sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10449: Passatempos de verão (17): Luís R. Moreira, de férias em terras transmontanas de Miranda, com o campeão do jogo da malha Belmiro Vaqueiro

1. Mensagem do nosso camarada Luís Rodrigues Moreira (ex-Alf Mil Sapador da CCS/BCAÇ 2917 e BENG 447, Bambadinca e Bissau, 1970/72), com data de 15 de Setembro de 2012, dando-nos conta das suas férias em Miranda do Douro, onde confraternizou com o outro nosso camarada Belmiro Vaqueiro, ex-Fur Mil da CCAÇ 1426 (1965/67) que esteve no subsector de Bafatá:

Caro Carlos,
Nestas férias estive em Miranda do Douro onde também tem casa o nosso camarigo Belmiro Vaqueiro cuja residência oficial é em Bragança como consta nos arquivos da Tabanca Grande.

Há muitos anos que somos amigos e até foi ele que me deu o contacto do blogue para me inscrever. Não temos podido contar com a sua presença nos nossos encontros anuais devido à interioridade e grande distância das localidades onde habita e os locais onde decorrem os nossos encontros. Mas, este ano, resolvemos tirar umas fotos em Miranda que agora te envio para fazeres o que achares por mais conveniente.

Umas com vistas de Miranda e outras onde aparece o jogar o tradicional “Jogo do Fito” (na minha terra é mais conhecido por “Jogo da Malha”) no qual ele é o campeão indiscutível na zona. Não há no blogue muitas referências a qualquer um de nós sobre a passagem pelo T.O. da Guiné, no meu caso por falta de memórias dessa altura já que o acidente que sofri me afectou nesse campo e só recentemente com a leitura do blogue e o encontro com camaradas do meu tempo em Bambadinca – Luís Graça, Humberto Reis, Fernando Marques, Cabral, Vacas de Carvalho, Gabriel Gonçalves, Benjamim Durães e …. tantos outros, me tem permitido reavivar a memória e recordar alguns momentos desse tempo.

E por aqui me fico.
Recebe um grande abraço do camarigo,
Luís R. Moreira

Um aspecto do Jogo do Fito ou, mais vulgarmente conhecido, Jogo da Malha



Os nossos camarigos Belmiro Vaqueiro e Luís R. Moreira (por esta ordem nas fotos inferiores) em Miranda do Douro

Fotos de Luís R. Moreira
Legendas de Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 24 de Setembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10426: Passatempos de verão (16): Viva Portugal (Felismina Costa)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Que bom saber destes dois grã-tabanqueiros da primeira hora!...

De facto, o Belmiro Vaqueiro entrou para a nossa "tertúlia" em junho de 2005, e três meses depois apareceu o Luís R. Moreira, vítima como eu de uma mina no azarado dia 13 de janeiro de 1971, em Nhabijões... Com uma diferença de duas horas, no mesmo local, à saída no reordenamento de Nhabijões, perto de Bambadinca...

Fico muito feliz por ter notícias do Belmiro Vaqueiro, ex-fur mil da CCAÇ 1426 (Geba, 1965/67)...

O Luís, a esse, vou vendo-o por aí, nos nossos encontros anuais, etc.

Vou refrescar a "memória" destes dois camaradas, com a publicação dentro de dias de um ou dois postes...

Um abração para eles. Luís

Chapouto disse...

Luis amigo e companheiro fico muito sensibilizado por teres confraternizado com o meu grande Vaqueiro digo meu grande amigo que me matou a sede com uma perrier que ele deixou de beber para ma oferecer depois de uma missão que me foi incumbida numa operaccão estava exausto
Eu sou da mesma Companhia do Vaqueiro só não eramos do mesmo pelotão com grande pena minha.
Um forte abraço

Fernando Chapouto
Ex.Fur.Milic.O.E.CCaç. 1426 Guine 65/67