quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10439: Agenda cultural (217): RTP1, 28 de setembro, 6ª feira, 22h45 > Programa Portugueses pelo Mundo ... Episódio 8/25: Bissau... Uma oportunidade para redescobrir a cidade e rever amigos como a Isabel Levy Ribeiro, nossa grã-tabanqueira, formadora da ONG AD - Acção para o Desenvolvimento, mulher grande da Tabanca de São Martinho do Porto...

1.  Através do Luís Sousa fomos alertados para a emissão de depois de amanhã, dia 28, às 22h45, na RTP1, do episódio nº 8 (de um total de 25) do popular Programa Portugueses pelo Mundo... Este episódio é filmado em Bissau e outras partes da Guiné-Bissau, como São Domingos, Varela, Cussilinta, Bafatá...

E mais: descobrimos, pela leitura da sinopse do programa, que o primeiro português que vai servir de guia à (re)descoberta da atual cidade de Bissau é, nem mais nem menos, que a nossa querida amiga Isabel Levy Ribeiro, casada com o nosso querido amigo Pepito, dois dos nossos grã-tabanqueiros (que vivem na Guiné-Bissau, desde 1975; ou melhor, a Isabel, portuguesa,  em 1975 foi viver e trabalhar na terra do marido,  guineense).
Aqui vai informação mais detalhada sobre o programa [, Foto à direita: um postal ilustrado da marginal de Bissau, na época colonial, da coleção de Agostinho Gaspar].

Sinopse do programa (RTP1 > Programação do dia 28/9/2012 > Portugueses pelo Mundo > Bissau > Episódio 8 de 25)

Viajamos até Bissau, capital da Guiné-Bissau. Uma cidade que nos invade os sentidos com as suas cores fortes e cheiros de iguarias que são, ao mesmo tempo, tão conhecidas e tão exóticas. Passeamos nos bairros que, mesmo pobres, estão sempre cheios de risos e música e relaxamos em praias paradisíacas. É assim Bissau, uma cidade simples e simultaneamente tão cheia de vida.

"Bem-vindos a Bissau!"

(i) Isabel Levy, 60 Anos, formadora ONG [AD - Acção para o Desenvolvimento, com sede no bairro do Quelelé, Bissau], natural de Luanda.

[, Isabel Levy Ribeiro: foto à esquerda, com a Maria Alice Carneiro, em Bissau, 29 de fevereiro de 2008; uma magnífica anfitriã; foto de L.G.]

Isabel apresenta-se durante um passeio pelo bairro de Quelelé. No mercado central, situado num local provisório depois de um incêndio que destruiu o anterior, ficamos a perceber que a nossa convidada é uma pessoa querida dos locais que a conhecem e tratam pelo nome.

Vamos com a Isabel até São Domingos, a uma escola onde está a ser desenvolvido um projeto de educação ambiental ao qual Isabel dá apoio e visitamos ainda um local de extração de sal solar, um processo que facilitou muito a tarefa das mulheres que lá trabalham. O dia termina num restaurante típico, onde Isabel vai jantar em família e nos conta os projetos futuros.

(ii) Afonso Bértolo, 28 Anos, técnico de cooperação, natural de Lisboa.

É na associação em que trabalha que conhecemos o Afonso e ficamos a saber a aventura que o levou até à Guiné-Bissau. Uma das componentes do trabalho de Afonso passa pela rádio e aproveitamos o facto de ser um dos convidados especiais de um programa para espreitar o funcionamento da rádio comunitária de Quelelé [, apoiada pela AD - Acção para o Desenvolviomento]...

Acabado o trabalho, seguimos para Cusselinta, um local lindo com piscinas naturais onde é possível relaxar e refrescar [, foto de Cusselinta acima, à direita, em 3 de março de 2008; foto de L.G.].

A noite acaba num bar da moda entre colegas e, como não podia deixar de ser, muita música.

(iii) Ana Melo, 27 anos, coordenadora OIM Guiné-Bissau, natural de Coimbra.

É na Praça da Independência que encontramos a Ana pela primeira vez e aproveitamos o local para ficar a saber um pouco das características do povo guineense muito relacionadas com a sua história.

Seguimos para o mercado do Bandim, o mercado mais movimentado e labiríntico da cidade, onde Ana vai comprar uns panos e partimos depois para Bafatá que foi a segunda cidade na época colonial mas que parece agora uma cidade fantasma.

[, À esquerda:  foto do Rio Geba, em Bafatá, 15 de dezembro de 2009; foto de João Graça].

De volta a Bissau, despedimo-nos da Ana no bairro do Bandim a ver uma agrupamento chamado "Netos do Bandim" que mistura musica, dança e teatro e que já tem reconhecimento internacional.

(iv)  Miguel Pinto, 34 Anos, empresário de restauração, natural de Lisboa.

No cais do Pigiguiti encontramos o Miguel a fazer algumas compras para o restaurante que explora em família. As ostras aí compradas vão fazer parte de um almoço entre amigos, onde Miguel se delicia com muitas outras iguarias típicas.

O fim da tarde é passado em Varela, uma praia paradisíaca onde Miguel recarrega energias para regressar ao trabalho, o que vai acontecer ao jantar, no restaurante de família, onde a fusão entre a cultura guineense e portuguesa é perfeita.

Portugueses Pelo Mundo
2.  Informação adicional sobre o programa (Fonte: RTP)

"Portugueses pelo Mundo é um programa que faz um cruzamento entre o documentário e o programa de viagens turístico.Cada programa corresponde a uma cidade no Mundo e cada uma dessas cidades é “apresentada” pelas histórias de portugueses residentes. Assim, consoante as personalidades, estilos de vida, hábitos, carreiras profissionais e até estratos sociais de cada entrevistado, a cidade é apresentada de uma forma mais humana, intensa e diversificada. Desta forma, sem perder de vista o entretenimento, fomentamos a integração entre culturas e indivíduos, mostrando as diferenças culturais, sempre numa óptica de curiosidade e tolerância pelas diversidades de cada um dos povos e suas culturas".

(...).Segundo informação do respetivo sítio,  este programa também é emitido pela RTP Internacional e pela RTP África.  Não sabemos, no entanto, em que data é que será emitido o episódio nº 8 (Bissau) na RTPi e na RTP África.
 ________________

Nota do editor:

Último poste da série > 28 de setembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10437: Agenda cultural (216): Apresentação do livro "Crónicas dos (Des)Feitos da Guiné", de Francisco Henriques da Silva, dia 3 de Outubro de 2012, pelas 18 horas na Sociedade Histórica da Independência de Portugal