sábado, 14 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10151: Tabanca Grande (349): Abel Moreira dos Santos, ex-Soldado Atirador da CART 1742 (Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69)

1. Mensagem de adesão à Tabanca Grande do nosso camarada e novo tertuliano Abel Moreira dos Santos, ex-Soldado Atirador da CART 1742, Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69:

Caros camaradas,
A convite do Carlos Vinhal, de quem sou vizinho desde há alguns anos mas com quem só travei conhecimento nos Convívios do pessoal da Guiné do Concelho de Matosinhos e nas cerimónias do 10 de Junho em Leça da Palmeira, aqui estou a apresentar-me à tertúlia deste Blogue.

Convém desde já avisar que estou ainda a dar os primeiros passos na informática pelo que, para já, o que aqui aparece publicado é entregue em mão ao Carlos. Espero em breve ser mais autónomo.

Vamos então à minha apresentação:

Chamo-me Abel Moreira dos Santos e fui Soldado Atirador da CART 1742.

Abro aqui um parênteses para dizer que fui Praça por opção, pois não entreguei as habilitações que tinha e que me permitiam aceder à classe de Sargentos; que quase fui Soldado Comando, não recebendo a boina por não querer trair uma amizade, no que fui retribuído, já que o camarada que eu não quis trair, teve atitude idêntica em relação a mim e, como eu, desistiu dos Comandos antes de terminado o curso. Talvez um dia conte o assunto mais em pormenor.

A minha Companhia embarcou para a Guiné no dia 22 de Julho de 1967, onde chegou no dia 30.

Estivemos sediados em Bissau até Setembro do mesmo ano, mês em fomos de malas aviadas para Nova Lamego, onde permanecemos cerca de 7 meses.
Fizemos várias operações naquela zona, da qual lembro locais tão emblemáticos da guerra da Guiné como Béli, Cheche, Gã Guiró e Madina do Boé.

Em Abril de 1968 a Companhia subiu ainda mais no mapa da Guiné, sendo colocada naquele cantinho muito ao Norte e a Leste chamado Buruntuma. Quando dominar o teclado contarei umas histórias daqueles tempos bem trágicos que jamais se apagarão da minha memória.

Quando fomos para a Guiné, a perspectiva era cumprir 18 meses de comissão, mas com a chegada à Província do então Brigadeiro António de Spínola, foram instituídos os 21 meses que acabaram por ser esticados até aos 23. Na verdade, só no início de Junho de 1969 deixamos Buruntuma com destino a Bissau onde aguardamos embarque que se efectivou a 6 desse mesmo mês.

A minha primeira intervenção neste Blogue foi para dar notícia do Convívio da minha Companhia em Leça da Palmeira em 2011, cuja organização foi da minha responsabilidade*.
Já este ano dei conta do VIII Encontro realizado no passado dia 26 de Maio na linda cidade minhota de Fafe.

Por agora é tudo quanto se me oferece dizer, esperando o vosso acolhimento e camaradagem.
Abel Santos
Ex-Soldado Atirador
CART 1742
Nova Lamego e Buruntuma
1967/69


Julho de 1967 > Algures no alto mar a caminho da Guiné a bordo do navio Timor

Bissau, Julho de 1967 > No "600", acabadinho de chegar à Guiné

Bissau, Janeiro de 1969 > Junto à estátua do navegador Nuno Tristão

Reconhecimento pelos serviços prestados à Pátria


2. Comentário de CV:

Caro camarada, amigo e vizinho Abel
Na verdade tantos anos a viver a pouco mais de 500 metros um do outro e não nos conhecíamos. Mas a Guiné tem esta magia, cria amizades e junta pessoas conhecidas e desconhecidas.

Alguém disse recentemente que nos reunimos nesta página por nostalgia da nossa juventude. Podemos concordar ou não com esta afirmação, porque quem é que não tem nostalgia do seu passado? Não gostávamos nós em pequenos ouvir as histórias dos nossos avós e dos nossos pais? E eles, salvo casos muito excepcionais, não tinham histórias de guerra para contar.
A menos que tenhamos feito algo do que nos envergonhemos, é bom recordar o passado, mesmo quando ele é doloroso.

Aqueles dois anos da nossa vida foram maus de mais para esquecer e já quase ninguém nos quer ouvir. Assim, aqui podemos desabafar e "ouvir" os nossos camaradas. Histórias contadas e recontadas, mas que se completam e se cruzam em cada (ex-)combatente.

Caro Abel, muito obrigado por te juntares a nós. Esperamos que em breve te tornes mestre na informática para poderes colaborar com as tuas histórias e fotografias, mas até lá já sabes que podes contar comigo para suprimir essa dificuldade.

Em nome da tertúlia deixo-te o tradicional abraço de boas-vindas.

