domingo, 25 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9660: Álbum fotográfico de João Martins (ex-Alf Mil Art, BAC1, Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69) (3): As comemorações, em Bissau, do 10 de junho de 1968


Foto nº 44/199


Fotro nº 40/199

Foto nº 44/199


 Foto nº 41/199 

Foto nº 43/199 

Foto nº 35/199 ("Cerimónia do dia 10 de Junho. O Governador e as altas entidades ao fundo e a população associando-se para assistir ao desfile").


Foto nº 46/199 ("Régulos, representando a generalidade dos guineenses e reafirmando o seu orgulho de serem portugueses.")

Foto nº 34/199 ("Portuguesas naturais da Guiné")

Foto nº 33/199 ("10 de Junho, dia de festa para todos os portugueses")


Foto nº 36/199 ("O Governador e as altas individualidades, incluindo régulos")


Foto nº 35/199 ("Homenagem ao 'Esforço da Raça', com o palácio do Governador ao fundo, num dia de comemorações do 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades")


Guiné > Bissau > Palácio do Governador > 10 de junho de 1968 > Comemorações oficiais, presididas já pelo nosso Governador, António de Spínola, que chegaria ao território da Guiné a 10 de Maio desse ano > Seleção de fotos do álbum do João Martins (ex-Alf Mil Art, BAC1, Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69) .



Fotos e legendas: © João José Alves Martins (2012). Todos os direitos reservados. (Fotos editadas por L.G.)


1. Primeira parte da mensagem que nos enviou o João Martins, com data de 11 do corrente

 Luís Graça


É com muito prazer que recordo o tempo que passei na Guiné; lá, encontrei a alma e a coragem dos nossos antepassados, e toda uma obra de colonização que, ao contrário do que muitos pensam, nos deve orgulhar. Portugueses, era-mos todos, incluindo Amílcar Cabral, e por ter afirmado isto, no Ministério da Defesa Nacional, um major que me interrogava informou-me que se mantivesse o que afirmava teria que me mandar prender.

Este e muitos outros factos descreverei, espero que brevemente, nas minhas memórias. Como qualquer narrativa, será subjectiva, mas, para não ferir susceptibilidades, procurarei transmitir o que os meus olhos viram. Até nos jogos de futebol e com os lances ao "ralanti", as leituras podem ser bem divergentes. Sei que é um risco que corro, mas será apenas mais um risco que espero não me venha trazer dissabores, já que, muito provavelmente, o que escreverei não será politicamente correto.

Como já o afirmastes, nós, os de Artilharia, tivemos uma experiência muito peculiar. De facto, comandei largas dezenas de africanos porque saltávamos de pelotão para pelotão; em Bissau, dei instrução a muitos africanos que depois distribuí pelos pelotões que se encontravam destacados. Tanto em Bissau como em Bedanda, cheguei a ser o oficial mais antigo que se encontrava presente, e portanto, acabei por comandar algumas centenas de africanos, numa relação de grande compreensão, camaradagem e amizade que não me cansarei de realçar.

Nos africanos, que lutavam por Portugal, encontrei o portuguesismo que não encontrei em muitos dos soldados idos da Metrópole, e o que me deixa mais triste, muito menos em muitos dos nossos políticos... E não estou a falar de política, estou a falar de economia e de finanças que são a minha formação, e de que fui professor no ISLA. (...).

2. O João José Alves Martins, ex-Alf Mil Art do BAC 1 (Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69), entrou para a Tabanca Grande em 12 de Fevereiro de 2012.

Na sua página, no Facebook, o João Martins tem um notável álbum fotográfico, com 199 imagens, obtidas a partir de diapositivos, relativas à sua comissão de serviço no TO da Guiné. Parecem estar ordenadas cronologicamente e uma boa parte delas estão legendadas. Para o 3º poste desta  série, selecionámos fotos das comemorações do 10 de junho de 1968 [, presumo ou deduzo] , o primeiro do brig António de Spínola, acabado de chegar à província.  
________________

Nota do editor:

Último poste da série > 12 de março de 2012  >  Guiné 63/74 - P9600: Álbum fotográfico de João Martins (ex-Alf Mil Art, BAC1, Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69) (2): Ainda a viagem, de LDG, em setembro de 1968, de Bissau a Bambadinca, com o meu Pel Art a caminho de Piche

Sem comentários: