sexta-feira, 16 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9614: Notícias de Carlos Cordeiro: Estou vivo e de boa saúde

1. Mensagem do nosso camarada Carlos Cordeiro* (ex-Fur Mil At Inf CIC - Angola - 1969-1971), Professor na Universidade dos Açores, com data de 13 de Março de 2012:

Caríssimos Carlos e José Câmara,
Só mesmo para vos mandar um abraço.
Tenho andado aqui metido com a biografia de Machado Santos e não olho a mais nada, pois o encomendador anda constantemente a puxar-nos as orelhas. No fim de Março será mesmo entregue.
Entretanto, tenho... o resto para fazer. É a vida, como dizia o outro.

A semana passada foi à minha antiga Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, onde estudei e leccionei. Pediram-me para ir falar sobre açorianos na guerra do Ultramar, pois o tema que a escola escolheu como projecto de escola (acho que é assim) é precisamente sobre a aquela guerra.

Foi interessante, pois os alunos (eram dos anos mais avançados) foram muito interventivos. Foi emocionante para mim, pois colocaram lá uma selecção de fotos de antigos alunos mortos na guerra. Tinha lá a de um meu antigo colega de escola e de turma. Era daqueles estudantes muito indisciplinados e que saiu quase directamente para a tropa. Gostava muito dele. É o primeiro de cima à direita. O último de baixo também à direita foi o primeiro açoriano que morreu lá; morava na minha rua.


No fim do mês haverá outra sessão do ciclo de conferências (a última foi de mão cheia, conforme foto). Desta vez será também uma colega da Universidade, a Prof.ª Doutora Gabriela Castro. Título: "Que promessa?". Ela é da área da Filosofia e vai falar-nos do sentido das promessas que fazíamos ao partir, à
família, etc. e depois a mudança que as circunstâncias trouxeram para estas promessas. Falará também no significado das promessas religiosas feitas por nós e pela família (geralmente as mães) para nós cumprirmos.
Ela também é uma belíssima comunicadora e espero que os camaradas continuem a aderir.

Trabalhamos sempre com prata da casa. Talvez um dia nos abalancemos a voos mais altos, por exemplo, um colóquio. Mas isto com calma.

Um abraço amigo aos dois do
Carlos Cordeiro
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 31 de Janeiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9427: Agenda Cultural (185): Ciclo de Conferências-debate Os Açores e a Guerra do Ultramar - 1961-1974: história e memória(s) (Carlos Cordeiro) (10): Intervenção da Prof. Dra. Célia Carvalho, dia 3 de Fevereiro de 2012 no Anfiteatro B da Universidade dos Açores (Carlos Cordeiro)

Sem comentários: