º - Tomar (Regimento Infantaria 15)
7º - GUINÉ.

Peripécias ocorridas:

À Amadora cheguei... nem a almoço tive direito... e mandam-me avançar, de forma a estar e sem falta, no dia seguinte em Lamego. Já algo desenrascado, apanho comboios, mais comboios e certo é que às 8h30, entro no novo poiso e, qual não é a minha sorte, que dei de caras, logo à porta de armas, com um herói da minha terra, combatente já com uma comissão prestada em Angola, monitor agora, das tropas a preparar.

Trocámos abraços, continências e amigáveis palavras, e logo ali ficámos afilhado e padrinho.
Padrinho que muito ajudou enquanto cursei.

A caserna era óptima e fiquei em lugar privilegiado de cama.
Fora dos últimos a chegar e não houve hipótese de arrebanhar melhor.

Havia só que subir três beliches, até chegar ao 4º onde dormia e com uma vista fantástica para os barrotes em madeira, que até me davam para estender a roupa molhada e esta, por sua vez, passava as gélidas noites, a afagar-me a calejada epiderme, durante os raros momentos que ali estacionei, pois que os treinos eram constantes, a qualquer momento e prolongados, estafantes e só para homens de barba rija.

Foram tempos duros, mas foram uma óptima preparação para as dificuldades que vieram depois.
Ficou-me gravada, a frase "Nunca se sabe", resposta que sempre ouvíamos a qualquer pergunta que fizéssemos.

Tancos desejava-me ardentemente e as Minas e Armadilhas que as amasse... e a Barquinha ali tão perto e com tão boa comida e melhor buída...

Passou-se e eis senão quando, me vejo a caminho de Lisboa, Av de Berna, Grupo de Companhias Trem Auto, o que me confundiu do porquê.
E não só a mim, também o Senhor Sargento da Secretaria se espantou e exclamou:
- Ora porra, pedi um Cabo Miliciano condutor e mandam-me um atirador?

Mas... e há sempre "UM PORREIRO mas"... continuou ele:
- Aguente aí ó patrício, você é da Ponte Sôr... eu sou de Alter... temos de resolver isto.

E após perguntar-me se conheço a capital e eu respondido "negativo", decidiu que eu devia ficar por ali, até que fosse rectificado o lapso, o que deveria demorar um mês.

Sem função atribuída, saía, à civil, de manhã e voltava para dormir, num quarto com mais sete militares e cinco ratazanas, das maiores que já vi. Turismei...

Vi cinema nos: Piolho... Condes... Éden... S Jorge...
Conheci, a desoras, as boas zonas... Intendente... Cais Sodré... Bairro Alto... Alfama... Mouraria.. . Madragoa...
Vi campos de futebol, com relva imagine-se... o aeroporto... Cabo Ruivo e os hidroaviões... combóios em Santa Apolónia e Rossio... Fui a Cacilhas... ao jardim zoológico... Parque Mayer... Parque Eduardo VII... Feira Popular...
Comi bifes na Solmar... Portugália... Império... Ribamar... sopa de marisco na Rua de S. José... iscas na Travessa do Cotovelo... bacalhau com grão no João do Dito...
Bebi na Ginginha e no Pirata e uns tintos no Quebra Bilhas...

Até que um dia me transmitem:
- Vais para Abrantes.

Bati o pé e disse:
- NÃO VOU... NÃO VOU... NÃO VOU... E FUI
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 16 de Outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10538: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (2): 3.º episódio: O 2.º Turno, no CISMI, na bela terra de Tavira