terça-feira, 25 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10433: Blogpoesia (302): Viva Portugal: poema de Felismina Mealha (ou Costa); voz de Fernando Reis Costa


Poema de Felismina Mealha (FM), voz de Fernando Reis Costa (FRC) (*). Ficheiro.mp3 original de FM e FRC. Vídeo de Luis Graça (2012).  Imagem de fundo: o poema de Alberto Caeiro/Fernando Pessoa, "O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia" (poema XX, do Guardador de Rebanhos) (**), grafado na ciclovia Cais do Sodré-Belém, na margem norte do Tejo, em Lisboa.  Foto de Luís Graça (25 de abril de 2010).

Vídeo (2' 26''): Alojado em You Tube > Nhabijoes

___________________

Notas do editor:

(*) ÚLtimo poste da série > 24 de setembro de 2012 >  Guiné 63/74 - P10425: Blogpoesia (301): Parassuicídio(s)... (Luís Graça)


(**)  Alberto Caeiro > O Guardador de Rebanhos > 

XX

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia 
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que veem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.

O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso, porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

Fonte: Alberto Caeiro: Poesia.  Edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2001, pp. 53-54.

2 comentários:

Luís Graça disse...

Felismina: Belo o poema e linda voz... Parabéns aos dois! LG


... Ao que a Felismina respondeu nestes termos, que quero partilhar com os nossos leitores:


Data: 26 de Setembro de 2012 10:04
Assunto: Obrigada, Amigo!

"Quanta honra, Luís!... Meu amigo, é com muita emoção que vejo o meu poema 'Viva Portugal', difundido desta forma, tendo como pano de fundo um poema de Pessoa, o nosso maior Poeta...

"Já lá estive a relê-lo!
Pessoa, ressoa, quando se fala de poesia! Pois Pessoa é o expoente máximo da nossa Portugalidade!...e eu, sou apenas uma formiga que se passeia sobre as páginas que ele escreveu.

"Um abraço, Luís! Um abraço grande, pela dimensão do teu gesto! Um abraço à tertúlia, a todos os homens que honraram e honram a nossa Pátria e dos quais me orgulho profundamente, dos quais fazem parte os quinhentos e tal que estão inscritos no Luís Graça & Camaradas da Guiné.

"São, para sempre, os meus Heróis!

"Felismina Mealha"

Fernando Reis Costa disse...

Prezados amigos Felismina Mealha e Luis Graça,
Este é o 3.º comentário que hoje deixo no Blog. Desculpem-me.
Porém, ao ler agora a belíssima e comovida prosa (comentário) da amiga e poetisa Felismina, permitam-me que mais uma vez vos manifeste o meu agradecimento e os meus sinceros parabéns.
Um grande abraço.
Fernando