quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Guiné 63/74 - P10289: Tabanca Grande (355): Manuel Dias Pinheiro Gomes, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do STM / Agrupamento de Transmissões da Guiné (Catió e Bissau, 1970/72)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano Manuel Dias Pinheiro Gomes (ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do STM / Agrupamento de Transmissões da Guiné, Catió e Bissau, 1970/72), com data de 17 de Agosto de 2012:

Caro amigo Carlos Vinhal
Sou: Manuel Dias Pinheiro Gomes.
Ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do STM do Agrupamento de Transmissões.
Cheguei à Guiné em 24 de Agosto de 1970  e regressei à metrópole a 08 de Agosto de 1972.
Estive em Catió entre Agosto de 1970 e Julho de 1971, seguindo para Bissau em Agosto onde permaneci até ao fim da comissão. Neste espaço de tempo ainda estive cerca de um mês em Nova Lamego.

Aceitando o convite público do nosso camarada António de Melo, não posso deixar de pertencer a essa grande família. Espero o teu bom recebimento.

Junto envio uma foto do tempo de serviço militar e outra da vida civil.

Um muito obrigado e um grande abraço do amigo
Manuel Gomes


2. Comentário de CV:

Caro Manuel, não sei como vais querer ser conhecido na tertúlia, se por Manuel Gomes ou Manuel Pinheiro, depois dirás.

Resolveste aceitar o desafio do camarada António Melo, e o meu convite, para te juntares à tertúlia. Serás bem recebido porque além de seres um camarada da Guiné, és um daqueles portugueses que enfrenta a vida na diáspora, e isso toca-nos especialmente.
Temos muitos camaradas da tertúlia espalhados pelos mais diversos cantos do mundo que mantêm contacto connosco e colaboração regular no Blogue. Tu és um dos que estão mais perto, Espanha, ao contrário de alguns camaradas, como o José Belo, bem lá no Norte da Europa, quase a tocar o Polo, ou outros que estão radicados no Brasil, América do Norte e Canadá, por exemplo.

Vamos então recordar um pouco do que escreveste ao camarada António Melo e que foi publicado no Poste 10222*:

[...] Assentei praça no RI8 em Braga no dia 28 de Julho de 1969. Aí fiz a instrução e no dia 28 de Setembro do mesmo ano fui para o Porto para o Regimento de Transmissões na Arca d'Água, aí estive fazendo a especialidade de Radiotelegrafista até ao dia 22/2/1970. Passei ao Regimento de Transmissões, fui promovido a 1.º Cabo e aí fiz um estágio muito bom, onde fazia de Cabo Dia e algum Cabo de Reforço. Como já tinha muito tempo pensava que já não ia à guerra, mas a notícia chegou no dia 25/6/1970, o 1.º Cabo Radiotelegrafista NM 114485/69 vai para a Guiné. Embarquei no Uíge no dia 18/07/1970 e chegou o periquito à Guiné no dia 24/07/1970. Como ia em rendição individual fui no porão da mercadoria, bom depois de dois dias de viagem chegou o pior o enjoo mas tudo passou.

Chegando a Bissau lá fomos para o Quartel General a que o Agrupamento de Transmissões estava adido, só mais tarde já no ano 1973 tinha as suas instalações próprias. Chegando a Bissau me dão uma folha para preencher na qual havia uma pergunta, se tinha algum familiar na Guiné, como tinha um primo, diz o Manuel: tenho um primo! Então havia um colega que estava esperando transporte para Catió, esse já não foi para Catió e foi o Manuel, tendo o outro ido para Piche. Quando chegou o dia de ir para Catió lá fui por mar, deram-me então uma ração de combate mas não água. Ia com os marinheiros e mais embarcações de civis, esses senhores marinheiros bebendo as suas cervejas e comendo a sua boa comida e o pobre do Manuel olhando para eles que nem sequer perguntaram se queria água ou comida.[...]

O melhor é ir ler o resto da tua estória ao poste porque vale o trabalho.

Esperando que tenhas mais memórias em carteira, ficamos à espera delas.

Recebe desde já o abraço de boas-vindas da tertúlia e dos editores, que te é devido, e instala-te porque estás entre camarigos (camaradas+amigos).

