quarta-feira, 9 de maio de 2012

Guiné 63/74 - P9875: Tabanca Grande (337): Manuel Luís Nogueira de Sousa, ex-Fur Mil At Art da 1ª CART do BART 6520/73 (Bolama, Cadique e Jemberém - 1974)



    1. Mais um Camarada se perfila junto a nós nesta Unidade virtual, desta vez é o Manuel Luís Nogueira de Sousa que foi Fur Mil At Art da 1ª CART do BART 6520/73, Bolama, Cadique, Jemberém - 1974 -, que nos enviou a seguinte mensagem.
Camaradas, 


Chegamos ao Cumeré em 01 de Abril de 1974, com o “cheiro” a mudança no ar (a movimentação de 16 de Março de 1973, liderada pelo tenente Varela – meu comandante de companhia no RI5 -, nas Caldas da Rainha). Do Cumeré seguimos para Bolama onde decorreu o IAO e vivemos o momento histórico do 25 de Abril de 1974. No meu caso, festejei alegre e incontidamente, fazendo eu, para o “filme” de elemento IN. Os festejos decorreram conjuntamente com a 2ª CART, de forma muito emotiva. 



O meu batalhão deixou marcas na passagem por Bolama, que mais tarde, e com o contributo de outros militares, poderá aqui ser retratada. 



No início de Maio fizemos a viagem em direcção á zona que nos estava destinada, o Cantanhez. 


Fomos finalmente colocados em Cadique/Jemberém, que, segundo soubemos pelos relatos que tenho lido neste “blogue” de militares que nos antecederam, era uma das zonas de maior risco na Guiné, sofrendo ataques e flagelações constantes com os graves danos materiais e humanos que todos sabemos. 

Felizmente para nós que, nessa altura em que lutávamos pela sobrevivência, se deu a muito desejada e já mencionada revolução de abril, que contribuiu para o fim da guerra que tantas marcas de dor e luto deixou em muitas famílias portuguesas. 

Relativamente ao camarada do blogue - Magalhães Ribeiro -, com quem já conversei pessoalmente, verifiquei que temos um traçado muito semelhante, nascemos ambos em 1952, eu regressei da Guiné com 10 dias de diferença (cheguei no dia 05 de Outubro) e estamos na mesma empresa – a EDP -, eu na DNDAT e ele no PHMN, e estamos na Boavista/Porto.



Saudações a todos os Camaradas,

Apresento-me agora, com grande satisfação e emoção pessoais, comprometendo-me a contribuir com a minha experiência vivida em pleno teatro de guerra, felizmente já no seu “defeso”.

Sinto-me, a cada dia que passa, pressionado psiquicamente a dar também a minha perspectiva dos sentimentos e análises sobre as acções/reacções que vivi/senti naqueles cruciais e angustiantes momentos do fim da guerra.

Creio bem, que saímos engrandecidos e nos reafirmamos como um povo de valores, que não esquece o sofrimento de todos aqueles que, com os seus temores, destemores e sacrifícios, deram o seu melhor para que o 25 de Abril/74 tivesse êxito no terreno.

Quero expressar aqui um bem-haja de homenagem a todos os Camaradas e familiares, cujas marcas físicas e psíquicas permanecem bem vivas e os acompanharão até ao fim nesta longa “viagem” que todos fazemos.

Passo a resumir o trajecto deste meu último batalhão a sair do ex-RAL5 (Penafiel), em direcção ao teatro de guerra na Guiné.

No dia 1 de Abril partimos de Lisboa (avião) rumo a Bissau e dali para o Cumeré. No dia 4 seguimos para Bolama onde decorreu o IAO (durante cerca de 1 mês).

Como já referi, o 25 de Abril foi ali vivido de forma eufórica (fazendo eu o papel de IN na festa comemorativa). Festejos que realizamos conjuntamente com a 2ª CART, até altas horas da noite.

Este acontecimento já era por nós expectável, na sequência dos acontecimentos do dia 16 de Março de 1973 (o célebre golpe das Caldas liderado pelo então tenente Varela, que era meu comandante de companhia).

O nosso batalhão reagiu favorável e satisfatoriamente à movimentação da malta das Caldas, sendo este um 1º ensaio de revolta, e, em consequência, foi-nos alterado o local que nos estava destinado na Guiné - Tite -, que passou a ser Cadique.

Foi o prémio da nossa postura, que também contrariava o modo de pensar do nosso comandante de batalhão, que se opunha a “revoluções” e estava contra o 25 de Abril, dando a entender que todo o batalhão se opunha também.

Obviamente esta sua posição não convenceu ninguém.

Então, já em pleno centro de Bolama, “despachamos” o comandante, e passamos a viver 100% com o espírito “abrilista”.

Seguiu-se a chegada à zona de Cadique-Jemberém… etc., com a recepção aos elementos do PAIGC, onde encerramos a nossa presença com a troca de contactos com os sues guerrilheiros (sem complexos), arriamos a nossa bandeira nacional e eles hastearam a nova bandeira da Guiné-Bissau, com parada e guarda de honra.

Penso que todos os relatos que possamos fazer, nunca deverão deixar de realçar o sofrimento vivido no terreno, e que poderia e deveria ter sido evitado pelos políticos da época, se tivessem sido perspicazes e sensíveis aos acontecimentos vividos no continente africano, como foi o caso de outras potências colonizadoras (bem mais potentes que Portugal), cujos dirigentes gostavam mais do seu povo.

Hoje, longe da guerra, lendo e analisando os relatos dos que nos antecederam em Cadique, adivinho o muito sofrimento, dor e sangue que derramaríamos naquelas terras. 

 No regresso, a bordo do navio UIGE

 Ainda a bordo do navio UÍGE

Na ilha de Bolama 

Obs: Já tenho registado, ao longo dos últimos tempos aqui no blogue, curtos comentários.

Um abraço para todos,
Manuel de Sousa
Furriel Miliciano da 1ª CART do BART 6520/73

___________
Notas de M.R.: 

Amigo e Camarada Sousa, em nome do Luís Graça e restantes Camarada deste Blogue, quero desejar-te as boas vindas a este nosso “quartel” virtual e transmitir-te que contamos contigo para nos contares tudo aquilo que te lembrares dos teus tempos na Guiné (bom e mau).

Como já reparaste além das histórias, também gostamos de publicar (quando os há claro), fotos e documentos daqueles perigosos conturbados tempos  

Ainda muito recentemente se juntou a nós também o nosso colega da EDP, o Leopoldo Correia (ver poste P9840).

Assim, bem-vindo e um abraço Amigo

1 comentário:

Unknown disse...

Luis Graça
Lembras-te do furriel TOYOTA da CCS?
Já me tinham falado deste blog, mas só agora, é que me foi possível aceder.
Sou o furriel de O.P.Esp/Ranger, o braço direito do comandante Virtuoso, o António Moreira Gomes, de Lisboa.Gostava que entrasses em contacto comigo pelo e-mail amogo@sapo.pt.