O teu camarada
Carlos Vinhal
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 14 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8553: Convívios (356): 7.º Encontro da CART 1742 (Os Panteras), dia 28 de Maio de 2011, em Leça da Palmeira (Abel Santos)

Vd. último poste da série de 12 de Julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10145: Tabanca Grande (348): Horácio Neto Fernandes, ex-alf mil capelão, BART 1911 (setembro de 1967 / maio de 1969) e BCAÇ 2852 (Bambadinca, maio/dezembro de 1969), nascido Maçarico, natural de Ribamar, Lourinhã, grã-tabanqueiro nº 565...

7 comentários:

José Botelho Colaço disse...

C. Vinhal tens toda a razão, mas uma coisa é nostalgia de, a outra era militares nostálgicos.

Um abraço.
Colaço.

Costa Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Costa Abreu disse...

Costa Abreu disse...
Caro amigo Vinhal, verifiquei um erro nesta pagina, nao deve ser - A minha Companhia embarcou para a Guiné no dia 22 de Julho de 2007, onde chegou no dia 30.
mas sim - A minha Companhia embarcou para a Guiné no dia 22 de Julho de 1967, onde chegou no dia 30.
Desculpa desta emenda.
Julio Abreu
Grupo de Comandos Centurioes
wercomn

José Marcelino Martins disse...

Bemvindo, Abel Santos.

Começo por fazer notar a "grande amizade" que deve haver entre ti e o nosso comum amigo Vinhal. "Rapou", num ápice, 40 anos do teu BI, a que o Júlio Abreu se referiu e chamou "emenda".

Agora mais a sério.

Tambem comecei a minha "carreira militar" sono soldado recruta (GACA 3) em Espinho, mas eu fui traído por um exame de aptidão profissional que já estava marcado antes da incorporação, pelo que fui recambiado para o CSM.

Chegaste mais cedo à Guiné que eu, mas palmilhamos, pelo texto, os mesmos caminhos: a minha primeira operação foi a retirada de Beli, em Junho de 68, e depois fiquei na zona, já que a minha unidade era/é a CCaç 5, que acabou por se fixar em Canjadude e com área de actuação até ao Che-che, depois de retirada a "tropa" de Madina do Boé, terra de má memória para quem por lá andou e, muito especialmente, pelo desastre do Cheche a 6FEV69.

Mais uma vez benvindo ao convivio daqueles que amam a Guiné e as suas GENTES

Carlos Vinhal disse...

Caro camarada Júlio
Não tenho que desculpar, antes agradecer a chamada de atenção para a minha incorrecção. Nem o Abel detectou o meu erro.
Um abraço e votos da melhor saúde.
Carlos Vinhal
Co-editor

Arménio Estorninho disse...

Camarigo Abel Santos, Saudações Guinéuas.

Fizes-te uma boa entrada, provavelmente farás uma boa estadia no meio deste Batalhão de Tabanqueiros.

Coloca-te à vontade em lugar cómodo sem preocupações de maior, tomarás as orientações emanadas pelo teu vizinho C.V., e porque ele trata com sapiência a sua colaboração no Blogue.

Como curiosidade temos que na data de Janeiro/1969, tirei uma foto no mesmo local e junto da estátua de Nuno Tristão (nome corrigido pelo Co-Editor).

Com um Abraço
Arménio Estorninho

Anónimo disse...

Se os Camaradas me dão licença,este
Post do Camarada Abel Santos con_
tando a sua relação de visinhança
com um dos estimados editores deste
fabuloso blog,tem algo de semelhan_
te acontecido comigo.Sendo também
veterano,não do TO da Guiné,sou
um visitante diário e com amigos pessoais,entre ele o MR e o Mario
Gualter Pinto.Há vinte anos que sou
visinho de um camarada veterano da
Guiné, mora numa rua transversal
á minha a cinquenta metros.Este camarada foi até ao Verão passado
o meu padeiro,altura em que se re_
formou,nunca tinhamos falado de termos estado na guerra.Devido á sua reforma e a outra situação de_
vastadora na sua vida,morreu-lhe o
único filho(filha)enfermeira,num dos hospitais da nossa cidade.Viti_
ma de um Melenoma,tinha trinta e oito anos,deixou uma menina com pouco mais de um ano de idade que os avós maternos provavelmente te_
rão de criar.Como disse anterior_
mente foi devido aos dois aconteci_
mentos que eu ao fim de vinte anos
a ver quase todos os dias o camara_
da,José Amarante,soube dele ter es_
tado na Guiné.Não sou mandatado pe_
lo sr.Zé,mas este post deu-me a idea de pôr á disposição de quem possa estar interessado no paradei_
ro de:José Amarante,natural de Fi_
gueira de Cavaleiros(Ferreira do
Alentejo).Pertenceu ao Esquadrão de
Reconhecimento FOX 1578-Nova Lamego
1966/68,foi seu comandante o capi_
tão Marquilhas.O camarada José Ama_
rante,vive em Setúbal.Como todos nós temos pelo menos sessenta e mais anos,há quem não esteja muito
familiarasado com um computador,daí
muitos não saberem da existência deste ou qualquer outro blog.Des_
culpem se me alonguei,como encon_
trei semelhança na matéria atrevi-me a contar-vos.Obrigado pela aten_
ção.
Carlos Nabeiro-Setúbal.