O teu camarigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 3 de Agosto de 2012 > Guiné 63/74 - P10222: O Mundo é pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (59): Catió, a emigração em Espanha e o nosso Blogue unem dois camaradas (António Melo / Manuel Pinheiro)

Vd. último poste da série de 15 de Agosto de 2012 > Guiné 63/74 - P10267: Tabanca Grande (354): Joaquim Cruz, ex-Soldado Condutor-Auto da CCS/BCAÇ 4512 (Farim, 1972/74)

7 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarada Manuel Gomes

Antes do mais deixa-me saudar a tua decisão de te apresentares formalmente neste espaço colectivo.
Depois, quero-te pedir desculpa por deixar passar tanto tempo sem te voltar a dar notícias, tanto minhas como do 'teu' Furriel Nelson Batalha.
Como já te disse, ele é o meu padrinho de casamento, e vai, infelizmente, progredindo no seu problema de alzheimer. Fico frustrado por não poder ajudar e por isso evito falar do assunto. Da última vez que estive com ele não sei dizer se me reconheceu ou não. Fiquei na dúvida pois as suas atitudes não me deixaram concluir nada.
E, como sabes, porque já te escrevi sobre isso, estiveste com ele em Catió mas podia ter sido eu já que jogámos às moedas para ver quem ia para Piche e quem ia para Catió. Calhou-lhe a ele Catió e, por arrastamento, lá te calhou a ti também.
Mas também ainda estás bem a tempo de reportares aqui algumas das tuas memórias do STM, o qual está por aqui razoavelmente bem representado.

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Começo por saudar a tua chegada de a este espaço.

Depois, não querendo contrariar o que dizes sobre o Agrupamento de Transmissões, deixa-me dizer-te que eu e mais 14 camaradas do STM fomos para as instalações já inauguradas do STM, junto ao QG em 17 de Junho de 1972. Faltavam as messes de oficiais e sargentos e o refeitório das praças, construido em 1973. Antes de construidas iamos ao refeitório do QG.

Um abraço,
BS

Manuel Dias disse...

Camarada anónimo
Cmentario de Agosto 24,2012
Estou totalmente de acordo com o teu comentario sobre as instalaçoes do stm, se nao me falha a memoria foram inauguradas em Feverero de 1972.
Nas novas instalaçoes dormiamos sem mosquiteiras e a limpesa era feita por todos nós ,tinhamos uma bassoura com uma corda que passava de cama em cama
Como dizes que fostes para ai em junho de 1972 ainda nos crosamos nessas modernas instalaçoes, eu estive ai até agosto de 1972

um abraço Manuel Gomes

Manuel Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélder Valério disse...

Caro Manuel Gomes

O 'anónimo' é o Belarmino Sardinha.
Ele é assim mesmo, por modéstia, ou porque acha que o nome é comprido ou porque sendo alentejano do interior, de sequeiro, e tendo esse apelido Sardinha, assina apenas por "BS".

Mas é verdade, quando lá chegaste, em meados de 70, havia a Companhia de Transmissões, o STM e o Pelotão de Transmissões. O Agrupamento foi criado mais tarde e as novas instalações foram inauguradas não tenho agora presente a data certa mas ou foi ainda no 2º semestre de 71 ou já em 72.
Abraço
Hélder S.

Manuel Dias disse...

Camarada Helder S.

Eu creio que sim, que foi em 1972 e tanho na ideia fevereiro não sei porque, que foram inauguradas as instalações sei que em junho que fui a Bissau e em Julho de 1971 que fui de ferias dormia numa pequena caserna que ficava ao lado do centro de transmissões com esto não quero desmentir ninguem .

Cuanto ao Agrupamento de Transmissões foi criado em 1 de Novembro de 1971 esta data é certa comfirmada.
Cuanto ao anonimo b.s. Belarmino Sardinha as mihas desculpas que não sabia quem era, já não esqueço

Um abraço M. Gomes

´´Alvaro Vasconcelos disse...

Bem vindo Manuel Gomes.
Estivemos no CTIG praticamente na mesma altura da nossa vida militar.
Eu embarquei em Alcântara, no "Carvalho Araújo" na semana anterior, ou seja; em 11/7/70. Chaguei ao "Pigiguidi" a 20/7/70.
Depois fui para Aldeia Formosa, em 28 desse mês. Fiz serviço no posto do STM local, na rede sul, desde essa data até Julho de 1971.
Depois fui para Bissau, para o Centro Receptor, onde me mantive em serviço, com outro camarada de nome Armindo. regressei em 7 de Agosto de 1972.
Na minha caderneta militar, lê-se que "passou ao AGRTM/CTIG em 1 de Novembro, por criação desta unidade dessa mesma data"
Desta forma e como também me recordo por ter estado na cerimónia da inauguração, em serviço,já tenho referênciado sobre esta questão em outras ocasiões.
Tenho comigo toda a documentação da criação do AGRPTM, incluindo o "Crácha", o "B.I", autorização de passagem junto do "PRMMTm" etc.
Desta maneira, aproveito para te saúdar e, sugiro que consultes os "Post" quje tenho enviado, documentado com fotografias, e vê se tge reconheces, por exemplo na equipa de futebol do AGRPTM, da qual fui responsável logo após a sua criação.
Um abraço do Álvaro Vasconcelos, exd 1º Cabo.